Post original: https://www.boardseyeview.net/post/trek-12
Os jogos de "rolar e escrever" têm sido a surpresa dos últimos anos. Desenvolvido a partir de jogos
Yahtzee e o infantil
O Jogo da Formiga, vimos jogos de "rolar e escrever" abstratos como
Ganz schön clever: Challenge I que usaram dados convencionais de seis lados diferenciados pela cor e vimos jogos temáticos como
Railroad Ink: Edição Azul Profundo que usam dados personalizados. Nós até vimos jogos como
Rome & Roll e
Muralha de Adriano que aumentam a complexidade para criar jogos de estratégia completos. Qual será a pegada de
Trek 12: Himalayas?
Projetado por Bruno Cathala e Corentin Lebrat, e com arte de Jonathan Aucomte e Olivier Deroutteau, o cenário ideal de
Trek 12 é o montanhismo no Himalaia. O tema acompanha uma estrutura de "aventura" de modo que três folhas diferentes de rolar e escrever podem ser encadeadas como um jogo de campanha. O bônus adicional é que o jogo também vem com um conjunto de envelopes lacrados que só são abertos quando certas condições são atendidas no jogo de campanha. Isso dá a
Trek 12 uma nova sensação futura. Para evitar spoilers, não mostraremos o conteúdo de nenhum dos envelopes.
Trek 12 usa apenas dois dados de seis lados. Um tem numeração convencional de 1-6; o outro tem valores 0-5. Cada vez, ambos os dados são lançados e todos os jogadores usam o mesmo lançamento para decidir qual número registrar em sua folha. Eles podem pegar o número mais alto, o número mais baixo, a soma, a diferença ou o produto. Os jogadores marcam o resultado que estão usando e, no jogo normal, o uso máximo que podem fazer de qualquer um deles é quatro (por exemplo: você pode escolher o número mais baixo quatro vezes). Distorcendo um pouco com o tema do montanhismo, os jogadores podem registrar o número em qualquer lugar em sua folha de montanha (você não está subindo de baixo nem descendo de cima

). Os jogadores pontuam por criar sequências ascendentes ou descendentes e por criar "zonas" de números idênticos adjacentes. Certos espaços são designados como "perigosos", o que significa que não podem ter um número maior do que 6. Nenhum dos espaços pode ter um número acima de 12, então se você achar que deve registrar um número maior (por exemplo, porque você não tem opções restantes além de aceitar o produto dos dois dados), então isso lhe dará pontos de penalidade, assim como qualquer número órfão que não conecte com outros.
A Lumberjacks Studio deu-nos um jogo versátil: gostamos especialmente de poder juntar três folhas diferentes para formar uma "expedição". Alguns cartões de ferramentas introduzem maneiras extras de inserir alguns pontos adicionais e com a opção de marcar no final para quaisquer cartões que não tenham sido usados. E, sim, há um elemento surpresa quando você abre os envelopes lacrados pela primeira vez.
O jogo vem com um modo solo, mas não é tão satisfatório quanto o modo jogador contra jogador. Para nós, o
Trek 12 fica no seu melhor com três ou quatro jogadores. Notamos que a caixa sugeria que ele poderia ser jogado por até 50(!), provavelmente refletindo o tamanho dos blocos das folhas de registro, mas, mesmo após Covid, provavelmente não tentaremos com tantas pessoas...
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Traduzido*** por
Vania Telles
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