A diferença entre vida e morte pode ser um bom atendimento médico, rápido e eficaz. Um bom hospital não é aquele gigantesco elefante branco, com centenas de leitos, corredores intermináveis de consultórios, salas infinitas de sofisticados exames. Uma fila de espera gigante não significa que todos querem ser tratados ali, somente uma má gestão. Pensando nisso, você elabora um projeto inovador, focalizado no tempo e qualidade do atendimento, com um pequeno espaço físico que pode ser ampliado. Localizar um bom terreno, aprovar as plantas com os engenheiros, iniciar as obras e contratar mão de obra especializada. Pronto, sua Clínica está pronta. Pena que não foi o único a ter essa ideia, agora é fazer o melhor atendimento possível para atrair os pacientes e, é claro, conseguir lucro, já que nem as Santas Casas de Misericórdias vivem de vento. Então prepare-se, pois Clinic Tá n Mesa!

Clinic é um jogo de 2014, que foi restruturado em 2019, criado por Alban Viard. Para um a quatro jogadores, com duração média de 150 minutos, em Clinic os jogadores são administradores hospitalares querendo transformar seu empreendimento em uma referência médica na cidade.
- Safadinho! Então a brincadeira é de médico? Uhu, eu vou atender a próxima paciente!
Como já disse sabiamente o Diretor Skinner: “Milhouse, abaixe essas sobrancelhas!”, garoto depravado. Clinic é um jogo de gerenciamento de um hospital, onde além de construir as instalações, deve-se contratar médicos, enfermeiros e auxiliares, alocar de forma eficiente seus funcionários, atender a demanda da população doente e conseguir recursos para pagar toda essa estrutura, durante cinco turnos, divididos em Ações, Tratamento e Pagamento.
São três tipos de ações disponíveis: de Construção, de Contratação e de Pacientes. Cada jogador deve escolher secretamente as três ações que irá fazer e em que ordem (Nota da Sra. Slovic: Antes que certo alguém diga que é óbvio escolher três de três, saiba que dá para escolher repetir uma das ações). A primeira ação é para construir as instalações: Recepção (Nota do Sr. Slovic: Cada tipo de especialidade precisa de uma recepção específica. A quantidade de especializações depende do número de jogadores), o Atendimento, Estoque, Áreas Especiais (Nota da Sra. Slovic: Pronto Atendimento, Triagem, Laboratório de Análises, entre outros), Estacionamento, Área Verde, Entrada, Heliporto, Elevador… Cada construção tem regras específicas (Nota da Sra. Slovic: E preços) para serem colocadas no tabuleiro (Nota do Sr. Slovic: Sua clínica pode ter até quatro andares e mais de um prédio no mesmo tabuleiro individual).

- Já vi que vai ficar um tempão explicando cada uma dessas regrinhas específicas… Chatoooo!
Não cansa de estar errado sempre? Aqui mostramos nossa análise do jogo. As regras estão no manual. O segundo tipo de ação é para contratar médicos, enfermeiros e auxiliares. Os médicos são divididos por cores, que indicam sua experiência. Cada profissional contratado vem com seu carro (Nota do Sr. Slovic: E que belo meeple de carro eles fizeram), que precisa ficar estacionado próximo ao hospital (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, no tabuleiro do jogador, ocupando espaços que poderiam ser usados para construção. Nisso o estacionamento ajuda) e é colocado em uma das entradas da clínica. Logicamente contratar profissionais especializados requer que você tenha recursos monetários.
Por fim, na última ação, o jogador escolhe os pacientes que vão a sua clínica, que estão divididos pelo tipo de especialidade médica que precisam. Já a cor indica seu estado de saúde. Não há custo monetário para escolher os doentes, mas dependendo da quantidade de entradas que a clínica tem, o jogador possui alguns pontos de movimento, onde pode mudar a ordem dos pacientes na fila de atendimento e até mesmo a especialidade deles. Também usam esses pontos para levar os pacientes até a sala de espera do seu hospital (Nota da Sra. Slovic: Não esqueça que se não tiver vaga para estacionar, os pacientes não conseguem chegar ao hospital).
Após todos fazerem as três ações, começa a fase de Tratamento, onde os pacientes são encaminhados para os consultórios e ambulatórios, onde médicos e enfermeiros estarão para pronto atendimento.
- Mas como, se eles estão na porta de entrada?
Não é que o Calouro está prestando atenção? É nessa fase que ocorre também a movimentação de todos os profissionais. E alguém lembra daquele famoso ditado: “tempo é dinheiro”? Então, no jogo isso é totalmente verdade. Cada vez que alguém se movimente de uma sala para outra no hospital, seja um funcionário ou paciente, o jogador recebe Pontos de Movimentação, que tiram pontos no fim da partida. Ou seja, se não tiver uma boa logística em sua clínica, pode até ter o melhor atendimento do mundo, mas no fim perderá boa parte de seus ganhos. Pacientes de uma cor só podem ser tratados por médicos da mesma cor. Os enfermeiros ajudam a alterar essa regra. Pacientes curados geram receita e quanto mais grave era sua condição, maior é o pagamento. E ao deixar as dependências do hospital, levam seus carros, liberando mais vagas e/ou espaços para construção.
Por fim, os custos são calculados e pagos (Nota do Sr. Slovic: Assim esperamos) e o lucro da rodada (Nota da Sra. Slovic: Se houver) pode ser usado para comprar Pontos de Vitória. Doentes ainda internados pioram, sendo que os mais graves morrem (Nota do Casal Slovic: Isso não é uma boa forma de propaganda, por isso o jogador perde PV), os médicos ficam cansados e não conseguem trabalhar tão bem na próxima rodada, alterando sua cor. E no fim da quinta rodada, quem tiver mais PV ganha a partida.

No geral, Clinic é um ótimo jogo. As regras estão em perfeita sinergia com o tema, ou em bom "boardguês", o tema não é colado com cuspe. O jogo é imersivo, você se vê no comando de um grande hospital, tendo que gerenciar todos os aspectos, precisando criar novas alas para atender a demanda da população, considerar se vale a contratação de novos funcionários, aumentando os custo, ou continuar com os antigos e não atender o fluxo de enfermos, deixando para jogadores mais preparados os melhores pacientes. Clinic tem várias micro expansões: unidade obstétrica, cuidados com idosos, zeladores, médicos workaholics, farmácia, zumbis, UTI, Cartas de Objetivo de construção, entre outros. Dá para usar uma expansão, duas, três, sete, todas (Nota do Casal Slovic: deixando o jogo em modo insano!). Clinic é um jogo pesado muito bem estruturado. Se esse é seu tipo de jogo, como Dungeons Lords e Lisboa, não vai se arrepender. 192, qual sua emergência?
E é isso!