Fredfre::Boa tarde, Guilherme!
Cara, sou neófito no mundo do BG. Nunca tinha jogado nenhum dos jogos modernos, quando em junho deste ano estive num encontro de boardgamers aqui na minha cidade e fiquei estupefato com a quantidade de jogos diferentes, maravilhado com as mecânicas e jogabilidades das mais diversas, e interessadíssimo em mergulhar de ponta neste hobby. E como faço com toda nova paixão eu me jogo nos reviews, análises e gameplays dos jogos que mais inicialmente me interessam pra entender o máximo antes de começar a comprar. Acontece que é um hobby caro, e a atual situação financeira não tá me permitindo fazer "compras cegas", então preciso pesquisar e captar as mais variadas dicas sobre os jogos que estou de olho - até porque não tenho um grupo de amigos que tem esse hobby, o que também me faz pesquisar mais regularmente por jogos solo ou com boas variantes solo. Pra você ter ideia eu compilo várias análises e reviews de algum jogo pesquisado e as edito no Word, e depois envio todas num único arquivo para o Kindle - para ler melhor.
Resumindo minha experiência com Board Games: Tenho Stone Age; 7 Wonders Duel; Código Secreto. E joguei apenas Dixit; Takenoko; Zombie Dice e Terraforming Mars nos dois encontros de Board Gamers que participei aqui. O TfM entendi melhor após ver um gameplay no YouTube depois de tentar jogá-lo numa mesa com mais dois jogadores experientes.
Mas chegou a hora de pegar um solo pra mim, justamente porque acho difícil minha companheira querer se aprofundar além dos jogos que já tenho. E o desejo é por algum mais complexo que estes que já possuo.
Pelo que vi, jogos cooperativos são os mais adequeados para uma experiência solo. E a vontade me faz querer comprar logo o Robinson Crusoé, pois é super elogiado e bem avaliado como jogo solo. Porém não sei se seria "um passo maior do que a perna", já que ao mesmo tempo que ele é super elogiado, também parece complexo no mesmo tanto - e altamente punitivo - para um iniciante como eu. Quais seriam outros cooperativos interessantes para uma experiência solo (de complexidade média/alta)? São tantos e com variedades temáticas e mecânicas tão diferentes que não tenho como avaliar qual seria uma escolha segura. Mas não vejo melhor opinião para seguir do que a de um jogador experimentado em jogos especificamente solos, como você.
Já o Terraforming Mars, por ser um jogo competitivo eu tenho receio de enjoar em jogar no esquema "supere sua própria pontuação", embora eu tenha gostado bastante de jogá-lo competitivamente - mesmo tomando uma surra, rs. A temática do jogo me agradou muito e atualmente é o jogo que mais tenho pesquisado.
Outro que tive maior atenção e li um bocado foi Viticulture Edição Essencial. E alguns que ouvi falar bem, mas ainda li pouca coisa foram Tiny Epic Galaxies, Friday, Eldritch Horror, Pandemic e Elder Sign.
E então? Para um iniciante entusiasmado, porém total novato em jogos solo (e querendo alguma experiência mais complexa do que já vem jogando), o que você poderia indicar? Como dito, já que você é apaixonado por jogos solo eu não vejo uma indicação que poderia ser melhor que a tua.
Desde já agradecido pela atenção!
Primeiramente, seja bem vindo! Honestamente, não sei se minha opinião é a melhor, mas vou te dar algumas sugestões.
A primeira delas é não saia comprando tudo que você acha que pode ser bom. Para o jogador solitário é bem mais complicado montar uma ludoteca básica, porque você nem sempre tem um grupo com quem dividir os custos e, se for atirando para todos os lados, acaba quebrando a banca. Portanto, leia bastante, pesquise, olhe manuais, assista vídeos de gameplays e reviews, eduque seu gosto e se conheça. Geralmente um ou outro reviewer tem um gosto parecido com o seu, então procure se informar qual a opinião dele sobre aquele jogo pelo qual você se interessou.
Dos jogos que você mencionou, o Terraforming Mars é um dos que eu mais gosto. Para começar, você tem um ótimo jogo, que não precisa de expansões, mas que se as desejar, podem trazer coisas muito legais a ele. Dê uma olhada na página aqui do canal, fiz um review extenso sobre elas. O 7 Wonders Duel tem uma ótima variante solo não oficial, uma das melhores que já vi. Ela também está disponível na página do jogo, na sessão de arquivos na Ludopedia. Também é um jogo legal de se testar dessa forma.
Não vou sugerir nenhum jogo específico a você, de modo algum! Um bom ponto de partida é a votação que fizemos em 2017 e que vamos repetir agora em 2019. Dê uma olhada com calma. Montei minha coleção a partir de listas assim.
O mais importante é você saber que tipo de experiência solo você quer ter com um jogo de tabuleiro. Se seu negócio é a mecânica do jogo, ver a engrenagem dele funcionar, você vai por um lado. Se você gosta de jogos que transbordam tema, o caminho é outro. Se quer jogos essencialmente narrativos, também há opções. Felizmente hoje a gente vive uma fase em que o mercado nacional tem bons títulos em todas essas áreas, vai muito do que você quer!