Olá. As referências suas foram Munchkin e RPG. Mas o Munchkin é uma mecânica de “toma essa”, sacanear o outro, que dificilmente aparece em rpg.
Um jogo bom de toma essa é o Piratas, 3 edição, sem defeitos (joguei só o base, não sei com expansão como fica). Ele é muito melhor com mais jogadores, mas gosto dele em 2.
Um jogo que tem a ambientação de rpg (fantasia medieval) e eu gosto muito é Welcome Back to the dungeon (e ele tinha um anterior que está esgotado Welcome to the dungeon). São 4 personagens de fantasia medieval, com equipamento completo, na porta da masmorra, e por turno você escolhe colocar mais um monstro na masmorra ou perder um equipamento. Quando um jogador desistir (nem coloca o monstro nem perde equipamento), o outro é obrigado a entrar na masmorra e enfrentar os bichos.
Tem um jogo que flopou no Brasil chamado Hellboy. Você encontra num preço justo, e são seis missões com uma boa pegada de rpg.
Outro jogo que o pessoal não curtiu muito (mas eu acho que compensa nesse estilo rpg sem mestre) é o Exterminador do futuro. São dez missões ambientadas na guerra pos apocalipse Skynet. Algumas unidades chegam mofadas de terem sido mal armazenadas. Estava com um preço justo.
Tem um rpg sem mestre chamado Massive Darkness. São dez missões (a comunidade fez outras e disponibilizou por aí) e eu gostei bastante, mas não acho que vale o preço pedido. Vai sair uma continuação dele ano que vem.
Saindo um pouco dessa pegada rpg (mas ainda com elementos) e pensando em preço justo, Kick Ass é fenomenal, nunca entendi ter flopado aqui.
Da empresa do Dungeons and Dragons tem um rpg sem mestre lançado aqui: Masmorra do mago louco. Não joguei pra opinar, mas a comunidade se revoltou com os erros de tradução e está num preço que eu não pegaria