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  4. Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)

Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)

Descent: Lendas da Escuridão
  • ataideneto
    103 mensagens MD
    avatar
    ataideneto09/08/21 14:05
    ataideneto » 09/08/21 14:05

    Excelente reflexão! Eu prefiro a experiência com overlord, por isso fica a minha indignação: por que, diabos, não deram a opção de jogarmos como na 2a edição, se iria atrair um maior número de compradores?
    Por esse motivo, desisti de adquirir o lendas da escuridão... 

    4
  • Cmtefe
    87 mensagens MD
    avatar
    Cmtefe09/08/21 14:12
    Cmtefe » 09/08/21 14:12

    Como é bom ler textos bem escritos aqui na ludopedia. Suas reflexões são muito válidas, apesar do meu ponto de vista ser um pouco diferente. As críticas são baseadas nas expectativas geradas que no primeiro momento já não corresponderam. Certeza que o jogo não vai flopar e acredito que as notas estão aí para serem dadas de acordo com o critério de cada um. Errado estão as pessoas que levam as notas como verdade universal. No mais, gostei muito do texto e "dizer o que pensa" é muito importante para o crescimento do nosso hobby e no fim essa é a vontade da maioria das pessoas que gastam seu tempo por aqui. :)

    2
  • jjironhand
    130 mensagens MD
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    jjironhand09/08/21 14:53
    jjironhand » 09/08/21 14:53

    Dor de cotovelo sempre vai existir....
    Pessoas que denigrem por não poderem adquirir ( lembrança do  conto da raposa e das uvas do La Fontaigne)sempre existirão....
    Hate pelo que é diferente sempre existirá....
    Misteriosamente
    Só não existe eternidade para as máximas
    "Compra quem quer"
    "Não julgue sem conhecer"
    "Respeito pelo gosto alheio"
    Lamentável é o que define esses casos na minha humilde opinião....

    2
  • Nephilimdn
    26 mensagens MD
    avatar
    Nephilimdn09/08/21 14:57
    Nephilimdn » 09/08/21 14:57

    Engraçado que esse hate não existiu no Mansions nem no Jornadas e o sistema é exatamente a mesma coisa, é até uma evolução desses dois. Mas todo o hate foi consequência deles terem usado o nome "Descent" que trouxe o público do jogo clássico.

    2
  • cesarpioly
    84 mensagens MD
    avatar
    cesarpioly09/08/21 15:25
    cesarpioly » 09/08/21 15:25

    Nephilimdn::Engraçado que esse hate não existiu no Mansions nem no Jornadas e o sistema é exatamente a mesma coisa, é até uma evolução desses dois. Mas todo o hate foi consequência deles terem usado o nome "Descent" que trouxe o público do jogo clássico

    Esse foi o grande erro , se nao é uma terceira ediçao , coloque outro nome. 

    2
  • Alucarddt
    257 mensagens MD
    avatar
    Alucarddt09/08/21 15:46
    Alucarddt » 09/08/21 15:46

    Albrecht::Bom dia, gente boa!

    Este tópico é apenas uma reflexão de ideias. Não deve ser tomado como verdade, não representa a opinião de todos e não tem a intenção de "lacrar", defender ou atacar ninguém. São apenas devaneios e constatações sobre o evento Descent: Legends of the Dark que me chamaram a atenção. Então, se espera uma análise profunda, científica ou analítica, sinto que não vai encontrar aqui.

    Um dia aleatório qualquer, estava ouvindo um podcast do Covil e então eu soube da existência do Descent "3ª Edição" que ainda estava a alguns meses de ser lançado. Pelo que os participantes do podcast comentaram, a segunda edição da franquia era muito boa e as expectativas pelo próximo estavam altas. Fui pesquisar no site da Fantasy Flight games e achei bem interessante a proposta! Até porque correr atrás de material antigo da 2ª edição do jogo estava bem difícil e custoso tendo em vista a enorme quantidade de material já lançado.

