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  3. Cthulhu: Death May Die
  4. Cthulhu: Death May Die Tá na Mesa!

Cthulhu: Death May Die Tá na Mesa!

Cthulhu: Death May Die
  • avatar
    Sam Slovic02/09/21 20:20
    avatar
    Sam Slovic
    02/09/21 20:20
    763 mensagens MD

    A emoção mais antiga da humanidade é o medo. Medo do desconhecido. Uma das maiores bênçãos do mundo é a incapacidade da mente humana em ligar e relacionar tudo o que os homens acham que sabem e os que eles nem tem ideia que não sabem. Quanto mais você sabe, mais você sofre. E quando o que não poderia existir estreita pelas brechas dos pesadelos, sussurrando o silêncio mais profundo, deixando algo escondido em sua mente algo que ninguém se lembra, e vem a sensação de não estar mais em um a ilha da mais pura ignorância cercado pelo mar infinito sombrio, mas sim se afogando nele? Como sobreviver a isso, como escapar de tal insanidade? Nem no descanso final de tudo você estaria em paz, pois não está morto o que jaz eternamente inanimado, e em estranhos universos até a morte pode morrer. Cthulhu: Death May Die Tá na Mesa!


    https://1.bp.blogspot.com/-hwVZk7tKfiA/YS7FldX2vLI/AAAAAAAAC_k/8_KTv9rZTQohz_XNXraio5__xDL-26X2QCLcBGAsYHQ/s320/VivaJava-7567.jpg




    Cthulhu: Death May Die é um jogo de 2019 criado por Rob Daviau e Eric Lang. De um a cinco jogadores, com duração média de 100 minutos, nele os jogadores são investigadores tentando impedir que deuses antigos destruam a humanidade.


    - Que ótimo, #sqn. Já cansei de jogos do Cleiton!


    https://1.bp.blogspot.com/-AWDLLL2-2Ak/YS7Fv4lemGI/AAAAAAAAC_o/8yZSedMQc-UhDH_kRGAaEOdojKyFuDwngCLcBGAsYHQ/s320/spartphone-exp-7resize_800x.webp




    Ora, não é que o carniçal virou um piadista? (Nota do Sr. Slovic: Como praticamente não existe um consenso de como se pronuncia Cthulhu, muitos passaram a chamá-lo de Cleiton). Assim como seus primos Arkhan Horror, Mansion of Madness e Eldritch Horror, em Cthulhu: Death May Die (Nota da Sra. Slovic: Ou na língua materna de Lovercraft, Cthulhu: A Morte Pode Morrer), os jogadores correm contra o tempo para impedir que cultistas insanos tragam ao mundo algo que pode acabar com a realidade. O jogo base vem com seis cenários, que podem formar uma campanha, dois Elders One, Cthulhu e Hastur, e muitas, mas muitas miniaturas com o padrão de qualidade da CMON (Nota da Sra. Slovic: Quer exemplos? Zombicide, Rising Sun, Corrida Maluca…). E já existem muitas expansões com novos cenários e outros Elder Ones.


    https://1.bp.blogspot.com/-CwQG5AKUIas/YS7G1yLG59I/AAAAAAAADAM/HW0GKG93zoU7PwaKE--3XMc-hNUbRtvaACLcBGAsYHQ/s320/pic4884943.jpg




    As regras básicas são bem simples. Primeiro os jogadores fazem três ações, compram uma Carta de Cenário ou são atacados (se tiver algum inimigo em seu espaço) e depois compram uma Carta de Mito. A carta de cenário são objetos ou pessoas que os personagens encontram ou condições que recebem, dependendo do lado do tabuleiro individual eles são colocados. A carta de mito descreve as ações do cenário, como os adversários se movem, se entra um marcador de fogo e se o Grande Ancião foi despertado.


    https://1.bp.blogspot.com/--dNEImVl8bQ/YS7F6HkU_KI/AAAAAAAAC_w/X748nEHUhUsw5mxRg5mm1fDMNLh-7s3HgCLcBGAsYHQ/s320/pic1534783.jpg




