Como muitos devem saber, semana passada (sim, já é domingo) ocorreu a GenCon e a sua versão online. Eu tive o prazer de poder participar de algumas jogatinas e gostaria de compartilhá-las com vocês !
Farei como no texto sobre o Doff Day (link no final do texto) e colocarei os jogos na ordem que eu os joguei. por fim, vale dizer que dessa vez eu consegui algumas imagens para ilustrar o texto (todas com autorização dos donos das mesas), então o nosso texto ficará mais colorido hoje !
Não vou me aprofundar tanto assim em cada jogo, já que são muitos e alguns são jogos mais complexos. Falarei mais sobre como você pode olhar melhor os jogos que lhe interessarem.
1- TGM
# Dino Escape:
Em Dino Escape, os jogadores são dinossauros tentando escapar de um vulcão em erupção. Para isso, os jogadores devem colocar cartas que o ajudem a fugir, formando um caminho, ou podem colocar cartas para atrapalhar os adversários, assim podendo se mover.
Mas como assim atrapalhar ? Bem, algumas cartas possuem uma poça d’água, que deixa você se mover mais uma vez ou um poço de piche, que te faz parar.
Algumas cartas possuem também um símbolo de vulcão, pois quando são colocadas acabam “incitando” o vulcão (isso é uma explicação bem resumida, então faltarão alguns detalhes).
Quando o vulcão é incitado um determinado número de vezes, ele entra em erupção (e aí vem a sacada do jogo para mim). A cada erupção, o raio de destruição aumenta, forçando os jogadores a correrem (ou os matando, como foi no meu caso). Ganha aquele que se afastar mais do vulcão, seja na vertical, na horizontal ou nas duas.
A minha partida foi um pouco peculiar… Estávamos jogando em três pessoas, sendo que o Gabriel Calderon (da TGM) acabou ganhando. Segundo ele, depois de sei lá quantos play testes, foi a primeira vez que o jogo acabou com a eliminação total de todos os jogadores menos 1 (para esse tipo de coisa eu sou o sortudo !).
O jogo é muito divertido, ele é simples mas possui uma complexidade que só será completamente entendida após algumas partidas. Aparentemente, ele será aquele tipo de jogo com a caixa pequena, mas que ocupa uma mesa inteira !
Pelo que eu entendi, teremos mais notícias do Dino Escape em um futuro breve, mas por enquanto vocês podem apreciar o meu dinossauro morto, deitado:
(Essa foi tirada pelo Gabriel, a minha print ficou péssima :-[ )
2- Grok
Antes de começarmos essa parte, gostaria de avisá-los que as nossas partidas foram transmitidas ao vivo no canal do Primo Coelho lá na Twitch (deixarei o link no final do texto, ele faz um ótimo trabalho) ! Se vocês quiserem ver melhor como os jogos funcionam, passem lá !
# Quartz Kidz
Quartz Kids (com Z mesmo) é uma versão simplificada do Quartz com algumas mudanças. A primeira delas é que você não está realmente minerando, você está na aula de mineração de joias, então nada de explodir o amiguinho (ou se explodir, o que é pior).
Nele só existem 4 tipos de pedra, a branca, a azul, a dourada e a preta (que é como a pedra instável), que são usadas para fazer combos e são trocadas por fichas no final da partida.
Algo que eu gostei muito do jogo foi a progressão da sua chance de falhar. A cada pedra que você minera, duas instáveis são colocadas no saco, o que é muito mais legal (pelo menos para mim) do que já começar com uma grande chance de falhar. Essa é uma ideia que eles implementaram no Quartz: o jogo de dados (mais sobre ele depois) que eu achei genial.
(imagem tirada da Ludopedia)
Esse é um jogo que me surpreendeu bastante. Ele é mais simples que o Quartz, mas não chega a ser simples demais e adiciona alguns conceitos diferentes. É um jogo muito divertido que com certeza faria sucesso com a criançada !
# Onix
Em Onix, o seu objetivo é montar coleções de joias para ficar com o maior número de pontos. Para isso, os jogadores passam cartas de joia entre si e cada um coloca uma delas virada para baixo no centro da mesa. Cada jogador dará um palpite sobre a soma dos números das cartas no centro da mesa, sendo que aquele que chegar mais próximo ganha duas cartas (os demais ganham apenas uma) das que estão na mesa.
Para fazer o melhor palpite, os jogadores podem usar personagens, estes que dão certos poderes. Como em Coup, os personagens são cartas viradas para baixo, sendo que qualquer um pode contestar o personagem jogado.
A punição para quem contestou errado ou para aquele que foi contestado com razão é um ônix, uma pedrinha preta que vale pontos negativos.
