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  4. Relato de jogatina + primeiras impressões

Relato de jogatina + primeiras impressões

Mice and Mystics: Downwood Tales
  • avatar
    Vonts16/01/16 20:47
    avatar
    Vonts
    16/01/16 20:47
    65 mensagens MD

    Aproveitamos o final das férias dos meninos para estrear o Mice & Mystics: Downwood Tales.



    Eu e os meninos somos veteranos do Mice & Mystics, tendo terminado as campanhas Sorrow & Rememberance e a Heart of Glorm. Como resultado os 4 personagens favoritos aqui de casa (Collin, Nez, Maginos e Lilly) estão bem evoluídos, com equipamentos e 4 perícias cada um.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/750/zrkopp.jpg

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/516/1kmg0y.jpg


    O prólogo de Downwood Tales faz um bom trabalho em resumir a história até aquele momento. Mesmo quem não jogou os outros capítulos da saga vai poder curtir a nova aventura sem problemas.



    Não há novo livro de regras. As mudanças nas regras foram acrescentadas ao livro de aventuras novo. Logo no começo o jogo explica que vc pode misturar todos os inimigos dos jogos anteriores e todas as cartas de "tesouros" dos jogos anteriores para dar mais variedade. Fizemos isso mas deixamos de fora alguns inimigos do Heart of Glorm que eu considerei que não se enquadravam no tema de Downwood Tales.



    A primeira aventura era para 3 camundongos + Jakobe, um personagem novo. Como nos consideramos veteranos, jogamos com Jakobe + 2 camundongos (Collin e Nez).



    O jogo começa utilizando um "tile" da primeira campanha, mas com uma árvore sobre ele. Parece que nesta nova expansão poderemos explorar as copas das árvores além dos subterrâneos, como já era de costume.



    O jogo começa com Jakobe, Collin e Nez enfrentando 3 "froglodytes" e 2 "fire newts". Um dos 3 personagens teria que carregar a noz e, com isso, ocupar uma das mãos e perder 1 dado de ataque. Acabamos por decidir que seria melhor se Collin trocasse o escudo pela noz (se Nez carregar a noz ele não pode atacar com seu martelo, e Jakobe tem menos dados de ataque).


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/587/iegyxk.jpg


    Deu tudo errado!!!



    Demos sorte ao enfrentar as "fire newts", que não conseguiram atear fogo a nenhum dos personagens (1 "queijo" nos ataques das "fire newts" ativa essa habilidade delas). Mas os tais "froglodytes"... Simplesmente não conseguíamos acertá-los!



    Sempre que um "froglodyte" recebe um ataque certeiro, eles rolam 1 dado. Se o dado tiver um " * " o "froglodyte" simplesmente pula e deixa o atacante "no vácuo", esquivando completamente e caindo a 2 espaços de distância. A criatura só não faz isso se não houver espaço para onde ele possa pular...



    Uma vez despachadas as "fire newts", nós simplesmente não conseguíamos acertar os "froglodytes". Mesmo quando tirávamos vários acertos nos dados os sapos simplesmente pulavam e esquivavam (eu estava rolando para eles e consegui " * " em TODAS essas esquivas!) Aí o queijo foi acumulando na "roda", aconteceu um "surge" e, bem...

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/560/e1aqsm.jpg 

    Mas somos camundongos brasileiros e não desistimos nunca! Então enquanto os meninos tomavam um leite eu arrumei tudo novamente para uma nova partida no dia seguinte...

    5
    1
    8
  • comdek
    219 mensagens MD
    avatar
    comdek16/01/16 23:05
    comdek » 16/01/16 23:05

    Aproveitando que já jogou bastante queria tirar uma dúvida: Podemos ter um equipamento fora os iniciais, isso é cumulativo ou sempre apenas 1?

    1
  • Vonts
    65 mensagens MD
    avatar
    Vonts17/01/16 11:19
    Vonts » 17/01/16 11:19

    comdek:: Aproveitando que já jogou bastante queria tirar uma dúvida: Podemos ter um equipamento fora os iniciais, isso é cumulativo ou sempre apenas 1?


    Durante a aventura vc pode acumular algum equipamento. Não dá para usar tudo de uma vez (tem que ver na descrição do item quantas mãos do camundongo ele ocupa, por exemplo) mas vc pode alternar itens e armas facilmente durante a aventura.

    Agora no modo campanha a coisa é diferente. Cada camundongo tem um equipamento inicial e vc deve sempre iniciar a nova aventura da campanha com o equipamento inicial + 1 item que vc "carrega" da aventura anterior. O Collin, por exemplo, depois que encontrou um escudo de moeda lá no meio da campanha Sorrow & Rememberance nunca mais largou. Já o nosso Filtch inicialmente usava a Shifting Cloack (transformando ele num verdadeiro Noturno dos X-Men!) mas atualmente usa um arco e flecha mágico.

    Ou seja: de tudo que o personagem recolheu na aventura, vc só leva para a próxima 1 item "cumulativo" para cada um!

    0
  • Vonts
    65 mensagens MD
    avatar
    Vonts17/01/16 11:49
    Vonts » 17/01/16 11:49

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/251/qzqvk8.jpg

    Começamos tudo novamente, porem desta vez Jakobe levava a noz. Collin avançou para atacar as "fire newts" e receber as flechadas (sua defesa contra ataques a distância é boa graças a combinação leather armor + coin shield) e Nez aproveitou que 2 "froglodytes" estavam no mesmo espaço para pegar 1 queijo emprestado de Collin (que ganhou queijo por não ser o primeiro na iniciativa) e tentar despachar os sapos com sua habilidade preferida: Thundersqueak!


    O plano deu certo no começo: Collin não conseguiu acertar as "fire newts" no primeiro turno, mas seu escudo o defendeu bem. A outra "fire newt" tentou acertar Jakobe, mas a armadura de folhas do lagarto confere ainda mais proteção quando ele está nos galhos de uma árvore (camuflagem?) e ele não foi ferido.


    Mas Nez, mai uma vez, não conseguiu acertar os "froglodytes" que simplesmente pulavam para longe do seu poderoso martelo. Para piorar a situação, os "froglodytes" vinham antes de Nez na iniciativa. Então após esquivarem do ataque, todos eles avançaram na direção do ferreiro novamente. E, sem nenhum outro herói para acertar, fizeram "bolinho" no bom e velho Nez...


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/311/xgy16f.jpg



    Jakobe recuava até a folha e arremessava seu bumerangue. Com Nez capturado e Collin sem conseguir acertar os "froglodytes" (eles pulavam para longe como faziam com Nez) apenas o bumerangue de Jakobe conseguia acertá-los.*


    (eles escapavam do ataque inicial, mas quando o ataque do bumerangue acerta mas não derrota o inimigo, vc pode rolar +1 dado para simular a "volta" do bumerangue. Pode ser que eu tenha entendido errado, mas esse "dado extra" não tem defesa, pois está vindo por trás do inimigo. Assim os "froglodytes" não rolavam a tal esquiva e finalmente começaram a cair.)


    Finalmente, em um último esforço, Collin consegue acertar um "froglodyte" que não se esquiva (ate que enfim!) e o derrota. Ele gasta queijo e usa a habilidade Backlash, atacando outro "froglodyte" que estava ao seu lado e derrota este também!


    Com todos os inimigos derrotados, Nez é salvo e se reúne aos outros sobre a folha. Jakobe corta a folha e os 3 caem em direção ao próximo "tile" do jogo...


    Já estamos na segunda página da nossa aventura, então a carta de encontros revela que os inimigos seriam 2 "fire newts" e 2 "faery". Mas as regras para este "tile", desta vez, especificam que é de noite. Assim os heróis podem avançar sem se preocupar com os inimigos desde que não os ataquem.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/651/fjmff1.jpg



    (notem o símbolo da lua cheia lá no canto, mostrando que é de noite)


    Aproveitamos para vasculhar por alguns itens. Collin acha uma picareta que ajuda um warrior, healer ou tinkerer a subir paredes íngremes (como a assinalada com a margem vermelha no tile). Jakobe encontra uma carta que permite o resgate imediato de um companheiro capturado, mesmo sem antes derrotar todos os inimigos. Nez não encontra nada.


    Antes de prosseguir, no entanto, decidimos explorar aquela caverna que fica no meio do tile. Quem sabe não encontraríamos algo para ajudar no resto da missão?


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/933/d5pugw.jpg



    4 ratos!


    A esta altura a roda de queijo está quase cheia. Uma pena Filtch não estar nesta aventura...


    Decidimos rapidamente que Jakobe atacaria os ratos mais distantes enquanto Nez tentaria acabar com os dois ratos agrupados usando Thundersqueak. Collin ajudaria quem precisasse mais.


    Novamente o Thundersqueak falha! Eu estava com um azar danado nos dados novamente e consegui tirar apenas 1 símbolo de sucesso (só 1 espadinha!!!) que os ratos defenderam sem problemas.


    Jakobe, no entanto, mesmo com o bumerangue causando menos dano por conta da noz que carregava, consegue derrotar um dos ratos.


    Collin ataca! Ele acerta, mas o rato defende e ainda tira 1 simbolo de queijo!


    "Surge"!


