Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/06/14/forests-of-pangaia/
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Depois de navegar pelo Instagram alguns meses atrás, encontramos uma foto de lindos meeples de madeira que formavam uma floresta. Como amamos os meeples e os jogos da natureza, ficamos imediatamente interessados e começamos a acompanhar o processo da Pangaia Games com seu primeiro jogo de tabuleiro. Depois de uma longa espera por muitas fotos provocativas no Instagram deles, nós recebemos nossa própria mini floresta em uma caixa para pré-visualização. Mal podíamos esperar para jogar este jogo, então limpamos nossa mesa imediatamente para construir nossa própria floresta com a ajuda dos espíritos da floresta. Observe que este ainda é um protótipo e que o produto final pode ter uma aparência ou regras diferentes.

Para o setup, comece colocando uma peça de cada ambiente diferente por jogador no meio da mesa para formar um mapa. Para dois jogadores, você colocará oito peças, por exemplo. Cada jogador recebe todos os componentes em sua cor e um tabuleiro de jogador. Coloque três sementes e seis copas de árvore nos espaços correspondentes do tabuleiro do jogador e coloque as fichas de vida e de recursos por perto. Em seguida, embaralhe as cartas de rituais e de conquistas, revele três cartas de cada baralho voltadas para cima e coloque a pilha de cartas de rituais bem perto. Também dê a cada jogador uma carta de ritual aleatória com a face para cima. As cartas de conquista restantes podem ser colocadas de volta na caixa. Agora você está pronto para criar uma floresta.

Na sua vez, você tem três fases para passar antes de chegar ao próximo jogador. A primeira fase é cultivar sementes. Se você plantou sementes em um turno anterior, elas agora se transformarão em árvores. Esta fase será ignorada durante a primeira rodada. Se você tiver uma única semente em um terreno vazio, ela sempre se transformará em uma árvore. Se houver um empate entre sementes e jogadores diferentes, apenas o jogador com mais árvores em jogo adjacentes àquele terreno fará crescer a árvore. Se você tiver mais sementes em um terreno do que seu oponente (quando você tiver duas e seu oponente uma, por exemplo), uma de suas sementes irá evoluir. Em todos os outros casos, as sementes permanecerão dormentes no mapa e você pode gastar uma ficha de vida para ainda cultivá-la. Para cada semente transformada em uma árvore, você também recebe um token de recurso do ambiente em que a árvore cresce. Se uma semente for transformada em uma árvore em um ambiente de neve, leve também um recurso de neve para seu tabuleiro do jogador. As árvores do jogador ativo atual podem crescer simultaneamente nesta fase.

Após a fase de crescimento, você pode agir com seu espírito. Você pode plantar uma nova semente movendo seu espírito para um lago vazio no mapa. A semente pode ser plantada em qualquer terreno adjacente. Você pode colocar mais sementes no mesmo terreno durante esta ação se tiver mais sementes disponíveis. Você também pode reunir colocando seu espírito de volta no tabuleiro do jogador. Ganhe um recurso de sua escolha se escolher a ação de coleta. Por último, você pode orar. Se você orar, você pode marcar uma de suas cartas rituais. Existem três tipos de cartas rituais. Com rituais de trilha, você verá dois tipos de terreno na carta do ritual. O objetivo é plantar árvores começando no primeiro terreno e terminando no segundo terreno. Se você marcar esta carta, você ganha um ponto para cada árvore na trilha. Você também ganha um ponto para cada árvore do oponente na trilha, a menos que sejam árvores de nível dois ou superiores. Os rituais de estrelas darão pontos a você se colocar árvores sobre e ao redor do tipo de terreno na carta. Para cada uma de suas árvores adjacentes ao terreno central, você ganha um ponto de vida. Por último, existem rituais de pico. Os rituais de pico mostrarão um tipo de terreno onde você terá que construir a árvore mais alta possível usando as copas das árvores na última fase do seu turno. Se você marcar este ritual, você ganha um ponto por nível da árvore. Uma árvore de nível dois contém o meeple de árvore normal e um topo de árvore.