(Olhe a cara desse anão, ele está tramando alguma coisa com certeza)
Esse é um jogo que se encaixa na categoria “não jogue com a sua família se você não quiser ser deserdado”. Ele pega toda aquela coisa do Quartz de sacanear o oponente e a intensifica, gerando muitas risadas (ou seja, até dá para jogar com a sua família, desde que ela leve tudo na brincadeira). É um jogo divertido, mas não sei como ele fica com poucos jogadores.
# Lapidarius
Em Lapidarius, os jogadores são donos de joalherias vendendo para os principais anões da cidade. Para isso, você terá que dar descontos para os anões que mais lhe interessarem, assim conseguindo pontos de vitória e dinheiro.
Mas nem tudo são flores, os clientes são conhecidos por serem muito exigentes, o que entristece os seus funcionários. Para animá-los, você terá que disputar com os demais jogadores por presentes.
O jogo pode ser dividido em duas fases:
1° leilão: os jogadores colocam fichas de desconto viradas para baixo no tabuleiro individual (que possui vários espaços de acordo com os números dos cliente) e as viram para cima ao mesmo tempo, revelando quem ganhou determinado cliente. O impacto negativo (ou positivo) é marcado no tabuleiro central do jogo (o mesmo que mostra os clientes)
2° leilão: os jogadores agora são os compradores e estão tentando conseguir presentes (cartas que mudam a marcação no tabuleiro central). Esses presentes podem ser tudo, uma cerveja, um martelo e até mesmo uma cópia do Quartz, como estava no Instagram !
Diferentemente dos outros jogos da série Quartz, Lapidarius depende muito pouco de sorte e é mais baseado na estratégia de cada um. É um jogo divertido, deve ser rápido (como estávamos no tabletopia, ele acabou durando um pouco mais que o normal) e é relativamente simples de se entender.
# Quartz: o jogo de dados
Esse é um jogo que eu estava ansioso para jogar desde que vi aquele vídeo dos gatos com os dados, e pelo que entendi ele chegará em breve !
Quartz: o jogo de dados é uma versão do quartz com dados. Cada face dos dados, quando combinada com outra igual (na maioria dos casos) gera uma ação, como guardar uma pedra no baú, minerar uma pedra, passar uma pedra instável para outro jogador ou (a minha favorita) roubar.
O jogo começa com um jogador minerando uma pedra e rolando os dados. Ele pode então fazer mais duas rolagens, separando os dados que serão mantidos (como em King’s Gold).
Diferente do Quartz, os jogadores não explodem com pedras instáveis (essas apenas diminuem a pontuação final do jogo) e as pedras são vendidas apenas no final. É possível fazer combos com as pedras, assim gerando mais pontos do que o normal. O jogador com a menor quantidade de pedras no baú perde cinco pontos, o que aumenta a importância deste.
O jogo acaba após seis rodadas e aquele com mais pontos é o vencedor.
Como eu havia dito, ocorre uma progressão na chance de falhar, mas isso ocorre de maneira diferente de como ocorre no Kidz. A cada rodada (ou dia) são adicionadas mais duas pedras instáveis no saco.
O jogo é tão divertido quanto eu achei que ele seria, sendo que a penalidade do baú aumenta em muito o uso do mesmo (eu raramente guardo coisas no baú no Quartz, então achei um ponto positivo). Ele é simples de se explicar e é bem rápido, sendo possível jogar várias partidas seguidas do jogo.
Esses foram os jogos que eu joguei na GenCon online. Não soube de mais nenhuma mesa sendo organizada (fora as do Dogo Dash que a TGM organizou, mas eu já falei sobre ele no texto do Doff Day), mas creio que essa é uma ótima forma de apresentar os jogos e, consequentemente, angariar consumidores (eu mesmo não conhecia o Dino Escape e agora estou ansioso para o seu lançamento !).
Eu gostaria de agradecer ao Gabriel da TGM, ao Robert Coelho da Grok, ao Primo Coelho e à todos aqueles que jogaram comigo por proporcionarem essa ótima experiência. Espero encontrá-los em eventos futuros para mais momentos de diversão como esses !
E você, jogou algum dos jogos, possui alguma opinião, crítica ou só quer falar alguma coisa mesmo ? Sinta-se livre para mandar um comentário, ele provavelmente será respondido em pouco tempo !
Se você gostou do texto, considere deixar um gostei e se inscrever no canal, isso ajuda na divulgação !
Agora só me resta saber como jogar bem…
Links:
E-mail para contato:
Texto sobre o Doff Day:
Vídeo fofo para quem leu até o final: