Problema com mofo não é nenhuma novidade para quem já está há algum tempo no hobby. Com a Galápagos também não é nenhuma novidade. Tenho uma coleção pequena, pouco mais de 10 jogos e, por domínio de mercado, obviamente a maior parte dos títulos são da Galápagos. Desses jogos da editora, pelo menos 3 deles vieram novos, lacrados, com nota fiscal e mofados, Azul foi um deles. Em todos os casos eu pedi reposição de componentes, que chegaram mofadas também (em alguns casos mais de uma vez), até que eu desistia e fazia a limpeza por conta própria para poder ficar com o jogo. Um dos motivos é pelo processo ser extremamente lento e cansativo, o que faz com que a gente simplesmente deixe pra lá. No caso do Azul, já pedi reposição uma vez, que foi recebida, e chegou amassada (por conta da pouca proteção utilizada) e com mofo novamente e agora já estamos chegando em 1 mês que a Galápagos nem me responde. Abaixo deixo o email que enviei para a Galápagos, que segue sem resposta (e que explica alguns dos casos anteriores também), para ver se eu recebo alguma resposta:
"Bom dia.
Mais uma vez a reposição chegou com problema. Infelizmente os casos são recorrentes demais, algo inaceitável para uma empresa do porte da Galápagos (a maior do país no segmento), parte do grupo Asmodee (o maior do mundo no segmento). Abaixo relembro os casos recentes (todos esse ano) que tive problemas. Não só com o jogo inicialmente, mas também com as reposições (jogos comprados lacrados em lojas diferentes e com nota fiscal):
Tive problema generalizado de mofo com minha cópia do Tigris & Euphrates, recebi 3 reposições, uma do jogo inteiro e outras duas de componentes específicos. Todas as reposições também chegaram com problema de mofo. No fim tive que fazer a limpeza por conta própria, já que não queria ficar sem o produto e visto que continuar pedindo reposição não ia solucionar (lembrando, já era a terceira do mesmo jogo). Com Coimbra foi o mesmo problema, mofo, dessa vez em componentes específicos. Precisei pedir reposição que, mais uma vez, chegou igualmente mofada e com componentes empenados. Assim como no caso de Tigris & Euphrates, acabei optando por fazer a limpeza por conta própria, já que seria isso ou devolver o jogo e pedir reembolso. Isso sem contar o tempo que todo o processo de reposição leva. No caso do Tigris & Euphrates por exemplo, o jogo foi comprado em março e a última reposição se encerrou no meio de Julho, ou seja, quase 5 meses para que eu finalmente pudesse jogar o jogo em condições minimamente aceitáveis (digo isso já que, como citado anteriormente, todas as reposições também chegaram com problemas).
Dito tudo isso, o Azul (jogo em questão nesse atendimento) comprado no meio do mês passado também chegou com mofo e mais alguns detalhes relatados em emails anteriores. A reposição chegou em minha casa hoje e mais uma vez com problemas. Os tabuleiros chegaram todos com danos do transporte (foto em anexo). É evidente que isso aconteceria, visto a embalagem em que eles foram enviados (foto em anexo). Não é possível que alguém tenha achado que 4 tabuleiros de Azul viajando pelos Correios de Santa Catarina para o Rio de Janeiro nessa embalagem chegariam sem danos. Uma enorme falta de cuidado. Além disso, o manual chegou novamente com mofo (foto em anexo).
Fico triste e desanimado com a recorrência dos casos. Enquanto amante do hobby, torço muito pelo sucesso da Galápagos e de todas as editoras e empresas nacionais do ramo, mas cada vez sinto menos vontade em comprar com vocês, visto toda a dor de cabeça gerada. Hoje em dia sempre penso duas vezes antes de comprar um jogo trazido para o país pela Galápagos, ainda mais se não for um lançamento recente, o que aumenta as chances do jogo estar mofado.
Espero que entendam o email como um feedback construtivo e que busquem melhorar para que possamos aproveitar cada vez mais jogos incríveis, que são muitos no catálogo da Galápagos. E abaixo envio as imagens da reposição do Azul.
Pedro"