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  3. Descent: Lendas da Escuridão
  4. Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)

Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)

Descent: Lendas da Escuridão
  • avatar
    Albrecht09/08/21 11:05
    avatar
    Albrecht
    09/08/21 11:05
    314 mensagens MD

    Bom dia, gente boa!

    Este tópico é apenas uma reflexão de ideias. Não deve ser tomado como verdade, não representa a opinião de todos e não tem a intenção de "lacrar", defender ou atacar ninguém. São apenas devaneios e constatações sobre o evento Descent: Legends of the Dark que me chamaram a atenção. Então, se espera uma análise profunda, científica ou analítica, sinto que não vai encontrar aqui.

    Um dia aleatório qualquer, estava ouvindo um podcast do Covil e então eu soube da existência do Descent "3ª Edição" que ainda estava a alguns meses de ser lançado. Pelo que os participantes do podcast comentaram, a segunda edição da franquia era muito boa e as expectativas pelo próximo estavam altas. Fui pesquisar no site da Fantasy Flight games e achei bem interessante a proposta! Até porque correr atrás de material antigo da 2ª edição do jogo estava bem difícil e custoso tendo em vista a enorme quantidade de material já lançado.

    Minha surpresa começou quando fui no Boardgamegeek (BGG) e vi reclamação atrás de reclamação! Choro? Dor de cotovelo? Falta do que fazer? Tudo isso? Talvez. ou talvez não. As reclamações mais comuns eram: Arte feia - a nova arte, tanto dos personagens quanto dos inimigos, era muito feia e esquisita. Ninguém conseguia sequer olhar para aquilo!; Incompatibilidade com a 2ª Edição - as pessoas tinham o jogo "antigo" e ficaram chateadas por após "seiláquantasdezenasdeexpanções" o jogo ser descontinuado.; Dependência de um aplicativo - impossível jogar uma partida sem o apoio de um aplicativo no seu PC, Tablet ou celular.; Preço - extremamente elevado para um Board Game. E isso lá fora onde é bem mais acessível que aqui. 

    Quanto à arte utilizada: Não quero ser o advogado do diabo, mas gosto não se discute. Especialmente o mau gosto. É algo apenas a se lamentar. A arte é feia para alguns, exótica para outros e abominável para uma galera! Entretanto, não podemos discordar que ela é original. Em termos de jogos de tabuleiro com miniaturas, eu ainda não tinha visto algo parecido. A editora queria virar a página do livro e começar algo novo. Uma nova história, um novo sistema, uma nova "lenda". Se eles utilizassem a mesma arte que usaram desde sempre, não ia parecer que um novo jogo está nascendo. Estou enganado?

    A respeito da Incompatibilidade com a 2ª Edição: A Fantasy Flight foi bem clara em dizer que "não era uma terceira edição de Descent". Eles simplesmente criaram um novo jogo no mesmo mundo/mitologia e deram o nome de Descent. Apesar de muita gente ficar com vontade de xingar muito no twitter porque seu jogo de muitos anos estava sendo descaracterizado, a empresa fez isso provavelmente para ter um nome de peso para lançar algo novo no mercado. É certo? Errado? A propriedade intelectual é dela. E qualquer ajuda para lançar algo novo no mercado é sempre bem vinda.

    Falando sobre a dependência do aplicativo: Uma das coisas que mais me chamou a atenção para este jogo foi a utilização de um aplicativo. Até onde sei, na 2ª Edição, é necessário um "Overlord" para jogar. Isso é ruim? Não! Alguns jogos têm overlord e outros não. Vida que segue! A desvantagem do Overlord, na minha humilde opinião, é que o dono do jogo 99% das vezes está preso à esta função. É necessário um grande conhecimento das regras para ser o overlord e muitas vezes somente o dono possui tal aprofundamento. Tem muita gente que adora ser o overlord. Mas tem muita gente que fica frustrada em nunca poder ser o aventureiro. Me corrijam se eu estiver errado, mas a 2ª Edição também ganhou um aplicativo que substitui o overlord, não? Sinal de que há demanda para tal ferramenta.

    Por fim, o preço: 175 USD. Em uma conversão direta feita no instante em que escrevo, R$ 920,50. Lá nos Estados Unidos, as pessoas ganham em dólar. O salário mínimo, que é em dólar, não é baixo como o daqui. É MUITO mais fácil para um americano ("estadunidense" é um termo incorreto. O nome do país é América - igual o continente. O México se chama Estados Unidos do México e nem por isso eles são estadunidenses. Já fomos chamados de Estados Unidos do Brasil - de 1889 a 1968 - e sempre fomos chamados de brasileiros) ter 175 "dinheiros" na carteira que um brasileiro ter 900 pratas sobrando. E ainda assim, a reclamação foi alta! A comparação principal foi com o Gloomhaven. Que tem uma caixa com 10kg de componentes e custa U$ 100,00. Como competir com isso? 

    Ante o exposto, a chuva de posts negativos foi inevitável. O jogo nem fora lançado ainda e a nota registrada era baixa. Alguém pode me explicar como se avalia um jogo sem nem jogar? Eu não curti a arte e nenhum dos gameplays que assisti de Gloomhaven. Significa que o jogo é ruim? Não! Significa que eu não gostei! Isso me dá o direito (ou dever) de ir na página do jogo e dar a nota mais baixa disponível? Não consigo achar isso correto. É um movimento que já acontece aqui inclusive. Já vi 3 notas 1.0 sem a menor motivação (o jogo não foi sequer lançado) e recebendo notas piores que o jogo mais ridículo que você possa imaginar. Qual a motivação disso? Qual a necessidade disso? "Hurr... durr... Não posso comprar/não quero comprar e então todo mundo precisa ter a mesma opinião que a minha e não gostar também. O que eu posso fazer pra sabotar?" Dizem que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a ignorância. Talvez, o problema todo seja amor não correspondido.

    E aí? Existem coisas boas? Por mais incrível que isso possa parecer para alguns, existe sim bastante coisa! Para aqueles que compraram o jogo apesar das inúmeras críticas negativas dos muitos haters que apareceram, o jogo é sim muito bom! O cenário em 3d é um charme à parte. Ele precisa ser montado apenas uma única vez e cabe na caixa sem problemas depois. O aplicativo é bem interativo e faz com que você possa explorar cada cantinho no mapa. Há também "cutscenes" em momentos chave da partida. O sistema de pilhagem e craft também são bastante interessantes! Imaginem o tamanho do livro de campanha e a quantidade de tokens pra fazer tudo isso de forma manual e com um overlord? 

    "Mi mi mi! Eu gosto de ser sempre o overlord! Se não posso ter a opção de ser o overlord, então é lixo! Vou dar nota zero sem nem encostar!" Então, você pode ser o overlord sem problemas. A 2ª Edição tá aí pra isso e tem conteúdo PRA CACILDA! Nem todos os jogos são feitos para mim ou para você. O mundo não gira em torno de você (nem de mim). Aprenda isso e irá se frustar menos.

    A qualidade das miniaturas também está excelente. Não sei se estou ficando chato ou exigente, mas vejo que a Cool Mini or Not (CMON) diminuiu bastante a qualidade das suas minis, sua melhor característica. Recentemente, comecei a me aventurar pintando Marvel United. foi inevitável comparar a qualidade com o Arcadia Quest. Em Marvel United, a maioria das minis possui alguma falha. Uma linha onde metades dos plásticos foram unidas aqui, um buraco de encaixe ali, uma ponta solta acolá... Em uma delas, a princípio achei que o personagem estava com 6 dedos na mão. Em Descent: Legends of the Dark, a Fantasy Flight caprichou na qualidade do seu produto. Todos os que compraram aprovaram e elogiaram a qualidade do material e o acabamento. Bem, quem não comprou e não gostou meteu malha dizendo que são feias. Tirem suas próprias conclusões.

    A comparação com Gloomhaven é ainda a mais comum. Tipo: "Se estou pagando 75% mais grana que no Gloomhaven, quero 75% a mais de conteúdo!"; "Gloomhaven é o melhor Dungeon Crawler! Por que preciso de outro jogo se posso jogar Gloomhaven?"; "Gloomhaven tem muito mais cenários!". Ok, é um jogo que eu não curti, mas não sou hipócrita e reconheço de longe sua magnitude! Mas, se esses argumentos fossem uma verdade irrefutável, então, poderíamos encerrar o gênero com o Gloomhaven, correto? Gloomhaven é um jogo que não pode ser definido por apenas um adjetivo. Mas é possível fazer um jogo no mesmo estilo (dungeon crawler) com outras pegadas e o resultado também é bom. E isso não significa que você deve comprar. Adoro meu Zombicide Black Plague. Por mim, não tem necessidade de outro Zombicide. Menosprezo as outras edições? Claro que não! Vi vários gameplays principalmente do invaders e esperando o de velho oeste pra ver alguns também! Vou comprar? Não. Vou lá dar nota baixa?Também não! Vida que segue.

    Meu jogo favorito de todos e o que me fez aprender a pintar é o Arcadia Quest. Quando o Starcadia Quest foi lançado, percebi que o Arcadia seria descontinuado. Eles até fizeram o aproveitamento de alguns personagens, mas muito conteúdo foi deixado de lado. Passei a odiar a CMON e a "nova edição" por conta disso? Não mesmo! Acabei comprando, experimentando e mesmo não tendo curtido tanto quanto a versão medieval, gostei do que vi.

    Um outro jogo que gosto muito e é o favorito da minha amada é o Jornadas na Terra Média. Como é gostoso para nós jogar uma partida sendo guiados pelo aplicativo! Isso foi inclusive um dos motivos que me aproximaram do Descent. Vi muitos comentários tipo: "É um videogame meia bomba"; "Se for pra ficar no PC, eu jogo um jogo de PC"; "Boardgame não deve se misturar com tecnologia". A tecnologia está aí para nos facilitar a vida! Alguém aqui ainda prefere ir à biblioteca a pesquisar sobre um tema a procurar na internet? Praticidade é sempre bem vinda. Massive Darkness é um jogo que eu curto muito! Mas tem muita carta, muitas habilidades, que são marcadas em um cartão para se lembrar, precisa de muito espaço físico para enfileirar as pilhas de compra de carta, enfim não é prático. Entretanto, ele possui um aplicativo que facilita em muito a vida. Consigo colocar o jogo na mesa com muito mais facilidade com o uso do App. Mesmo o Gloomhaven possui um Aplicativo para auxiliar em sua preparação e jogatina, que não são tão simples. Espero que a CMON nos dê um aplicativo no Massive Darkness 2, mesmo que seja pago como no Gloomhaven. A intenção não é substituir o físico pelo digital, mas facilitar o jogo e dar suporte. 

    Não quero me estender muito neste tópico, mas o preço desse tipo de entretenimento aqui no Brasil é fora do padrão da grande maioria das pessoas. E a tendência é piorar. Já expliquei em outras ocasiões coisas como formação de custos, tributação e poder aquisitivo. Só lembrar que sempre vão reclamar do preço. Até daquele Uno batido de procedência duvidosa por R$ 5,00 no camelô. "A galápagos poderia reduzir o lucro para baixar o preço, né?" Sim, e os donos de restaurante e de supermercado poderiam zerar seu lucro para acabar com a fome, né? Ninguém joga pra perder. Quando você investe seu patrimônio, você precisa ter retorno. Gosto de comida japonesa. É caro? Sim! Posso comer todo dia? Claro que não! Preciso ir na internet e dar nota baixa em todos os que forem mais caros ou que não forem da franquia que eu curto? Também não.