Se você marcar cartas rituais, suas árvores irão se decompor. Os rituais de trilhas e estrelas farão com que sua árvore se decomponha em um nível, o que significa que o topo de uma árvore será colocado de volta no tabuleiro do jogador em um local de sua escolha. Se não houver copas na árvore, ela será substituída por uma semente. Ao marcar rituais de pico, no entanto, a árvore se deteriorará totalmente e será substituída por sementes iguais ao nível da árvore. Se você não tiver mais sementes, não poderá colocar novas. Na última fase do seu turno, você pode adicionar copas de árvores às árvores existentes. No tabuleiro do jogador, no início do jogo, haverá seis copas de árvores. Você pode desbloqueá-las pagando a quantidade certa de recursos indicada no tabuleiro do jogador. Cada recurso com o qual você paga deve ser diferente. Você não pode pagar com dois tokens de sol, por exemplo. Depois de desbloquear o topo de uma árvore, você pode colocá-lo em uma de suas árvores no mapa. No início do jogo, você terá apenas uma semente para jogar, enquanto três outras sementes estão bloqueadas no tabuleiro do jogador. Depois de desbloquear todas as copas das árvores que contêm uma semente extra, ela permanecerá desbloqueada pelo restante do jogo. Com algumas copas de árvores desbloqueadas, você pode colocar sementes adicionais adjacentes à árvore que recebe a copa da árvore. Você só pode fazer isso se tiver sementes disponíveis. Você também pode sempre substituir as sementes já plantadas antes que cresçam.
Quando um jogador pega a última carta ritual, o jogo termina depois que todos os jogadores tiveram a mesma quantidade de turnos. No final do jogo, todos os jogadores cultivam suas sementes uma última vez em árvores, mas você pode gastar pontos de vida para crescer mais. Então conte sua pontuação. Some todos os pontos vitais recebidos durante o jogo e pontue para as três cartas de conquista que foram dispostas para este jogo. Também pontue cartas de rituais se você cumpriu os requisitos do ritual e adicione pontos de vida para copas de árvores desbloqueadas, conforme indicado no tabuleiro do jogador. O jogador com mais pontos vence o jogo.

Portanto, as primeiras rodadas do nosso primeiro jogo foram sobre construir e crescer. Estávamos colocando nossas árvores e lentamente construindo uma bela floresta. Tomasz tinha um ritual de trilha onde eu tinha um ritual de estrela e estávamos plantando sementes da melhor maneira possível. Depois de algumas rodadas, ficou interessante. Tomasz tinha todas as suas árvores crescendo no centro de nossa área de jogo, bloqueando grande parte do mapa. Eu tinha um ritual de pico que ainda poderia cumprir, mas planejar com antecedência é tudo neste jogo e, uma vez que ele estava me bloqueando, não pude me preparar para nenhum dos outros rituais que estavam voltados para cima. Então o carma aconteceu. Ele havia aprendido um ritual de trilha que ia da terra do sol à terra da neve e acabara de cultivar todas as suas árvores. Como ele já possuía uma árvore em uma área próxima ao sol, ele precisava de uma árvore na área de neve para completar o ritual. Mas como ele não tinha mais árvores, ele agora não só não conseguia completar seus rituais, mas também não tinha mais árvores para colocar. Então, eu tinha acabado de ganhar toda a liberdade para completar os três rituais restantes, o que me fez ganhar o jogo. Isso lhe ensinou uma dura lição sobre ganância.

Embora eu estivesse muito feliz por ter vencido, nós dois sentimos de alguma forma ficarmos presos assim, tornando menos agradável para Tomasz. Não se preocupe, eu estava me divertindo o suficiente por causa disso por nós dois. O jogo ensina uma lição difícil quando você fica ganancioso e planta todas as suas árvores sem completar rituais. Nós entendemos a lição, mas deveria haver uma maneira de sair dessa trava do que esperar o jogo terminar. Na verdade, tivemos a chance de falar com o designer sobre isso e estamos confiantes de que mudanças positivas virão! Além de ficar preso assim, o jogo parece absolutamente lindo e tem mais profundidade do que você imagina. Você tem que planejar com antecedência e olhar para os outros rituais em jogo. Você precisa controlar as sementes que são colocadas e se transformarão em árvores, ao mesmo tempo que se certifica de que ainda há árvores e sementes suficientes. O mapa será aleatório a cada jogada, o que tornará alguns desafios de trilha ou estrela mais ou menos difíceis a cada jogo. Nós gostamos muito deste jogo até agora e ele tem um grande potencial, mas achamos que ainda não é perfeito e pode melhorar algumas regras.

Considerações Finais
Forests of Pangaia é um jogo de construção de território estratégico onde você tenta criar a melhor floresta com a ajuda de seu espírito. Este jogo é lindo na mesa e tivemos muita alegria em expandir nossa mini floresta com nossas árvores coloridas e espíritos. O jogo também tem mais profundidade do que você imagina, já que você realmente precisa planejar com antecedência e saber onde deseja cultivar suas árvores. O momento de orar para completar rituais e apodrecer suas árvores e recuperá-las é outra história. Apesar de gostarmos muito deste jogo, achamos que pode haver algumas melhorias na jogabilidade. Mas depois de conversar com o próprio designer e saber quais são os planos para
Forests of Pangaia, estamos confiantes que ele fará de um protótipo já impressionante para um jogo de tabuleiro perfeito.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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