Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/01/15/valhal/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Valhal (Second Edition) se passa nos tempos dos vikings e dos deuses. Encontramos este jogo na poderosa Internet e adoramos o tema e a sua ideia. Em Valhal, você gerencia seu próprio assentamento Viking na ilha Fjornheim. Para agradar ao seu povoado, você invade outras aldeias em busca de suprimentos. Sua missão principal é ter o favor dos Deuses, o que significa que você conseguirá superar cada evento e temporada que for lançado contra você.
A configuração de
Valhal é bastante fácil. Cada jogador pega um assentamento e coloca três moedas, três alimentos, duas fichas de ferro e uma ficha de sacrifício no quadrado do meio. Também pegue um navio e uma unidade de guerreiros nórdicos. Coloque a tela de favor dos deuses acima de sua vila e coloque o marcador de glória no zero e a cabeça do corvo no espaço mais à esquerda.
Em seguida, coloque o tabuleiro do continente no meio da mesa, coloque o marcador da temporada no verão e coloque as cartas da vila de acordo com a contagem correta de jogadores ao redor do tile do meio. Embaralhe as cartas e coloque-as na mesa. Por último, coloque o tabuleiro de batalha e Yggdrasil (a árvore) na mesa. Coloque as fichas correspondentes com a quantidade certa de jogador na árvore.

Você começará o jogo reunindo suprimentos, o que significa invadir aldeias. Cada jogador lança um dos dados vermelhos para determinar quem pode escolher uma aldeia primeiro e, em seguida, atacá-la nessa ordem. O número superior direito nas aldeias mostra o quão fortes são e os danos que podem causar. Para derrotá-los, coloque sua unidade inicial em seu navio e veja que dano você pode causar. Uma unidade guerreira nórdica padrão pode rolar um dado e você pode adicionar + 1 ao seu dado como dano. Um de seus vizinhos lançará o dado para a aldeia e então você compara o resultado: para cada diferença para sua unidade ou para a aldeia, um dano será sofrido. Se a vila não tiver mais pontos de vida, ela será derrotada e você poderá saqueá-la. Pegue a carta com o ícone correspondente no canto superior esquerdo da aldeia para receber sua recompensa. Também reivindique sua glória na trilha de glória para se aproximar da vitória. Batalhas e saques também são muito bem explicados no livro de regras com ótimos exemplos e em mais detalhes. Eu recomendo fortemente jogar junto com o livro de regras.
Você pode escolher e atacar aldeias até que não haja mais nenhuma. Então é hora de retornar ao seu assentamento. Aqui você pode construir embarcações extras, criar mais guerreiros nórdicos, sacrificar aos deuses ou construir edifícios para atualizar seu povoado. Para fazer isso, você precisará de alimentos para o seu assentamento. Como o jogo começa no verão com um token de comida já fornecido para esta temporada, você não precisa se preocupar em conseguir comida para esta temporada. Para as próximas temporadas, no entanto, você precisará coletar alimentos invadindo outras aldeias ou cidades. Se você não conseguiu comida saqueando, ainda pode comprar comida pagando uma moeda. No inverno, isso significa que você terá que pagar duas moedas porque o inverno é implacável e longo, isso leva duas temporadas. Você precisa fornecer alimentos à sua aldeia para poder construir novos navios, edifícios ou recrutar novos guerreiros.

Você pode construir uma unidade de guerreiro e uma embarcação de cada vez. Se você quiser construir algo, simplesmente pegue a carta ou a peça e coloque-a de cabeça para baixo com o número mais alto no topo. Com um navio, por exemplo, este é um três. Isso significa que vai custar três moedas e três temporadas para construí-lo. Você também pode fazer um sacrifício aos deuses colocando uma moeda no local designado em seu assentamento. Se cada jogador tiver decidido quais ações deseja realizar neste turno, a temporada mudará. Cada edifício ou guerreiro que você está recrutando pode ser convertido para o próximo número inferior e a moeda é colocada de volta no suprimento comum. Falta menos uma temporada para construir este prédio. Para o sacrifício que você fez, remova a moeda para o suprimento comum e pegue uma carta de benevolência dos Deuses e resolva-a. Uma carta da benevolência dos Deuses pode lhe dar muitas coisas diferentes que podem ajudá-lo em suas batalhas, por exemplo. Os edifícios, no entanto, atualizam seu assentamento, o que pode tornar a produção de guerreiros ou embarcações mais baratos, mais fortes e levar menos tempo para produzir, por exemplo.
Para ganhar o jogo, você precisará coletar o favor dos Deuses. Para ganhar isso, você precisará atualizar sua vila, pilhar vilas / cidades maiores e fazer sacrifícios aos deuses. O primeiro jogador que atingir o espaço mais a direita na trilha de favor dos Deuses vence o jogo. Antes de jogar, eu recomendaria dar uma boa olhada no livro de regras, pois ele explica como jogar Valhal muito bem, mas também tem exemplos excelentes e uma explicação muito mais detalhada.

No meio do nosso jogo, com Tomasz à frente de ganhar o favor dos Deuses e ter mais guerreiros, bem mais de tudo na verdade, precisávamos jogar os dados para ver quem poderia escolher uma aldeia para atacar primeiro. Era isso, minha única chance nesta temporada de ganhar um pouco de glória e saques e havia apenas uma vila que eu queria. Nós dois rolamos ao mesmo tempo e os dois rolaram cinco. Role novamente. A tensão era real. Eu tirei um quatro, bastante decente, me deu uma chance. Mas quando olhei para cima e vi seu grande sorriso de Tomasz, soube que minhas chances para esta temporada estavam perdidas. Pouco depois disso, ele ganhou o favor dos Deuses o suficiente para vencer o jogo, deixando-me derrotada com meu assentamento.
Embora tenhamos gostado de
Valhal, vimos algumas falhas neste jogo. Fizemos alguns jogos em que um de nós fez tudo certo. Como melhorar nossa aldeia, construir nosso exército, etc. Tínhamos uma boa chance de vencer. Mas nosso oponente, por pura sorte com as cartas, venceu sem fazer quase nada. As cartas parecem muito desequilibradas, tornando mais fácil vencer e derrotar seu oponente. Portanto, se formos honestos, se pudéssemos escolher entre Valhal e
Imperial Settlers: Empires of the North, por exemplo, escolheríamos Empires of the North. Dito isso, os componentes são de boa qualidade e há muitas atividades que você precisa realizar, o que torna o jogo diferente. O que dá mais diversidade são os eventos que o farão confrontar com escolhas. Ainda assim, gostaríamos de ver as cartas mais equilibradas, mais de quatro edifícios e também mais arte diversa para os guerreiros e embarcações.
Considerações Finais
Valhal é um jogo de combate com dados e aventura estratégica, onde você pode manter e atualizar seu assentamento e invadir outras cidades para obter recursos. O jogo tem ótimos componentes e há muitas atividades para fazer em cada turno. Mas na nossa opinião o jogo é desequilibrado com as cartas tornando-o fácil de ganhar e muito baseado na sorte. Nós definitivamente gostamos de Valhal, mas se pudéssemos escolher entre Valhal e Empires of the North, por exemplo, iríamos com Empires of the North.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.