    Para quem interessar, o preço anunciado do jogo aqui no Brasil é de R$ 1400,00. Entretanto, em pré venda ele sai por R$ 1.200,00. Se pagar com boleto sai por R$ 1.080,00 e pesquisando bem por esse último preço você ainda consegue algum brinde (Eu consegui frete grátis e sleeves). R$ 320,00 de diferença. "É para os otários acharem que estão fazendo um bom negócio." Vi esse comentário e prefiro nem pensar no que passa na cabeça desse cidadão. Deixo para quem for louco o suficiente de ter chegado aqui interpretar. Mas sinto uma jogada de marketing feita pela Fantasy Flight nesse aspecto. Na minha humilde opinião, eles viram que o jogo ficou caro. Pra fazer as pessoas comprarem, nada melhor que uma promoção. Mas, fazer promoção com produto novo e perder dinheiro logo no lançamento não é uma ideia legal. O que fazer? Simples, vamos aumentar o preço e vender ao preço normal anunciando como desconto! Bem parecido com a nossa Black Friday e com o que o governo está fazendo com o fundão eleitoral - anuncia 6bi, veta colocando 4bi, o dobro do absurdo que estava, e jogam pra galera dizendo que foi feito um bom negócio. Há meses que a pré-venda em um site gringo do jogo estava saindo U$ 40,00 mais barato. Fica a reflexão.

    Estou ansioso pela minha cópia. Àqueles que odiaram, que torcem pelo flop do ano, a boa notícia é que na caixa, na parte de trás, no canto inferior esquerdo, há um desenho que indica "Ato I". Então, vem mais por aí para você odiar ainda mais! Aos que desejam o fracasso alheio, quando fiz minha compra no momento em que a galápagos me avisou da pré venda, a loja indicava 38 unidades disponíveis, no momento em que escrevo, tem 6. Foram 4 dias? Não parece flop pra mim.

    Lembrem-se! Não vai aparecer um cara de terno com crachá da Fantasy Flight na sua casa e levar seu Descent 2ª edição embora. Nem seus outros Dungeon Crawlers. Você pode continuar jogando eles. Inclusive o 2ª edição tem conteúdo a rodo pra não precisar ficar olhando pra grama do vizinho.

    Encerro meus devaneios com uma frase do grande Martin Luther King:

    "Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa."

    Abraços, bom jogos a todos!

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  • melchisedech
    102 mensagens MD
    avatar
    melchisedech09/08/21 11:37
    melchisedech » 09/08/21 11:37

    Ótimos comentários.  Inclusive já tem nota 1 nas avaliações aqui dos haters. Realmente existem os que torcem contra e rezam pra floppar. Dei minha nota pelo gameplay que vi ontem 

    0
  • patrickbnu
    1786 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu09/08/21 12:11
    patrickbnu » 09/08/21 12:11

    Albrecht::(...) A desvantagem do Overlord, na minha humilde opinião, é que o dono do jogo 99% das vezes está preso à esta função (...)


    Aqui no caso é o contrário, maioria quer ter a experiência do overlord, e normalmente o dono que acaba ficando com esse papel. 

    Tive duas situações com grupos diferentes na qual falaram "vou ser o overlord por ter mais experiência" (@Morbid, @generalFalur :ermm:) - para mim não colou, claro, poderiam falar apenas que gostariam de ser overlord e pronto :D8-)

    0
  • Patrickdsp7
    112 mensagens MD
    avatar
    Patrickdsp709/08/21 12:30
    Patrickdsp7 » 09/08/21 12:30

    Parabéns, me senti representado com seu ponto de vista.
    Única coisa que discordo, é a parte de ir na biblioteca kkkk, amo livros.
    Mas aproveitando o gancho, me preocupo com a longevidade de jogos com app. Até hoje não tive coragem de comprar Jornadas na Terra Média por isso, porque quero muito deixar minha coleção para meus filhos, e fico pensando se estes jogos com app não sofrerão pela falta de suporte no futuro. Mas, isso não significa que as implementações de apps (funcionais e atualizados) não são bem vindas em jogos de tabuleiro. Mas, parabéns, muito bem escrito.