    Minha surpresa começou quando fui no Boardgamegeek (BGG) e vi reclamação atrás de reclamação! Choro? Dor de cotovelo? Falta do que fazer? Tudo isso? Talvez. ou talvez não. As reclamações mais comuns eram: Arte feia - a nova arte, tanto dos personagens quanto dos inimigos, era muito feia e esquisita. Ninguém conseguia sequer olhar para aquilo!; Incompatibilidade com a 2ª Edição - as pessoas tinham o jogo "antigo" e ficaram chateadas por após "seiláquantasdezenasdeexpanções" o jogo ser descontinuado.; Dependência de um aplicativo - impossível jogar uma partida sem o apoio de um aplicativo no seu PC, Tablet ou celular.; Preço - extremamente elevado para um Board Game. E isso lá fora onde é bem mais acessível que aqui. 

    Quanto à arte utilizada: Não quero ser o advogado do diabo, mas gosto não se discute. Especialmente o mau gosto. É algo apenas a se lamentar. A arte é feia para alguns, exótica para outros e abominável para uma galera! Entretanto, não podemos discordar que ela é original. Em termos de jogos de tabuleiro com miniaturas, eu ainda não tinha visto algo parecido. A editora queria virar a página do livro e começar algo novo. Uma nova história, um novo sistema, uma nova "lenda". Se eles utilizassem a mesma arte que usaram desde sempre, não ia parecer que um novo jogo está nascendo. Estou enganado?

    A respeito da Incompatibilidade com a 2ª Edição: A Fantasy Flight foi bem clara em dizer que "não era uma terceira edição de Descent". Eles simplesmente criaram um novo jogo no mesmo mundo/mitologia e deram o nome de Descent. Apesar de muita gente ficar com vontade de xingar muito no twitter porque seu jogo de muitos anos estava sendo descaracterizado, a empresa fez isso provavelmente para ter um nome de peso para lançar algo novo no mercado. É certo? Errado? A propriedade intelectual é dela. E qualquer ajuda para lançar algo novo no mercado é sempre bem vinda.

    Falando sobre a dependência do aplicativo: Uma das coisas que mais me chamou a atenção para este jogo foi a utilização de um aplicativo. Até onde sei, na 2ª Edição, é necessário um "Overlord" para jogar. Isso é ruim? Não! Alguns jogos têm overlord e outros não. Vida que segue! A desvantagem do Overlord, na minha humilde opinião, é que o dono do jogo 99% das vezes está preso à esta função. É necessário um grande conhecimento das regras para ser o overlord e muitas vezes somente o dono possui tal aprofundamento. Tem muita gente que adora ser o overlord. Mas tem muita gente que fica frustrada em nunca poder ser o aventureiro. Me corrijam se eu estiver errado, mas a 2ª Edição também ganhou um aplicativo que substitui o overlord, não? Sinal de que há demanda para tal ferramenta.

    Por fim, o preço: 175 USD. Em uma conversão direta feita no instante em que escrevo, R$ 920,50. Lá nos Estados Unidos, as pessoas ganham em dólar. O salário mínimo, que é em dólar, não é baixo como o daqui. É MUITO mais fácil para um americano ("estadunidense" é um termo incorreto. O nome do país é América - igual o continente. O México se chama Estados Unidos do México e nem por isso eles são estadunidenses. Já fomos chamados de Estados Unidos do Brasil - de 1889 a 1968 - e sempre fomos chamados de brasileiros) ter 175 "dinheiros" na carteira que um brasileiro ter 900 pratas sobrando. E ainda assim, a reclamação foi alta! A comparação principal foi com o Gloomhaven. Que tem uma caixa com 10kg de componentes e custa U$ 100,00. Como competir com isso? 

    Ante o exposto, a chuva de posts negativos foi inevitável. O jogo nem fora lançado ainda e a nota registrada era baixa. Alguém pode me explicar como se avalia um jogo sem nem jogar? Eu não curti a arte e nenhum dos gameplays que assisti de Gloomhaven. Significa que o jogo é ruim? Não! Significa que eu não gostei! Isso me dá o direito (ou dever) de ir na página do jogo e dar a nota mais baixa disponível? Não consigo achar isso correto. É um movimento que já acontece aqui inclusive. Já vi 3 notas 1.0 sem a menor motivação (o jogo não foi sequer lançado) e recebendo notas piores que o jogo mais ridículo que você possa imaginar. Qual a motivação disso? Qual a necessidade disso? "Hurr... durr... Não posso comprar/não quero comprar e então todo mundo precisa ter a mesma opinião que a minha e não gostar também. O que eu posso fazer pra sabotar?" Dizem que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a ignorância. Talvez, o problema todo seja amor não correspondido.

    E aí? Existem coisas boas? Por mais incrível que isso possa parecer para alguns, existe sim bastante coisa! Para aqueles que compraram o jogo apesar das inúmeras críticas negativas dos muitos haters que apareceram, o jogo é sim muito bom! O cenário em 3d é um charme à parte. Ele precisa ser montado apenas uma única vez e cabe na caixa sem problemas depois. O aplicativo é bem interativo e faz com que você possa explorar cada cantinho no mapa. Há também "cutscenes" em momentos chave da partida. O sistema de pilhagem e craft também são bastante interessantes! Imaginem o tamanho do livro de campanha e a quantidade de tokens pra fazer tudo isso de forma manual e com um overlord? 

    "Mi mi mi! Eu gosto de ser sempre o overlord! Se não posso ter a opção de ser o overlord, então é lixo! Vou dar nota zero sem nem encostar!" Então, você pode ser o overlord sem problemas. A 2ª Edição tá aí pra isso e tem conteúdo PRA CACILDA! Nem todos os jogos são feitos para mim ou para você. O mundo não gira em torno de você (nem de mim). Aprenda isso e irá se frustar menos.

    A qualidade das miniaturas também está excelente. Não sei se estou ficando chato ou exigente, mas vejo que a Cool Mini or Not (CMON) diminuiu bastante a qualidade das suas minis, sua melhor característica. Recentemente, comecei a me aventurar pintando Marvel United. foi inevitável comparar a qualidade com o Arcadia Quest. Em Marvel United, a maioria das minis possui alguma falha. Uma linha onde metades dos plásticos foram unidas aqui, um buraco de encaixe ali, uma ponta solta acolá... Em uma delas, a princípio achei que o personagem estava com 6 dedos na mão. Em Descent: Legends of the Dark, a Fantasy Flight caprichou na qualidade do seu produto. Todos os que compraram aprovaram e elogiaram a qualidade do material e o acabamento. Bem, quem não comprou e não gostou meteu malha dizendo que são feias. Tirem suas próprias conclusões.

    A comparação com Gloomhaven é ainda a mais comum. Tipo: "Se estou pagando 75% mais grana que no Gloomhaven, quero 75% a mais de conteúdo!"; "Gloomhaven é o melhor Dungeon Crawler! Por que preciso de outro jogo se posso jogar Gloomhaven?"; "Gloomhaven tem muito mais cenários!". Ok, é um jogo que eu não curti, mas não sou hipócrita e reconheço de longe sua magnitude! Mas, se esses argumentos fossem uma verdade irrefutável, então, poderíamos encerrar o gênero com o Gloomhaven, correto? Gloomhaven é um jogo que não pode ser definido por apenas um adjetivo. Mas é possível fazer um jogo no mesmo estilo (dungeon crawler) com outras pegadas e o resultado também é bom. E isso não significa que você deve comprar. Adoro meu Zombicide Black Plague. Por mim, não tem necessidade de outro Zombicide. Menosprezo as outras edições? Claro que não! Vi vários gameplays principalmente do invaders e esperando o de velho oeste pra ver alguns também! Vou comprar? Não. Vou lá dar nota baixa?Também não! Vida que segue.