    - E se ele acordar o jogo acaba, a Terra é destruída, sofremos a danação eterna e blá blá blá blá…


    Errado, titica de Elder Thing. Cthulhu: Death May Die, ou simplesmente CDMD, tem uma ambientação um pouco diferente de seus conterrâneos. Enquanto nos outros devemos usar artifícios, solucionar quebra-cabeças e procurar pistas para impedir que os cultistas despertem os Anciões, aqui além disso tudo, partimos para cima dos Deuses-Monstros na raça e na vontade (Nota da Sra. Slovic: Sim, exite uma miniatura de Cthulhu que entra no jogo). Fazendo uma comparação, enquanto Mansion of Madness e os outros estão para Legend os Kyrandia (Nota do Sr. Slovic: Alguém jogou essa belezinha?), CDMD está para Doom (Nota da Sra. Slovic: Estamos entregando nossas idades aqui). Os personagens querem impedir o ritual somente para o Elder One entrar mais cedo em nosso mundo, para que possam destruí-lo o mas rápido possível em combate mano a mano. Agora, se a criatura é invocada corretamente, nada poderá detê-la (Nota do Casal Slovic: Aí sim é fim de jogo).


    https://1.bp.blogspot.com/-OqoxOHWdzHY/YS7GRMJd8cI/AAAAAAAAC_8/bxnLmdgfcogxfWPqzwswRpCJDxMw8jvYACLcBGAsYHQ/s0/images%2B%25281%2529.jpeg




    Cada personagem têm quatro habilidades que podem ser aumentadas conforme o jogo progride. Inevitavelmente, como em qualquer baseado nos livros de Lovercraft, os investigadores perderão sua sanidade ao ver coisas que não deveriam ser vistas (Nota do Sr. Slovic: A ignorância é uma benção, lembram?), porém conforme ficam mais e mais próximos da beira do colapso mental, as habilidades são aprimoradas, permitindo que o personagem tenha maiores chances de derrotar o Ancião.


    Apesar dos jogos da série compartilharem boa parte dos investigadores entre si, CDMD tem personagens novos, mas todos dentro dos estereótipos dos Contos. Cada um tem uma habilidade especial que o torna único. Temos o veterano, a criança prodígio, a cigana, todos com uma história feita para entrar no clima. Os cenários têm algumas regras extras, que indicam a condição para deter o ritual e outros detalhes bem específicos.


    https://1.bp.blogspot.com/-owFwZcsJzM4/YS7HEiDc6eI/AAAAAAAADAU/GuyuB1AT6LE_hmpowf2DvlX1DHbPfs3RwCLcBGAsYHQ/s320/c100899a-80a6-42f5-9bc5-3462122a1846.67c91dad3e725f93a5fa415a84d187e3.jpeg





    No geral, Cthulhu: Death May Die é um jogão. Já entrou na nossa lista de favoritos. A qualidade impecável dos componentes está idêntica aos jogos da série Arkham Files. A construção do cenário lembra Mansion of Madness, onde temos um tabuleiro modular em vez de um tabuleiro estático, como Eldritch. Jogo é desafiador, mas não impossível de vencer. Para quem curte um hack’n slash (Nota do Sr. Slovic: O velho Matar-Pilhar-Destruir do RPG) e sempre sonhou em derrotar Cthulhu no braço, ou para quem curte os Mythos e quer mudar um pouco da boa e velha investigação de todo dia, Cthulhu vai agradar. Agora, se o seu forte é levar cubinho de um lado para o outro (Nota do Casal Slovic: Nada contra e na verdade, tudo a favor. A imensa maioria de nosso jogos favoritos são estilo Euro), quem sabe esse não é o Ameritrash que vai mudar seu conceito?


