Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/04/29/chai-tea-for-2/
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Não vou mentir, não gosto de chá. E estou me sentindo muito mal com isso agora, já que
Chai: Tea for 2, tem tudo a ver com chá! Nós até recebemos um dos chás mais cheirosos que já cheirei da própria Steeped Games para experimentar enquanto jogo! Era hora de mudar meus limites e experimentar coisas novas. Fora isso, estamos ansiosos para aprender sobre como fazer e criar chá. Então, não vamos esperar mais e vocês estão convidados a juntarem-se a nós nessa jornada. Alerta de spoiler: o chá estava bom e com certeza iremos comprar mais dele!
Observe que este ainda é um protótipo e o produto final pode ter uma aparência diferente.
A configuração é bastante fácil. Ambos os jogadores recebem um tabuleiro de plantação, um conjunto de dados e um comerciante. O lado A é o jogo padrão, o lado B é avançado. Coloque os cinco tabuleiros de jogo no meio de forma que crie um cenário desde a colheita até a produção. Embaralhe as cartas de plantação e de embarque e coloque-as nos espaços indicados com a face para cima e no último espaço o baralho com a face para cima. Coloque as fichas de chá em um local de fácil acesso e coloque as peças da colheita aleatoriamente ao redor do tabuleiro de colheita. O assistente de chá pode ser colocado sob as peças de colheita.

O objetivo do jogo é produzir os chás certos e carregá-los em um navio. O jogo terminará quando 3 a 5 navios estiverem cheios (ambos os jogadores decidem qual é o objetivo). No início de cada ano (rodada), o primeiro jogador escolherá um marcador de colheita com o assistente de chá, movendo o meeple 1-3 espaços. Ambos os jogadores ganham as fichas de chá mostradas nos marcadores e o número de etapas mostrado à direita do marcador de colheita. Com essas etapas, você pode mover seus chás no tabuleiro da plantação ou pegar novas fichas de chá, desde que sejam exclusivas. Para mover as peças de chá no tabuleiro, basta seguir a rota no tabuleiro e mover as peças com a quantidade de passos que você tem. Você pode gastar todas as etapas em uma peça de chá ou dividi-las entre todas as peças. Assim que um marcador de colheita for escolhido e usado, vire-o e mova-o para o outro lado do tabuleiro. O assistente de chá só pode se mover no sentido horário ao redor do tabuleiro para colher marcadores.

Quando o assistente de chá é movido, ambos os jogadores lançam os dados para poder usá-los em cada local, então cada jogador (começando com o primeiro jogador) coloca um dado até que todos os dados tenham sido colocados. Cada local tem um uso diferente para os dados. O tabuleiro de colheita (localização mais à esquerda) permite que o jogador coloque dados de qualquer valor para pegar qualquer pedaço de chá que quiser. O tabuleiro de mercado permite que você compre cartas se você colocar um dado de mesmo valor ou superior na carta que deseja comprar. Os cartões de plantação de chá podem dar a você mais pontos ou fazer seus pedaços de chá subirem mais rápido para que possam ser carregados em um navio. Algumas cartas precisam ser viradas depois de usadas, elas podem ser viradas para o lado disponível novamente em outro local. Uma descrição de como cada cartão funciona pode ser encontrada no livro de regras.

O próximo é o tabuleiro do palácio. Aqui você pode colocar um dado para se tornar o primeiro jogador, virar todas as cartas usadas da plantação de chá novamente para cima no tabuleiro da plantação. Ou troque e mova os cartões da plantação de chá no tabuleiro de sua plantação. Isso pode ser feito com qualquer valor de dado. No tabuleiro do porto, dados podem ser colocados a fim de reservar um navio para o seu chá. Cada navio tem um pedido específico de chá e se 3 a 5 navios forem preenchidos por jogador, o jogo terminará. Se você tem chás sendo preparados ou já esperando no topo do tabuleiro de sua plantação, você pode procurar um navio que está solicitando esses chás. Para reservar um navio, você precisa de no mínimo dois dados com valores sequenciais, como dois e três, ou quatro e cinco. Basta colocá-los no navio que deseja reservar. Se seu oponente, entretanto, quiser o mesmo navio, ele ainda pode interferir colocando uma sequência mais longa de dados ou colocando dados mais altos, por exemplo. Isso pode continuar até que um jogador não possa mais colocar dados ou opte por não fazê-lo. Os dados que forem deslocados por outro jogador, deverão ir para outro navio. Se não houver navios disponíveis no momento, eles voltam para o estoque dos jogadores.