    Meu jogo favorito de todos e o que me fez aprender a pintar é o Arcadia Quest. Quando o Starcadia Quest foi lançado, percebi que o Arcadia seria descontinuado. Eles até fizeram o aproveitamento de alguns personagens, mas muito conteúdo foi deixado de lado. Passei a odiar a CMON e a "nova edição" por conta disso? Não mesmo! Acabei comprando, experimentando e mesmo não tendo curtido tanto quanto a versão medieval, gostei do que vi.

    Um outro jogo que gosto muito e é o favorito da minha amada é o Jornadas na Terra Média. Como é gostoso para nós jogar uma partida sendo guiados pelo aplicativo! Isso foi inclusive um dos motivos que me aproximaram do Descent. Vi muitos comentários tipo: "É um videogame meia bomba"; "Se for pra ficar no PC, eu jogo um jogo de PC"; "Boardgame não deve se misturar com tecnologia". A tecnologia está aí para nos facilitar a vida! Alguém aqui ainda prefere ir à biblioteca a pesquisar sobre um tema a procurar na internet? Praticidade é sempre bem vinda. Massive Darkness é um jogo que eu curto muito! Mas tem muita carta, muitas habilidades, que são marcadas em um cartão para se lembrar, precisa de muito espaço físico para enfileirar as pilhas de compra de carta, enfim não é prático. Entretanto, ele possui um aplicativo que facilita em muito a vida. Consigo colocar o jogo na mesa com muito mais facilidade com o uso do App. Mesmo o Gloomhaven possui um Aplicativo para auxiliar em sua preparação e jogatina, que não são tão simples. Espero que a CMON nos dê um aplicativo no Massive Darkness 2, mesmo que seja pago como no Gloomhaven. A intenção não é substituir o físico pelo digital, mas facilitar o jogo e dar suporte. 

    Não quero me estender muito neste tópico, mas o preço desse tipo de entretenimento aqui no Brasil é fora do padrão da grande maioria das pessoas. E a tendência é piorar. Já expliquei em outras ocasiões coisas como formação de custos, tributação e poder aquisitivo. Só lembrar que sempre vão reclamar do preço. Até daquele Uno batido de procedência duvidosa por R$ 5,00 no camelô. "A galápagos poderia reduzir o lucro para baixar o preço, né?" Sim, e os donos de restaurante e de supermercado poderiam zerar seu lucro para acabar com a fome, né? Ninguém joga pra perder. Quando você investe seu patrimônio, você precisa ter retorno. Gosto de comida japonesa. É caro? Sim! Posso comer todo dia? Claro que não! Preciso ir na internet e dar nota baixa em todos os que forem mais caros ou que não forem da franquia que eu curto? Também não.

    Para quem interessar, o preço anunciado do jogo aqui no Brasil é de R$ 1400,00. Entretanto, em pré venda ele sai por R$ 1.200,00. Se pagar com boleto sai por R$ 1.080,00 e pesquisando bem por esse último preço você ainda consegue algum brinde (Eu consegui frete grátis e sleeves). R$ 320,00 de diferença. "É para os otários acharem que estão fazendo um bom negócio." Vi esse comentário e prefiro nem pensar no que passa na cabeça desse cidadão. Deixo para quem for louco o suficiente de ter chegado aqui interpretar. Mas sinto uma jogada de marketing feita pela Fantasy Flight nesse aspecto. Na minha humilde opinião, eles viram que o jogo ficou caro. Pra fazer as pessoas comprarem, nada melhor que uma promoção. Mas, fazer promoção com produto novo e perder dinheiro logo no lançamento não é uma ideia legal. O que fazer? Simples, vamos aumentar o preço e vender ao preço normal anunciando como desconto! Bem parecido com a nossa Black Friday e com o que o governo está fazendo com o fundão eleitoral - anuncia 6bi, veta colocando 4bi, o dobro do absurdo que estava, e jogam pra galera dizendo que foi feito um bom negócio. Há meses que a pré-venda em um site gringo do jogo estava saindo U$ 40,00 mais barato. Fica a reflexão.