    3
  • Hgodoy
    242 mensagens MD
    avatar
    Hgodoy09/08/21 12:32
    Hgodoy » 09/08/21 12:32

    A Ludopedia poderia restringir as notas dadas aos jogos, exigindo fundamentação a quem o faz.
    E o moderador excluir quando mal fundamentadas e claramente visando apenas denegrir (trabalho difícil, mas que pode obedecer alguns critérios previamente estabelecidos). Seria muito útil para refletir a opinião de quem realmente conhece o jogo e não favorecer artificialismos de quem apenas quer tumultuar ou "se vingar" sabe-se lá do quê.

    1
  • Gustavo L
    268 mensagens MD
    avatar
    Gustavo L09/08/21 12:43
    Gustavo L » 09/08/21 12:43

     Comentários sensatos, dar 1 num jogo que não jogou e tal é muito birra de criança.
     No caso da arte, eu sou acostumado a hogar muita coisa indie na Steam e ela me lembra muuuito isso. Só o arqueiro que realmente achei uma merda haushsuahsus

    2
  • lucasandrade4
    202 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade409/08/21 12:47
    lucasandrade4 » 09/08/21 12:47

    Acho que 90% do hate é por causa do app, pelo gameplay o jogo usa MUITO o app e ainda existe uma grupo significativo de "heavy gamers" que querem apps e coisas do tipo longe dos seus jogos. Com o Mansions teve menos por ser um público menos heavy gamer, acredito.

    E uns 10% por causa da arte, que para mim influencia muito pouco, mas é inegável desagradou muita gente dentro do público alvo.

    Mas, passando pela cortina de fumaça que é o app e a arte, o fato é que (e aqui minha análise é limitada, pois julgo pelos gameplays que assisti) o jogo em si não é de primeira linha.

    Não estou dizendo que o jogo é ruim, longe disso. Mas, o que se esperava do Descent é que se estabelecesse como um dos melhores Dungeon Crawlers que existe, ao lado do Gloomhaven e do Imperial Assault.

    A expectativa, devido ao nome "Descent" era gigante. E por mais que o jogo seja bom, talvez até acima da média, não é excelente. Não está no nível dos outros jogos que citei. 

    O cenário 3D não vi acrescentando nada tão significativo/criativo na experiência e o uso do app é extenso, mas também não vi maiores revoluções em relação ao Jornadas na Terra Média, por exemplo.

    Independente do hate, o jogo, apesar de ser um jogo sólido, não é o que se esperava, porque se esperava um nível de excelência muito alto.

    E por fim, a questão do preço pesa mais nesse caso, pagar caríssimo por um jogo que se quer está no mesmo degrau/patamar de excelência dos "concorrentes" dentro da categoria já complica. 

    6
  • mjdrago
    120 mensagens MD
    avatar
    mjdrago09/08/21 13:01
    mjdrago » 09/08/21 13:01

    Patrickdsp7::Parabéns, me senti representado com seu ponto de vista.
    Única coisa que discordo, é a parte de ir na biblioteca kkkk, amo livros.
    Mas aproveitando o gancho, me preocupo com a longevidade de jogos com app. Até hoje não tive coragem de comprar Jornadas na Terra Média por isso, porque quero muito deixar minha coleção para meus filhos, e fico pensando se estes jogos com app não sofrerão pela falta de suporte no futuro. Mas, isso não significa que as implementações de apps (funcionais e atualizados) não são bem vindas em jogos de tabuleiro. Mas, parabéns, muito bem escrito.