    E é isso.


    https://1.bp.blogspot.com/-dwFgw33fLiY/YS7GBjeFUnI/AAAAAAAAC_0/n_yr_3btcAMzHOvEvol50245ptf-e8drwCLcBGAsYHQ/s320/bc9731d75324b71073f4233b600d8782.jpg

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    Comentários:

  • Dudinkah
    12 mensagens MD
    avatar
    Dudinkah05/09/21 13:38
    Dudinkah » 05/09/21 13:38

    Jogo muito bom. Um dos favoritos aqui de casa (mesmo que pelo menos um dos jogadores sempre morra)

    1
  • Chinini
    163 mensagens MD
    avatar
    Chinini05/09/21 21:30
    Chinini » 05/09/21 21:30

    Eu gostei bastante do jogo, e ainda uso as miniaturas em vários outros jogos. Quanto a dificuldade, eu achei que depende muito da combinação entre missão e o chefão (vou usar o linguajar de vídeo games da década de 90), eu ainda tenho 2 chefões da expansão, o Black Goat of the Woods, em algumas missões é bem difícil. Uma pena que a comunidade não comprou a ideia de produzir missões extras. A narrativa é pobre, se comparada a outros jogos da linha Cthulhu, mas isso não desmerece o jogo.

    1
  • arthurtakel
    1938 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel05/09/21 22:42
    arthurtakel » 05/09/21 22:42

    É um bom custo benefício pelo preço? 

    0
  • NadoRS
    372 mensagens MD
    avatar
    NadoRS06/09/21 06:34
    NadoRS » 06/09/21 06:34

    arthurtakel::É um bom custo benefício pelo preço?
    Não tenho o jogo, nunca joguei, mas me atrevo a responder.
    Acompanho tópicos sobre este jogo por achá-lo interessante (um Zombicide do universo Arkham Horror), muitos donos dizem que ele tem pouca rejogabilidade. Considerando a:
    • Pouca rejogabilidade, pouco conteúdo na caixa base.
    • O jogo esgotou rápido.

    Meu veredicto é que não é um bom custo benefício. Seria se tivesse encalhado como Hellboy e sofresse uma boa redução de preço, indo para a faixa dos R$300-R$350. Na minha opinião, este jogo foi vendido com uma "gordura" de no mínimo R$200, pois custava R$500-R$550 à vista.

    1
  • Bruna Rodrigues
    35 mensagens MD
    avatar
    Bruna Rodrigues06/09/21 08:03
    Bruna Rodrigues » 06/09/21 08:03

    NadoRS::
    arthurtakel::É um bom custo benefício pelo preço?

    Não tenho o jogo, nunca joguei, mas me atrevo a responder.
    Acompanho tópicos sobre este jogo por achá-lo interessante (um Zombicide da franquia Arkham Horror), muitos donos dizem que ele tem pouca rejogabilidade. Considerando a:

    • Pouca rejogabilidade, pouco conteúdo na caixa base.
    • O jogo esgotou rápido.

    Meu veredicto é que não é um bom custo benefício. Seria se tivesse encalhado como Hellboy e sofresse uma boa redução de preço, indo para a faixa dos R$300-R$350. Na minha opinião, este jogo foi vendido com uma "gordura" de no mínimo R$200, pois custava R$500-R$550 a vista.

    Concordo, o custo/benefício não é das melhores, nem se compara a um zombicide, em termos de rejogabilidade. Como outro usuário ja comentou, eu uso as miniaturas em vários outros jogos. Se a comunidade começar a criar conteúdo extra, essa rejogabilidade melhora. Acho que o jogo veio com uma tiragem baixa, porque esgotou, mesmo não saindo da faixa de preços original.

    0
  • NadoRS
    372 mensagens MD
    avatar
    NadoRS06/09/21 09:19
    NadoRS » 06/09/21 09:19

    Bruna Rodrigues::Acho que o jogo veio com uma tiragem baixa, porque esgotou, mesmo não saindo da faixa de preços original.
    Também acho. Além disso, acho que Hellboy teve tiragem alta. Por isso, os jogadores que aceitam pagar R$500 nele se esgotaram e a única opção dos lojistas foi "queimar a gordura", baixando o preço para R$200, atingindo um público com menos dinheiro.
    Resumindo, acredito que o tabuleirista só consegue jogos com bom custo benefício quando a editora superestima seu produto, produzindo uma tiragem muito alta.

