Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Carcassonne
  4. Dúvida sobre o Abade

Dúvida sobre o Abade

Carcassonne
  • avatar
    Cristabel08/09/21 19:37
    avatar
    Cristabel
    08/09/21 19:37
    118 mensagens MD


    Oi pessoal,

    Tenho uma dúvida. Quando uma peça com jardim é colocada e ela se torna a peça que libera um Abade, ele pode ser retirado e colocado nesse outro jardim que foi posto nessa rodada? Acho que não mas não achei essa explicação no manual. Acho que isso seria como colocar dois meeples na mesma rodada.

    3
    0
    4
  • Compre agora o jogo Carcassonne na LUDOSTORE
    R$ 182,45 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • BrunoVasquez
    21 mensagens MD
    avatar
    BrunoVasquez08/09/21 20:09
    BrunoVasquez » 08/09/21 20:09

    Cristabel::
    Oi pessoal,

    Tenho uma dúvida. Quando uma peça com jardim é colocada e ela se torna a peça que libera um Abade, ele pode ser retirado e colocado nesse outro jardim que foi posto nessa rodada? Acho que não mas não achei essa explicação no manual. Acho que isso seria como colocar dois meeples na mesma rodada.


    Oi Cristabel!

    Para ser colocado ele precisaria já estar na sua reserva de meeples desde o começo da rodada, pois a sequência de ações é:

    1. Colocar um tile - No livro de regras, descrito como “Colocar uma Cartela de Terreno”;
    2. Decidir se coloca ou não um meeple no tile colocado na Ação 1 - No livro de regras, descrito como “Colocar um Seguidor”;
    3. Pontuar alguma construção que tenha sido completada pelo tile colocado na Ação 1, desde que haja algum meeple nela (na construção que foi completada) - No livro de regras, descrito como “Contar Pontos”.

    Como a decisão de colocar ou não um meeple é na Ação 2, e o Abade só seria liberado na Ação 3, o movimento seria ilegal.

    Espero ter ajudado! :)

    P.S.: Amo Carcassonne! Hahahhaha

    6
  • carlosrocca
    521 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca08/09/21 22:10
    carlosrocca » 08/09/21 22:10

    BrunoVasquez::Oi Cristabel!

    Para ser colocado ele precisaria já estar na sua reserva de meeples desde o começo da rodada, pois a sequência de ações é:

    1. Colocar um tile - No livro de regras, descrito como “Colocar uma Cartela de Terreno”;
    2. Decidir se coloca ou não um meeple no tile colocado na Ação 1 - No livro de regras, descrito como “Colocar um Seguidor”;
    3. Pontuar alguma construção que tenha sido completada pelo tile colocado na Ação 1, desde que haja algum meeple nela (na construção que foi completada) - No livro de regras, descrito como “Contar Pontos”.

    Como a decisão de colocar ou não um meeple é na Ação 2, e o Abade só seria liberado na Ação 3, o movimento seria ilegal.

    Espero ter ajudado! :)

    P.S.: Amo Carcassonne! Hahahhaha


    Apenas complementando, jogando com o Abade, na fase de pontuação é possível remover o Abade caso na segunda ação não tenha sido colocado nenhum seguidor, independente de estar rodeado de 8 cartelas. Da mesma forma que você explicou, essa liberação ocorre na fase de pontuação, não sendo possível executar mais ações depois disso.

    4
  • BrunoVasquez
    21 mensagens MD
    avatar
    BrunoVasquez08/09/21 23:16
    BrunoVasquez » 08/09/21 23:16

    carlosrocca::
    BrunoVasquez::Oi Cristabel!

    Para ser colocado ele precisaria já estar na sua reserva de meeples desde o começo da rodada, pois a sequência de ações é:

    1. Colocar um tile - No livro de regras, descrito como “Colocar uma Cartela de Terreno”;
    2. Decidir se coloca ou não um meeple no tile colocado na Ação 1 - No livro de regras, descrito como “Colocar um Seguidor”;
    3. Pontuar alguma construção que tenha sido completada pelo tile colocado na Ação 1, desde que haja algum meeple nela (na construção que foi completada) - No livro de regras, descrito como “Contar Pontos”.

    Como a decisão de colocar ou não um meeple é na Ação 2, e o Abade só seria liberado na Ação 3, o movimento seria ilegal.

    Espero ter ajudado! :)

    P.S.: Amo Carcassonne! Hahahhaha


    Apenas complementando, jogando com o Abade, na fase de pontuação é possível remover o Abade caso na segunda ação não tenha sido colocado nenhum seguidor, independente de estar rodeado de 8 cartelas. Da mesma forma que você explicou, essa liberação ocorre na fase de pontuação, não sendo possível executar mais ações depois disso.