    Uma doninha aparece na caverna e parece disposta a almoçar os heróis e comer a noz como sobremesa!


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/752/norbul.jpg



    (ficou ao contrário e eu só notei depois que fiz upload)


    A partir desse momento a situação ficou ainda mais difícil. Já estávamos na página 3 e a aventura acabaria se chegássemos a página 6. A roda de queijo já estava pela metade e a doninha é um inimigo difícil!


    Jakobe e Collin se concentraram nos ratos enquanto Nez tentou encarar a doninha. Nez partiu para cima usando Battle Squeak (que adiciona mais dados para ataque) mas eu só conseguia rolar 1 "sucesso"! A doninha defendia sem problemas, e mais queijo ia para roda!


    Collin e Jakobe conseguiram despachar os demais ratos, mas estes também rolavam "queijo" em suas defesas mal sucedidas. Antes que o turno acabasse estávamos a volta com outros "surge"! Como a doninha já estava em jogo, apenas avançamos a página para 4 e continuamos a jogar.


    Collin se junta a Nez para atacar a doninha. Jakobe mantém seus ataques a distância. Agora a sorte dos ataques com o bumerangue parecia ter mudado, e ele já não acertava mais na "volta" como havia acontecido com os "froglodytes".


    Nez finalmente conseguiu machucar a doninha, que deve levar 4 pontos de dano para ser derrotada. Collin se aproxima dele para tentar curá-lo mas, de última hora, resolve atacar também, embalado pelo repentino sucesso do ferreiro. Ele fere a doninha novamente.


    O turno muda, o bumerangue de Jakobe não acerta o alvo, e a doninha enraivecida ataca. Ela acerta em cheio Nez, que cai capturado mais uma vez. Jakobe utiliza a carta "Desperate Rescue" que havia encontrado antes e põe o velhor ferreiro em pé novamente, mas a doninha pode atacar outros dois alvos adjacentes ao seu alvo principal. Collin, que estava ao lado de Nez, também cai...


    A ampulheta alcança a página 6, encerrando a aventura.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/704/rxwhh6.jpg

    2
  • Vonts
    65 mensagens MD
    avatar
    Vonts17/01/16 21:06
    Vonts » 17/01/16 21:06

    Minhas primeiras impressões após essas duas partidas:

    Começo dizendo que gosto bastante do Mice & Mystics. Por aqui foi sucesso sempre que foi posto na mesa: com crianças, com outros iniciantes como eu, com o pessoal da terceira idade (meus pais jogaram com os meninos uma vez e adoraram - cheguei até a colocar o relato aqui na Ludopedia).

    Para uma expansão, achei que o conteúdo é bom: vários "tiles", várias miniaturas a mais, 3 novos heróis. Ainda não encontrei novas mecânicas mas já ví que existem "pets" que podem ser controladas pelos jogadores.

    Gostei muito do fato de poder usar as miniaturas do jogo base e misturar com as novas miniaturas de inimigos. E gostei ainda mais das miniaturas dos novos inimigos. Depois de 17 capítulos (Sorrow & Rememberance + Heart of Glorm) enfrentando ratos, baratas e centopeias, foi bom enfrentar inimigos novos com miniaturas novas!

    (ressalva: em Heart of Glorm as miniaturas são as mesmas mas os inimigos tem cartas diferentes e habilidades diferentes, então ajuda um pouco a quebrar a mesmice - eu inclusive gosto bastante das baratas e da aranha do Heart of Glorm)

    O jogo parece ter ficado um pouco mais difícil, talvez para encarar os heróis que já devem ter várias habilidades a mais e alguns equipamentos trazidos das outras campanhas. Mas tem o viés de termos jogado com 1 personagem a menos e de eu me esforçar muito em não dar sugestões para as ações dos meninos. As decisões tomadas não foram sempre as melhores possíveis e o resultado poderia ter sido diferente.

    O jogo continua extremamente dependente da sorte. Isso não me incomoda, mas entendo quem se irrite com isso.

    A parte de "storytelling" continua um ponto forte! Inclusive com pequenos "eastern eggs" para quem vem seguindo a série desde o começo. Coisa boba, mas que os meninos notaram e que acaba acrescentando bastante para eles.

    Mesmo tendo sido derrotado por duas vezes consecutivas na primeira aventura, eu recomendo!

    7
  • henriquedsr
    127 mensagens MD
    avatar
    henriquedsr27/01/18 15:26
    henriquedsr » 27/01/18 15:26

    Comprou onde? Teve problemas em jogar com as cartas e a história em inglês?

    0
Responder
Mice and Mystics: Downwood Tales - Relato de jogatina + primeiras impressões
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