Catan é, sem sombra de dúvidas, um de meus jogos favoritos. Nem tanto por ter sido o primeiro jogo "moderno" que conheci mas, principalmente por ser um jogo que apresenta uma rejogabilidade fora do comum.
Retirando o conceito da Wikipedia:
Rejogabilidade ou, em inglês, replay value é um termo encontrado em combinação com jogos eletrônicos. Jogos para consoles e computadores usam o termo para descrever o valor de entretenimento que faz com que um jogo seja jogado mais de uma vez. Em alguns casos, fatores que influenciar a rejogabilidade são resultado da programação do jogo (personagens extra, finais alteranativos, etc). Em outros casos, a rejogabilidade se baseia inteiramente em gostos pessoais; um jogador que aprecia um jogo devido à música ou gráficos, que considera o jogo interessante ou, no caso de produtos licenciados, devido à lealdade para com a linha do produto. Generalizando, um jogo com ambientes dinâmicos, IA desafiante, uma grande variedade de meios de se alcançar objetivos e uma história interessante irá fazer com que o jogador queira jogar mais e completá-lo novamente.
Pois bem. Também considero válida a afirmação de identificação do maior pecado do jogo, sua grande falha, ou seja, se dois ou mais adversários de unirem contra você, fica impossível vencer. Acontece que não me importo com isso afinal, em qualquer jogo de tabuleiro, esta característica está presente. No caso de repetidas tentativas da formação de cartel para vencer uma partida de Catan (ou qualquer outro), a solução pode não ser a mudança do jogo e sim, a troca por companheiros de mesa que entendam sobre o que se está falando quando o assunto é Boardgames.
Quais são as principais características do jogo?
Difícil começar. Em primeiro lugar, destaco a característica da modularidade do tabuleiro (talvez sendo este o motivo de eu gostar também de Mage Knight Board Game).
O fato de que você poder ter, a cada novo jogo, um tabuleiro inédito é, para mim, uma característica muito marcante e de fundamental importância para que Catan estaja no topo de minha lista de preferidos. De que outra forma podemos garantir alta rejogabilidade de maneira mais simples? Não importa quantas partidas eu tenha jogado até hoje, se fossemos acompanhar de perto, posso assegurar que nunca tivemos os hexágonos dispostos de duas maneiras idênticas.
Isso abre horizontes inclusive para que tenhamos preferências quanto às táticas e estratégias que iremos adotar em cada partida. Obviamente a posição relativa entre os terrenos e a localização dos portos podem definir uma visão para a vitória que poderá passar despercebida pelos outros competidores e aquilo que você definir como caminho vencedor agora, poderá se tornar um desastre nos próximos encontros.
Dito isso, vamos além. A forma de distribuição da produção de cada hexágono é definida pelo rolar de dois dados que, ao serem somados, indicam qual ou quais terrenos irão nos dar recursos para seguir em frente. Aí também há modularidade (e randomicidade) pois, os discos numerados representando a soma dos dados e suas probabilidades de ocorrência também podem distribuídos aleatoriamente, e são exatamente estes recursos que irão nos proporcionar as condições para construirmos nossos assentamentos, cidades e as estradas que os unem ou, atrapalham o desenvolvimento de nossos opositores . Percebam então como os links são feitos: modular board (tabuleiro modular), dice rolling (rolagem de daods), hand management (gerenciamento de mão/recursos) e Route/Network Building (construção de rotas/redes).
Agora, a questão da negociação e troca de recursos. Sim, este aspecto é de vital importância no jogo. Tanto isto é verdade que até hoje, não há regras efetivas para apenas dois jogadores em Catan. Como seria a negociação entre eles? Há até uma versão, que testei apenas uma vez e não gostei, na qual um "banco de recursos" faz o papel de uma certa Inteligência Artificial para as operações de troca. Não me convenceu.
Se você não gosta de jogos onde é essencial a negociação com os demais participantes, Catan é a escolha errada. Não é meu caso.
Outro característica de Catan é que em sua versão básica, apenas 4 jogadores podem se confrontar, sendo necessário adquirir uma expansão para podermos adicionar dois companheiros à mesa. Ressalto que esta expansão não muda drasticamente as características do jogo e, por consequência, funciona muito bem. De qualquer forma, tratarei das expansões que disponho para o Catan em outros tópicos específicos.
Finalizando, ressalto uma qualidade, praticamente inexistente nos jogos antigos: é possível sair-se vencedor de Catan sem ter que, obrigatoriamente, prejudicar os oponentes. Considero esta uma característica de importância basilar quando se trata de iniciar novos companheiros ao universo dos jogos de tabuleiro ou mesmo, quando temos a intenção de atrair pessoas mais jovens ou crianças para o nosso passatempo. Afinal, entender que você pode vencer pelos próprios recursos e méritos vem se tornando valor fundamental para todos nós, não é mesmo?