Olá, Vanessa. Tudo bem?
As Medinas são distritos comerciais, e consideradas como um "mal necessário": você não ganha pontos por construí-las (por isso que são um "mal"), mas perde se não construí-las (por isso que são necessárias).
Misture as peças de Medina junto com as demais, e, conforme elas forem expostas no Mercado, estarão disponíveis para compra normalmente, como as demais construções.
Na 1ª rodada de pontuações, as construções normais oferecem pontos positivos para o jogador que tiver mais de cada tipo (ex.: o jogador com mais pavilhões - azul recebe 1 ponto; o jogador com mais torres - roxo recebe 8 pontos), e, em caso de empate no número de construções da mesma cor, a pontuação é dividida entre os jogadores, arredondada para baixo, certo?
Então, a pontuação das Medinas funciona da mesma forma, mas de modo invertido: na 1ª rodada de pontuações, o jogador que tiver menos Medinas perde 3 pontos. A diferença é que, caso haja empate no número de Medinas, aquele que tiver comprado a Medina mais cara terá vantagem, sendo penalizado o jogador cuja Medina de maior valor for mais barata que a Medina de maior valor dos demais (ex.: se eu tenho Medinas de valor 4 e 5, e você tem Medinas de valor 2 e 6, nós empatamos no número de construções, mas você tem a Medina mais valiosa. Logo, eu serei punido com os 3 pontos negativos).
O mesmo acontece na 2ª (em que o jogador com menos Medinas perde 6 pontos, e o segundo jogador com menos Medinas perde 3 pontos) e na 3ª rodada de pontuações (em que o jogador com menos Medinas perde 9 pontos, o segundo jogador com menos Medinas perde 6 pontos, e o terceiro jogador com menos Medinas perde 3 pontos). Isso acontece da mesma forma que na pontuação das construções comuns, em que na 2ª rodada pontuam os 2 jogadores com mais construções de cada cor, e na 3ª rodada pontuam os 3 jogadores com mais construções de cada cor - sempre conforme a carta de pontuação.
Por fim, se algum jogador não tiver construído Medina durante a fase de pontuação, ele receberá pontuação negativa extra (como forma de forçar o jogador a construir Medinas). Assim:
- Cada jogador que não tiver Medina na 1ª rodada de pontuação receberá 1 ponto negativo, mais os 3 da fase, dividido entre eles, arredondado para cima (ex.: eu e você não temos Medinas. Assim, 3 dividido por 2 dá 1,5. Arredondando para cima dá 2. Mais 1 ponto negativo para cada jogador que não tem Medinas. Logo, você e eu teremos 3 pontos negativos).
- Cada jogador que não tiver Medina na 2ª rodada de pontuação receberá 2 pontos negativos, mais os 6 e 3 da fase, dividido entre eles, arredondado para cima (ex.: eu e você ainda não temos Medinas. Assim, 6+3 = 9, dividido por 2 dá 4,5. Arredondando para cima dá 5. Mais 2 pontos negativos para cada jogador que não tem Medinas. Logo, você e eu teremos 7 pontos negativos).
- Cada jogador que não tiver Medina na 3ª rodada de pontuação receberá 3 pontos negativos, mais os 9, 6 e 3 da fase, dividido entre eles, arredondado para cima (ex.: eu ainda não tenho Medinas, mas você construiu 1 e outro jogador tem 2 - os demais jogadores têm mais. Assim, eu receberei 9 pontos negativos por ter menos, mais 3 pontos negativos para cada jogador que não tem Medinas - só eu, nesse caso. Logo, terei 12 pontos negativos. Você somente receberá 6 pontos negativos, por ser a segunda jogadora com menos Medinas, e o outro jogador receberá apenas 3 pontos negativos, por ser o terceiro jogador com menos Medinas).
Obs.: a regra de desempate da Medina mais cara somente se aplica quando os jogadores têm Medinas, evidentemente. Nesses casos em que eles não têm, se aplica a regra da soma e divisão, arredondando para cima, nesse caso.
Desculpe a explicação longa. As regras não são difíceis, mas são cheias de detalhes. E, para ficar mais claro, procurei dar exemplos simples.
Espero ter ajudado!
Boa jogatina! ;-)