    Excelente lembrar isso. Nos primeiros dias com Carcassonne eu passava batido direto dessa regra, sendo que era justamente a vantagem do Abade!

    3
  • Cristabel
    118 mensagens MD
    avatar
    Cristabel08/09/21 23:40
    Cristabel » 08/09/21 23:40

    Entendi! Obrigada BrunoVasquez e carlosrocca! :)

    2
  • ronaldonoguchi
    64 mensagens MD
    avatar
    ronaldonoguchi09/09/21 08:32
    ronaldonoguchi » 09/09/21 08:32

    carlosrocca::
    BrunoVasquez::Oi Cristabel!

    Para ser colocado ele precisaria já estar na sua reserva de meeples desde o começo da rodada, pois a sequência de ações é:

    1. Colocar um tile - No livro de regras, descrito como “Colocar uma Cartela de Terreno”;
    2. Decidir se coloca ou não um meeple no tile colocado na Ação 1 - No livro de regras, descrito como “Colocar um Seguidor”;
    3. Pontuar alguma construção que tenha sido completada pelo tile colocado na Ação 1, desde que haja algum meeple nela (na construção que foi completada) - No livro de regras, descrito como “Contar Pontos”.

    Como a decisão de colocar ou não um meeple é na Ação 2, e o Abade só seria liberado na Ação 3, o movimento seria ilegal.

    Espero ter ajudado! :)

    P.S.: Amo Carcassonne! Hahahhaha


    Apenas complementando, jogando com o Abade, na fase de pontuação é possível remover o Abade caso na segunda ação não tenha sido colocado nenhum seguidor, independente de estar rodeado de 8 cartelas. Da mesma forma que você explicou, essa liberação ocorre na fase de pontuação, não sendo possível executar mais ações depois disso.

    Tbm estava passando em branco essa regra. Fiquei com uma dúvida, pra tirar o abade sem ter completado as 8 peças, o tile que eu coloquei precisa rodear ele pra tirar ou independente do lugar?

    1
  • BrunoVasquez
    21 mensagens MD
    avatar
    BrunoVasquez09/09/21 09:32
    BrunoVasquez » 09/09/21 09:32

    ronaldonoguchi::
    carlosrocca::
    BrunoVasquez::Oi Cristabel!

    Para ser colocado ele precisaria já estar na sua reserva de meeples desde o começo da rodada, pois a sequência de ações é:

    1. Colocar um tile - No livro de regras, descrito como “Colocar uma Cartela de Terreno”;
    2. Decidir se coloca ou não um meeple no tile colocado na Ação 1 - No livro de regras, descrito como “Colocar um Seguidor”;
    3. Pontuar alguma construção que tenha sido completada pelo tile colocado na Ação 1, desde que haja algum meeple nela (na construção que foi completada) - No livro de regras, descrito como “Contar Pontos”.

    Como a decisão de colocar ou não um meeple é na Ação 2, e o Abade só seria liberado na Ação 3, o movimento seria ilegal.

    Espero ter ajudado! :)

    P.S.: Amo Carcassonne! Hahahhaha


    Apenas complementando, jogando com o Abade, na fase de pontuação é possível remover o Abade caso na segunda ação não tenha sido colocado nenhum seguidor, independente de estar rodeado de 8 cartelas. Da mesma forma que você explicou, essa liberação ocorre na fase de pontuação, não sendo possível executar mais ações depois disso.

    Tbm estava passando em branco essa regra. Fiquei com uma dúvida, pra tirar o abade sem ter completado as 8 peças, o tile que eu coloquei precisa rodear ele pra tirar ou independente do lugar?


    Oi, Ronaldo!

    Nas regras em inglês (Z-Man Games) é independente do local de colocação do tile. Inclusive, lá cita que somente o Abade pode ser colocado em jardins. Mas nas regras em português (Devir), o exemplo na foto deixa a entender que é somente quando colocado um tile ao redor do jardim ou monastério do Abade, e não cita nada sobre não poder colocar meeples normais nos jardins. Mas isso acontece porque as regras da Devir apresentam somente o que você pode fazer com ele, subentendendo que a gente vai interpretar como “se lá não está escrito, é porque não pode.” Também pode ter sido o caso de uma tradução e escolha de termos e frases infeliz (o que eu acho mais provável).

    Em suma, o tile pode ter sido colocado em qualquer local. Aqui nesse link tem um belo arquivo com detalhamento expandido de todas as regras do jogo base e expansões: https://boardgamegeek.com/filepage/87531/carcassonne-standard-complete-annotated-rules

    4
Responder
Carcassonne - Dúvida sobre o Abade
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.