    1
  • Bruna Rodrigues
    35 mensagens MD
    avatar
    Bruna Rodrigues06/09/21 10:13
    Bruna Rodrigues » 06/09/21 10:13

    NadoRS::
    Bruna Rodrigues::Acho que o jogo veio com uma tiragem baixa, porque esgotou, mesmo não saindo da faixa de preços original.

    Também acho. Além disso, acho que Hellboy teve tiragem alta. Por isso, os jogadores que aceitam pagar R$500 nele se esgotaram e a única opção dos lojistas foi "queimar a gordura", baixando o preço para R$200, atingindo um público com menos dinheiro.
    Resumindo, acredito que o tabuleirista só consegue jogos com bom custo benefício quando a editora superestima seu produto, produzindo uma tiragem muito alta.

    Pois é. Apesar de ter gostado muito do jogo, não pagarai os 500-600 guedes por ele. Comprei o meu usado, versão espanhol, por 399. Para mim era tipo um teto, apesar a produção super caprichada, infelizmente são 6 missões, que podem variar bem levemente entre dois elder ones. O custo se justifica um pouco melhor quando se usa essas miniaturas em outros jogos, zombicide com missões próprias, Auztralia e Eldritch Horror são alguns exemplos. Não sou uma mente criativa, portanto, não me arrisco em tentar criar missões para esse jogo, mas acho que era a melhor alternativa para ajudar no custo/benefício.

    0
  • HeitorFerreira
    214 mensagens MD
    avatar
    HeitorFerreira07/09/21 01:12
    HeitorFerreira » 07/09/21 01:12

    Olha, só não criei conteúdo caseiro por... preguiça. E ranço por não ter a Season 2 no Brasil.

    O sistema é simples, 90% das regras estão na ficha do personagem, e é ótimo pra criar variantes. Tenho várias ideias para cenários, até aproveitando miniaturas de outros jogos da CMON (Rising Sun e o vindouro Ankh). Até Resident Evil 8 e Silent Hill rolam, com impressão 3D e $$$. Não precisa ser tudo em horror cósmico.

    A trabalheira é fazer impressões fininhas de proxies de novas cartas de Mitos para Antigos/Chefes e meter elas em sleeves junto com as cartas dos originais. Cartas de descoberta são mais simples de resolver, podem ser feitas até em outros formatos. É um jogo que se beneficiaria muito se o app não-oficial aceitasse input criativo desses elementos. Inclusive, esse app é ótimo pra economizar um pouco de espaço na mesa. Acho válida a comparação com Zombicide sobre a produção de conteúdo caseiro, apesar que ZC tem elementos de puzzle e narrativa bem fracos.

    Sobre o replay, eu não consegui enjoar, jogo sempre em dupla ou solo, e tento sempre usar combinações diferentes de personagem e episódios; a insanidade é no sorteio sempre. O ponto fraco é ter só dois antigos na caixa, infelizmente não consegui o Black Goat e não tive vontade de comprar o Yog-Sothoth. Aliás, a CMON poderia ter investido justamente em Antigos avulsos, mas só teve só esses dois, fora o Dagon exclusivo do KS. Falta um Nyarlathotep ou Chaugnar Faugn, por exemplo. Sem contar que o KS prendeu outras coisas icônicas como Mi-Go e Yithianos.

    Sobre a tiragem, tem mesmo um indicativo que foi menor que a média, se for usar os números da Ludopedia. Em relação ao preço, teve aquela promoção muito boa em julho do ano passado na Amazon. Ainda assim, era comum estar quase por 500 reais nessa loja, em várias ocasiões. É um jogo que nunca tive ilusões que fosse chegar a 300 reais. Tem 2/3 de miniaturas de um Zombicide, mas os zumbis são pequenos e se repetem muito.

    1
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Cthulhu: Death May Die - Cthulhu: Death May Die Tá na Mesa!
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