O último local é o tabuleiro de produção. Aqui você pode ganhar mais movimento para que seu tabuleiro de plantação mova mais peças de chá. Se você tiver dois dados com o mesmo valor, pode colocá-los aqui. A posição superior lhe dará cinco etapas extras no final do ano, a posição do meio três e a posição inferior dois. Os dados de valor mais alto sempre ficarão no topo. Se você colocou dois dados de valor três, por exemplo, e seu oponente colocou dois dados de valor quatro, ou com um dado extra, eles serão colocados acima de seus dados ganhando mais movimento. No final do ano, quando todos os dados tiverem sido colocados, resolva o tabuleiro do porto pegando nos navios reservados e carregando suas peças de chá neles, e resolva o tabuleiro de produção recebendo o movimento para seus dados. Se a meta do navio for alcançada, o jogo terminará. A pontuação final então começará. Se a meta não for alcançada, mais um ano recomeçará com o assistente de chá.
Para contar sua pontuação, basta somar os pontos que são dados por meio de cartões de plantação de chá e navios preenchidos. Se você estiver jogando com o lado A de seu comerciante, cada carta de plantação de chá, navio preenchido ou não preenchido e ficha de chá que corresponda ao seu comerciante também lhe dará um ponto. Se você jogou com o lado avançado, seu tabuleiro de plantação mostrará rotas mais complexas para seus chás, proporcionando mais desafio e cada comerciante terá sua própria habilidade que pode ser usada uma vez no jogo, como mover uma carta de plantação ou virar para baixo cartas voltadas para cima novamente.

Quando começamos a jogar, chegamos à conclusão muito rapidamente que apenas sete dados não é muito. Existem muitas ações a serem realizadas e a luta para colocar os melhores dados em cada local é real. Nós dois tentamos manter os dados mais altos para os melhores lugares para reivindicar um navio, por exemplo. Mas, uma vez que Tomasz geralmente tinha dados melhores, mudei minha estratégia no meio do caminho, roubando a ficha do primeiro jogador e pegando pedaços de chá diferentes dele para que não brigássemos mais por navios. Mas então nós dois tentamos ganhar mais movimento no tabuleiro de produção. Quando eu só tinha mais um navio para preencher, eu queria ganhar muito movimento para que pudesse desacelerar seu processo escolhendo um número baixo com o assistente de chá. Mas na próxima rodada, ele já havia colocado dois cinco dados no primeiro lugar. Infelizmente eu não tinha dois seis, mas tinha três dados com um dois. Feliz como eu estava, eu o chutei do topo, reivindicando os cinco movimentos extras que eu precisava e que também me permitiram completar meu último navio. Por conta disso, já havia cumprido mais dois navios que ele, o que me permitiu ganhar com mais pontos.

Designers Connie e Dan Kazmaier com seus jogos
Gostamos muito deste jogo para dois jogadores. Há muita profundidade e gostamos que cada área tenha suas próprias atividades que você pode acompanhar. Também notamos que realmente não importa se você joga dados altos ou baixos tanto assim. Se você tiver boas estratégias, o jogo é projetado de forma que você sempre possa usá-las para algo útil. A configuração neste jogo já o deixa de bom humor, uma vez que um belo cenário é criado. O jogo é muito colorido e a qualidade dos componentes é ótima. Seu tabuleiro de plantação também cria desafios. Você pode pegar uma carta no mercado que permite que os pedaços de chá que você deseja movam mais, mas você também deve colocá-la ao lado do ponto certo para chegar até os pedaços de chá certos. No modo avançado do tabuleiro de plantação, isso fica ainda mais desafiador, o que resultou em uma jogabilidade e estratégias interessantes. Mas mesmo com todas essas opções, o jogo não é tão complicado ou difícil de aprender. No entanto, leva algumas jogadas para dominar.

Considerações Finais
Chai: Tea For 2 é um jogo de tabuleiro de jogo de dados estratégico sobre chá para dois jogadores. Tem um bom tema com componentes de boa qualidade que tornam o jogo bonito de ver na mesa. O livro de regras é muito curto e bem escrito, o que torna fácil aprender o que cada local faz e para que você pode usá-lo. Por causa dos poucos dados e muitas opções para colocá-los,
Chai: Tea for 2 oferece um bom desafio para ganhar o máximo de pontos de vitória.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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