Post original: https://www.boardseyeview.net/post/cranky-chinchillas
Os jogos de papéis ocultos são sempre um filler popular em nosso grupo local - normalmente jogados como um descanso de fim de noite depois que os jogadores concluem um longo jogo de estratégia.
Secret Hitler e
Cidades Sombrias: Salem 1692 foram particularmente favoritos nos últimos anos, mas estamos sempre à procura de novas variações do antigo tema de
Lobisomem por uma noite. Aguardamos a chegada da versão final de
Cranky Chinchillas, e este review foi feito com um protótipo antes de seu lançamento no Kickstarter.
Nenhuma preocupação mesquinha aqui sobre ser acusado de celebrar o fascismo ou menosprezar ataques opressores puritanos às mulheres. Você precisaria de uma pele extremamente fina para se ofender com o tema dos lacaios fofos como os Tribble do 'Imperador Chin'. É apenas uma coincidência infeliz de nomenclatura que realmente tenha existido um Imperador Chin (governando a China) de 1420 a 1912.
A versão de
Cranky Chinchillas que temos jogado é projetada para 4-6 jogadores, embora a edição Kickstarter levará a contagem de jogadores superiores a oito. Os jogadores têm uma carta secreta de papel oculta que os identifica como 'Império Chin', 'Cidade do Sono', 'Enganador' ou 'Espírito da Floresta'. Em um jogo de seis jogadores, haverá dois Impérios Chin, duas Cidades do Sono, um Enganador e um Espírito da Floresta. Todos os papéis têm seus próprios objetivos: a vitória do Império Chin se todos os jogadores da Cidade do Sono estiverem mortos; Cidade do Sono vence se todos os jogadores do Império Chin estiverem mortos; o Enganador vence se for o último jogador vivo (embora haja um objetivo secundário, então o Enganador ainda tem chance mesmo se for morto) e o Espírito da Floresta vence se eles tiverem mais heróis em sua pilha de 'heróis eliminados' do que o número de jogadores... Os jogadores também têm uma mão de cartas de ação.

Embora suas funções sejam mantidas ocultas, todos os jogadores começam com quatro cartas de herói exibidas abertamente. Estas são parcialmente escolhidas e parcialmente distribuídas aleatoriamente no início do jogo. Cada uma delas oferece um poder ou habilidade e, para a maioria, são de uso único: ative o herói por seu poder e vire a carta para baixo. Quer estejam viradas para cima ou para baixo, as cartas de herói também contam como a vida do jogador. Elas podem ser eliminadas sendo atacadas por cartas de ação de outros jogadores. Quando todos os quatro de seus heróis forem eliminados, você estará morto. Mas, em um toque peculiar, morto não significa que você está fora do jogo. Suas cartas de herói podem estar sujeitas a eliminação, mas os próprios jogadores não são eliminados. Isso é uma grande vantagem neste jogo de papéis ocultos em comparação com a maioria dos outros do gênero; ninguém fica sentado passivamente à espera do final do jogo.
Não há revelação de vilarejo adormecido no estilo lobisomem em
Cranky Chinchillas. Se eu sou um jogador da Cidade do Sono em um jogo de seis jogadores, sei que outro jogador está no mesmo time que eu e compartilho meu objetivo de ver os dois jogadores do Império Chin mortos. O problema é que não sei qual outro jogador é esse. Se eu apenas usar as cartas de ação para derrubar os heróis de outros jogadores, posso ajudar o time adversário. É aí que entra o uso alternativo de cartas de ataque. Em vez de usar uma carta de ataque para eliminar um herói, posso usá-la para comprar uma carta do baralho de perguntas. Estes mostram dois dos papéis, mas em combinações e posições diferentes. Por exemplo, uma carta pode ter Império Chin na posição 1 e Cidade do Sono na posição 2, mas outra carta pode ter as mesmas opções nas posições invertidas. Eu olho para a carta que comprei e a entrego a outro jogador e faço uma pergunta do tipo sim/não sobre a posição 1 ou a posição 2, sem revelar a nenhum dos outros jogadores o que está na carta. Por exemplo, eu posso perguntar 'Você tem 2 anos?' (referenciando a posição) e o jogador deve responder com sinceridade, a menos que seja o Enganador, caso em que pode mentir.

Ao usar cartões de perguntas (que são embaralhados após cada uso), os jogadores podem começar a ter uma ideia de quem tem qual função, mas também há espaço para a boa e velha dedução, à medida que os jogadores inferem funções a partir das ações que outros jogadores estão realizando e conforme a maneira como eles se comportam depois de receberem uma resposta a um cartão de perguntas. No entanto, são os questionários que se destacam em
Cranky Chinchillas, trazendo uma nova dimensão ao gênero.
É ótimo ver um novo jogo festivo de dedução social com papéis ocultos que não é apenas mais do mesmo, então este é definitivamente um título para conferir.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.