    Estou ansioso pela minha cópia. Àqueles que odiaram, que torcem pelo flop do ano, a boa notícia é que na caixa, na parte de trás, no canto inferior esquerdo, há um desenho que indica "Ato I". Então, vem mais por aí para você odiar ainda mais! Aos que desejam o fracasso alheio, quando fiz minha compra no momento em que a galápagos me avisou da pré venda, a loja indicava 38 unidades disponíveis, no momento em que escrevo, tem 6. Foram 4 dias? Não parece flop pra mim.

    Lembrem-se! Não vai aparecer um cara de terno com crachá da Fantasy Flight na sua casa e levar seu Descent 2ª edição embora. Nem seus outros Dungeon Crawlers. Você pode continuar jogando eles. Inclusive o 2ª edição tem conteúdo a rodo pra não precisar ficar olhando pra grama do vizinho.

    Encerro meus devaneios com uma frase do grande Martin Luther King:

    "Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa."

    Abraços, bom jogos a todos!

    Parabéns, com certeza precisamos de mais pessoas como você no hoby.
    A Matilha se sente representada por seu texto!

    2
  • Dandare
    196 mensagens MD
    avatar
    Dandare09/08/21 15:48
    Dandare » 09/08/21 15:48

       Cara, onde voces estáo vendo hate? Por que toda vez que vem avaliação negativa de um jogo tem gente falando em "hate". To cansado disso. 

        A empresa solta vídeos antecipados mostrando o jogo. Faz PRE VENDA (onde voce tem que decidir o que comprar um jogo antes mesmo de testar o jogo) e depois reclama quando as pessoas tem opinião formadas nesses videos?

        Então faz embargo e não lança vídeos antes do lançamento. Voces acham que foi "hate" as avaliações do Cyberpunk 2077 ou apenas um alerta que o jogo tinha problemas e que eles vieram a tona com o lançamento?

        Por que as pessoas ja falam que é hate e não "uma péssima campanha de marketing" que deixou todo mundo com imagem ruim do jogo. Culpa do próprio trabalho porco da FFG. E o que as pessoas estão dizendo é simplesmente que não vão comprar o jogo. Isso é hate?

       O que eu mais vejo são pessoas comprando jogos antecipadamente e entrando no hype. KS e Gamefound vivem disso. Vende um jogo que nem foi fabricado ainda apenas por vídeos, e tem milhares de pessoas que fazem pledge todos os dias. Para um jogo receber hype NEGATIVO é por que a FFG fez muita coisa errada na apresentação do jogo. Se a empresa permitiu pre-venda e soltou vídeos, então ela tem que estar preparada para as opiniões que vão surgir desses vídeos.

       Ou seja, não existe razão para "hate" em nenhum jogo sem sem motivo. O que estamos vendo agora é uma empresa que foi incapaz de passar uma imagem positiva do jogo dela antes do lançamento (coisa que 100 empresas que fazem Kickstarter, todos os meses, conseguem).

    5
  • Albrecht
    317 mensagens MD
    avatar
    Albrecht09/08/21 16:36
    Albrecht » 09/08/21 16:36

    Alucarddt::
    Parabéns, com certeza precisamos de mais pessoas como você no hoby.
    A Matilha se sente representada por seu texto!

    Obrigado pelo comentário! Me sinto bastante honrado! 
       Cara, onde voces estáo vendo hate? Por que toda vez que vem avaliação negativa de um jogo tem gente falando em "hate". To cansado disso. 

        A empresa solta vídeos antecipados mostrando o jogo. Faz PRE VENDA (onde voce tem que decidir o que comprar um jogo antes mesmo de testar o jogo) e depois reclama quando as pessoas tem opinião formadas nesses videos?

