
Shogun no Katana
(P.S. Martensen, Federico Randazzo, 2022)
[a pandemia não acabou, se cuide]
Estamos no Japão feudal, somos produtores de katanas. Precisaremos recolher materiais, acertar contratos com os clãs guerreiros, produzir katanas, adorná-las e em entregar nosso melhor trabalho para o Imperador.
A primeira vista Shogun no Katana parece ser mais um euro médio de alocação de trabalhadores cheio de miniaturas bonitas, mas tem mais do que isso. No tabuleiro principal você tem 4 locais de ação. Nos clãs você pega um contrato. No mercado você paga por mercadorias. No palácio há efeitos variados mas em grande parte é mais uma forma de pegar mercadorias, mas com uma interação positiva interessante. Há um espaço para adornação, que gera dinheiro e pontos. Além dos trabalhadores normais, você poderá gastar dinheiro para recrutar até dois trabalhadores especiais, os monges, para fazer uma ação nesse turno com efeito melhorado. Até aqui nada de novo.
A novidade neste jogo está na forja, que é uma grade 4x5. Cada linha é relacionada a um dos 4 recursos do jogo. Cada contrato tem uma sequência de materiais que devem ser usados nele em uma ordem específica. Ao receber um contrato, você deverá colocá-lo na coluna mais à esquerda e na linha correspondente ao 1º recurso demandado. Você poderá alocar um dos seus trabalhadores para atuar em todos os projetos de determinada linha ou coluna. Você poderá colocar em cada um deles o próximo material demandado. Caso o material seja o da mesma linha onde o projeto está, ele se deslocará para a direita. Se for um material distinto, ele é deslocado verticalmente para linha específica do material. Para colocar o material, o espaço para onde o projeto será deslocado tem que estar livre. Desta forma, para maximizar o efeito das suas ações é preciso pensar bem na hora de escolher os contratos para que se possa encadeá-los na sua linha de montagem. O monge permitirá que você coloque mais um recurso em um dos projetos, complicando ainda mais a máquina.
Tem ainda a katana do Shogun. Você fará o projeto dela ao longo da partida e é muito importante de fato terminá-la pois ela dá muitos pontos diretamente e há competição por algumas características dela.
Resumidamente, Shogun no Katana faz bem o feijão com arroz e ainda prepara um bom filé. O mecanismo da forja me ganhou. Achei bem interessante e desafiador. Gostaria que tivessem mais projetos disponíveis para que a construção da linha de montagem ficasse ainda mais elaborada. Não me apaixonei, mas recomendam que conheçam. Infelizmente, dificilmente vem para o Brasil.
Curtiu? Segue aí:
E compre Dino Escape!
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/