Albrecht::
Ante o exposto, a chuva de posts negativos foi inevitável. O jogo nem fora lançado ainda e a nota registrada era baixa. Alguém pode me explicar como se avalia um jogo sem nem jogar? Eu não curti a arte e nenhum dos gameplays que assisti de Gloomhaven. Significa que o jogo é ruim? Não! Significa que eu não gostei! Isso me dá o direito (ou dever) de ir na página do jogo e dar a nota mais baixa disponível? Não consigo achar isso correto. É um movimento que já acontece aqui inclusive. Já vi 3 notas 1.0 sem a menor motivação (o jogo não foi sequer lançado) e recebendo notas piores que o jogo mais ridículo que você possa imaginar. Qual a motivação disso? Qual a necessidade disso? "Hurr... durr... Não posso comprar/não quero comprar e então todo mundo precisa ter a mesma opinião que a minha e não gostar também. O que eu posso fazer pra sabotar?" Dizem que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a ignorância. Talvez, o problema todo seja amor não correspondido.
Cara, eu vejo um trailer de cinema e, a partir desse trailer, posso decidir em ir no filme na estreia, em não ir ou esperar mais pessoas virem o filme e decidir se vou ou não. É assim que as pessoas avaliam e tomam decisões.
O caso do Descent é o equivalente a um trailer péssimo. O Trailer da FFG foi horrível. Ruim, não mostrou o jogo, ficou contando vantagens de umas coisas que não tem nada de jogabilidade, não soube vender. A partir dessa (única) fonte de informações as pessoas tomaram as decisões e a maioria achou que não esta valendo a pena arriscar e comprar o jogo.
Voce comentou sobre o TTS. Pois e.. quem sabe se a FFG tivesse lançado um demo no TTS ela poderia ter mostrado melhor o jogo e daria a opção para as pessoas decidirem melhor, ainda mais em um cenário de quarentena que dificulda demonstrações presenciais. O problema e que ela achou que o simples nome "Descent" venderia o jogo e nem pensou em fazer uma demo.
Novamente, o baixo volume de pessoas querendo comprar o jogo e responsabilidade da própria campanha ruim da FFG. Nao concordo com nota em um jogo que nem lançou mas também não concordo, então, com quem faz pre-compra de um jogo sem ter jogado.
Albrecht::
O caso Cyberpunk é bastante diferente. Existia um Hype e uma expectativa super positiva em torno do lançamento do que seria "O melhor jogo de todos os tempos". O que foi entregue foi um monte de bugs injogáveis na época do lançamento (hoje já dá pra encarar). O material entregue não podia sequer ser utilizado (A mídia física ainda servia pra jogar frisbee com o cachorro e a caixa pra calçar mesa bamba). Tanto que vi pela primeira vez a Sony oferecer reembolso aos compradores do jogo digital. Se isso acontecesse com um boardgame, aí sim eu concordaria com a chuva de notas mínimas. São casos bem diferentes.
Acho bem parecido com o caso do Cyberpunk
O Descent também tinha um mega hype. Finalmente seria lançada a nova versão do jogo que por muitos anos foi o DC definitivo. A Galapagos anunciou esse jogo não sei quantos meses atras. FFG iniciou pre-venda no dia que comunicou que o jogo sairia se nem mesmo ter feito um vídeo de jogabilidade.
O que SERÁ entregue no caso do Descent, eu não sei, (só vou descobrir depois que jogar algumas partidas) mas sei que a apresentação foi horrível, que reviews que eu acompanho e que tem um perfil de jogos que bate com o meu nao gostaram do jogo. Também não gostei do visual (o que é direito meu e imagem/visual é uma parte fundamental de qualquer produto) e do preço.
Novamente, não estou falando que as pessoas tem que dar nota sem jogar (nao concordo com isso) mas que cada um escolhe se quer comprar um jogo ou não a partir das informações que a editora coloca e as informações que a FFG colocou foram tão ruins que fez com que muita gente desistisse de comprar o jogo.