        Então faz embargo e não lança vídeos antes do lançamento. Voces acham que foi "hate" as avaliações do Cyberpunk 2077 ou apenas um alerta que o jogo tinha problemas e que eles vieram a tona com o lançamento?

        Por que as pessoas ja falam que é hate e não uuma pessima campanha de marqueting que deixou todo mundo com imagem ruim do jogo. Cula do próprio trabalho porco da FFG. E o que as pessoas estão dizendo é simplesmente que não vão comprar o jogo. Isso é hate?

       O que eu mais vejo são pessoas comprando jogos antecipadamente e entrando no hype. KS e Gamefound vivem disso. Vende um jogo que nem foi fabricado ainda apenas por vídeos, e tem milhares de pessoas que fazem pledge todos os dias. Para um jogo receber hype NEGATIVO é por que a FFG fez muita coisa errada na apresentação do jogo. Se a empresa permitiu pre-venda e soltou videos, então ela tem que estar preparada para as opiniões que vão surgir desses vídeos.

       Ou seja, não existe raazão para "hate" em nenhum jogo sem sem motivo. O que estamos vendo agora é uma empresa que foi incapaz de passar uma imagem positiva do jogo dela antes do lançamento (coisa que 100 empresas que fazem Kickstarter, todos os meses, conseguem).


    Vi hate em todos os cantos do BGG desde o anúncio do jogo. Quando apenas algumas poucas coisas haviam sido mostradas e nem existia gameplay ainda. A nota do jogo já estava na casa dos 4 e alguma coisa. 
    Não estou reclamando de nada. Como eu disse, são apenas devaneios de um colega de hobby. TODOS têm direito a dar opinião em qualquer coisa, mesmo que esteja falando besteira. O oposto da liberdade para opinar é a censura, algo para o qual estamos nos encaminhados pela cultura do cancelamento. Eu fiquei espantado em ver teses com tanto hate de algo que nem sequer existia ainda. Tive uma antítese de pensamentos e cheguei a uma síntese que externei por aqui.
    O caso Cyberpunk é bastante diferente. Existia um Hype e uma expectativa super positiva em torno do lançamento do que seria "O melhor jogo de todos os tempos". O que foi entregue foi um monte de bugs injogáveis na época do lançamento (hoje já dá pra encarar). O material entregue não podia sequer ser utilizado (A mídia física ainda servia pra jogar frisbee com o cachorro e a caixa pra calçar mesa bamba). Tanto que vi pela primeira vez a Sony oferecer reembolso aos compradores do jogo digital. Se isso acontecesse com um boardgame, aí sim eu concordaria com a chuva de notas mínimas. São casos bem diferentes.
    Quanto ao Kickstarter, dá pra fazer um post somente sobre o tema, mas já há empresas que fornecem demos no tabletop simulator ou tabletopia para as pessoas poderem testar o game antes de dar o pledge, como aconteceu com o Massive Darkness 2 (também sofreu hate, mas por conta de VAT) e com o Resident Evil 3. E em TODOS os kickstarters dos quais fiz parte, havia um ou mais vídeos de gameplays bem detalhados com protótipos físicos. Não é algo tão cego. Admiro a Fantasy Flight por não me fazer esperar um ano para receber meu jogo e faltando 3 semanas me informar que vai atrasar pelo menos mais 4 meses (oi, CMoN!). Fora o fato de fazerem um "lançamento simultâneo" e podermos ter todo o conteúdo produzido disponível para nós brasileiros. Poucas vezes conteúdos exclusivos de KS chegam aqui.
    Qualquer coisa pode ter hate sem motivo. Me vem a cabeça a escolha do Ben Afleck ou do Robert Pattinson como Batman. Houve hate antes mesmo de aparecer o filme Batman x Superman e houve hate quanto ao The Batman. 
    Enfim, um cara de que gosto muito do Covil diz que todos têm o direito de estar errados. Estou aqui para exercer este meu direito.

    3
  • Dandare
    196 mensagens MD
    avatar
    Dandare09/08/21 17:13
    Dandare » 09/08/21 17:13

    Albrecht::
    Ante o exposto, a chuva de posts negativos foi inevitável. O jogo nem fora lançado ainda e a nota registrada era baixa. Alguém pode me explicar como se avalia um jogo sem nem jogar? Eu não curti a arte e nenhum dos gameplays que assisti de Gloomhaven. Significa que o jogo é ruim? Não! Significa que eu não gostei! Isso me dá o direito (ou dever) de ir na página do jogo e dar a nota mais baixa disponível? Não consigo achar isso correto. É um movimento que já acontece aqui inclusive. Já vi 3 notas 1.0 sem a menor motivação (o jogo não foi sequer lançado) e recebendo notas piores que o jogo mais ridículo que você possa imaginar. Qual a motivação disso? Qual a necessidade disso? "Hurr... durr... Não posso comprar/não quero comprar e então todo mundo precisa ter a mesma opinião que a minha e não gostar também. O que eu posso fazer pra sabotar?" Dizem que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a ignorância. Talvez, o problema todo seja amor não correspondido.


    Cara, eu vejo um trailer de cinema e, a partir desse trailer, posso decidir em ir no filme na estreia, em não ir ou esperar mais pessoas virem o filme e decidir se vou ou não. É assim que as pessoas avaliam e tomam decisões. 

    O caso do Descent é o equivalente a um trailer péssimo. O Trailer da FFG foi horrível. Ruim, não mostrou o jogo, ficou contando vantagens de umas coisas que não tem nada de jogabilidade, não soube vender. A partir dessa (única) fonte de informações as pessoas tomaram as decisões e a maioria achou que não esta valendo a pena arriscar e comprar o jogo.

    Voce comentou sobre o TTS. Pois e.. quem sabe se a FFG tivesse lançado um demo no TTS ela poderia ter mostrado melhor o jogo e daria a opção para as pessoas decidirem melhor, ainda mais em um cenário de quarentena que dificulda demonstrações presenciais. O problema e que ela achou que o simples nome "Descent" venderia o jogo e nem pensou em fazer uma demo.

    Novamente, o baixo volume de pessoas querendo comprar o jogo e responsabilidade da própria campanha ruim da FFG. Nao concordo com nota  em um jogo que nem lançou mas também não concordo, então, com quem faz pre-compra de um jogo sem ter jogado.


    Albrecht::
    O caso Cyberpunk é bastante diferente. Existia um Hype e uma expectativa super positiva em torno do lançamento do que seria "O melhor jogo de todos os tempos". O que foi entregue foi um monte de bugs injogáveis na época do lançamento (hoje já dá pra encarar). O material entregue não podia sequer ser utilizado (A mídia física ainda servia pra jogar frisbee com o cachorro e a caixa pra calçar mesa bamba). Tanto que vi pela primeira vez a Sony oferecer reembolso aos compradores do jogo digital. Se isso acontecesse com um boardgame, aí sim eu concordaria com a chuva de notas mínimas. São casos bem diferentes.


    Acho bem parecido com o caso do Cyberpunk

    O Descent também tinha um mega hype. Finalmente seria lançada a nova versão do jogo que por muitos anos foi o DC definitivo. A Galapagos anunciou esse jogo não sei quantos meses atras. FFG iniciou pre-venda no dia que comunicou que o jogo sairia se nem mesmo ter feito um vídeo de jogabilidade.

    O que SERÁ entregue no caso do Descent, eu não sei, (só vou descobrir depois que jogar algumas partidas) mas sei que a apresentação foi horrível, que reviews que eu acompanho e que tem um perfil de jogos que bate com o meu nao gostaram do jogo. Também não gostei do visual (o que é direito meu e  imagem/visual é uma parte fundamental de qualquer produto) e do preço.

    Novamente, não estou falando que as pessoas tem que dar nota sem jogar (nao concordo com isso) mas que cada um escolhe se quer comprar um jogo ou não a partir das informações que a editora coloca e as informações que a FFG colocou foram tão ruins que fez com que muita gente desistisse de comprar o jogo. 

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  • Patrickdsp7
    115 mensagens MD
    avatar
    Patrickdsp709/08/21 18:19
    Patrickdsp7 » 09/08/21 18:19

    Dandare::    Cara, onde voces estáo vendo hate? Por que toda vez que vem avaliação negativa de um jogo tem gente falando em "hate". To cansado disso. 

        A empresa solta vídeos antecipados mostrando o jogo. Faz PRE VENDA (onde voce tem que decidir o que comprar um jogo antes mesmo de testar o jogo) e depois reclama quando as pessoas tem opinião formadas nesses videos?

        Então faz embargo e não lança vídeos antes do lançamento. Voces acham que foi "hate" as avaliações do Cyberpunk 2077 ou apenas um alerta que o jogo tinha problemas e que eles vieram a tona com o lançamento?

        Por que as pessoas ja falam que é hate e não "uma péssima campanha de marketing" que deixou todo mundo com imagem ruim do jogo. Culpa do próprio trabalho porco da FFG. E o que as pessoas estão dizendo é simplesmente que não vão comprar o jogo. Isso é hate?

       O que eu mais vejo são pessoas comprando jogos antecipadamente e entrando no hype. KS e Gamefound vivem disso. Vende um jogo que nem foi fabricado ainda apenas por vídeos, e tem milhares de pessoas que fazem pledge todos os dias. Para um jogo receber hype NEGATIVO é por que a FFG fez muita coisa errada na apresentação do jogo. Se a empresa permitiu pre-venda e soltou vídeos, então ela tem que estar preparada para as opiniões que vão surgir desses vídeos.

       Ou seja, não existe razão para "hate" em nenhum jogo sem sem motivo. O que estamos vendo agora é uma empresa que foi incapaz de passar uma imagem positiva do jogo dela antes do lançamento (coisa que 100 empresas que fazem Kickstarter, todos os meses, conseguem).



    Cara, o hate está em dar notas antes de experimentá-lo, apenas por se sentir frustrado, seja pelo preço, seja pelas mudanças, enfim, por não atingir a expectativa. Mas para dar essa nota mínima isso requer experiência, você tem que testar. Eu aceitaria numa boa uma mota mediana, como um 6, se você não gostou das propostas. Mas e a gameplay? E o funcionamento das mecânicas, e a imersão? Isso requer teste, jogatina.



    O caso citado por você sobre Cyberpunk é bem diferente. As críticas vieram após o vexame do jogo que foi apresentado como "produto final" chegar nas mãos do jogador (algo que ainda não aconteceu no caso do descent) repleto de falhas e descuido. Óbvio que ali, quem comprou se sentiu prejudicado.

    Mas claramente não é o caso de Descent.

    No caso de um trailer, são partes de um todo, não o todo. Você não gostou do ator que viu no trailer, ou da dublagem que ouviu, ok! Mas não tem como taxar o filme como ruim sem tê-lo visto, nem que seja a metade. Da mesma forma, podemos não gostar do que vimos nos anúncios, como o uso do app, a arte, o fato não ter uma experiência completa sabendo que virão múltiplas expansões como é de costume, vindo da FF, mas dizer que é ruim?! Você poderia simplesmente não ter o jogo, assim como decidiu não assistir o filme. Mas você precisa publicar para todos seus descontentamento com o filme e diminuí-lo? São situações bem diferentes e seu argumento se autodesconstrói.

    Aí está o hate. Nada justifica, PARA MIM, uma nota mínima por um produto ainda não experimentado.



    Não dá para ignorar, ou fingir que não acontece. Esse comportamento é exagerado, e um reflexo do que acontece fora do mundo do nosso tão amado hobby. 

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Descent: Lendas da Escuridão - Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)
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