    Gostaria de dizer que Jornadas na Terra Média é um excelente jogo. Não se preocupe com tecnologias futuras e se divirta-se agora. Certamente os seus filhos terão esta ou outra forma de interação.
    Em um tópico recente falei sobre a minha demora em jogar Pandemic Legacy pensando no "desperdício" após o jogo encerrar. Quando finalmente tive coragem, comprei e joguei, fiquei questionando porque esperei tanto. É um jogo sensacional que vale cada centavo.

    2
  • Albrecht
    314 mensagens MD
    avatar
    Albrecht09/08/21 13:15
    Albrecht » 09/08/21 13:15

    patrickbnu::
    Albrecht::(...) A desvantagem do Overlord, na minha humilde opinião, é que o dono do jogo 99% das vezes está preso à esta função (...)


    Aqui no caso é o contrário, maioria quer ter a experiência do overlord, e normalmente o dono que acaba ficando com esse papel. 

    Tive duas situações com grupos diferentes na qual falaram "vou ser o overlord por ter mais experiência" (@Morbid, @generalFalur :ermm:) - para mim não colou, claro, poderiam falar apenas que gostariam de ser overlord e pronto :D8-)

    Seu Grupo é um ponto fora da curva! Deve ser bem legal a interação entre vocês. Na minha mesa, somente quando minha namorada está presente tenho alguma ajuda para armar a partida.
     Parabéns, me senti representado com seu ponto de vista.
    Única coisa que discordo, é a parte de ir na biblioteca kkkk, amo livros.

    Mas aproveitando o gancho, me preocupo com a longevidade de jogos com app. Até hoje não tive coragem de comprar Jornadas na Terra Média por isso, porque quero muito deixar minha coleção para meus filhos, e fico pensando se estes jogos com app não sofrerão pela falta de suporte no futuro. Mas, isso não significa que as implementações de apps (funcionais e atualizados) não são bem vindas em jogos de tabuleiro. Mas, parabéns, muito bem escrito.

    Obrigado! Também gosto de bibliotecas. Mas é inegável que digitar algo em um site de busca e ver os resultados é mais rápido que se deslocar até um outro local e catar livros em busca do que se procura. 
    Quanto à longevidade, eu acredito que no futuro haverá programas para rodar coisas antigas assim como existe hoje. Mês passado fui atrás de um jogo de PC que marcou minha infância. Ele roda em DOS e não tem compatibilidade com sistemas operacionais de 64bits (meu caso). Não precisei ir muito longe pra descobrir que há emuladores para executar tal tarefa. Eu tenho o aplicativo no meu tablet. Posso guardar o tablet na caixa do jogo quando eu não precisar mais dele para outras funções e usá-lo no futuro também.
    Comentários sensatos, dar 1 num jogo que não jogou e tal é muito birra de criança.
     No caso da arte, eu sou acostumado a hogar muita coisa indie na Steam e ela me lembra muuuito isso. Só o arqueiro que realmente achei uma merda haushsuahsus

    Quando a arte chama mais atenção que o restante do jogo é porque tem algo esquisito! Concordo com você que aquele elfo tá bisonho. Assim como o capacete da guerreira parece uma alegoria. Mas de tanto olhar até que estou me acostumando.
    Acho que 90% do hate é por causa do app, pelo gameplay o jogo usa MUITO o app e ainda existe uma grupo significativo de "heavy gamers" que querem apps e coisas do tipo longe dos seus jogos. Com o Mansions teve menos por ser um público menos heavy gamer, acredito.

    E uns 10% por causa da arte, que para mim influencia muito pouco, mas é inegável desagradou muita gente dentro do público alvo.

    Mas, passando pela cortina de fumaça que é o app e a arte, o fato é que (e aqui minha análise é limitada, pois julgo pelos gameplays que assisti) o jogo em si não é de primeira linha.

    Não estou dizendo que o jogo é ruim, longe disso. Mas, o que se esperava do Descent é que se estabelecesse como um dos melhores Dungeon Crawlers que existe, ao lado do Gloomhaven e do Imperial Assault.

    A expectativa, devido ao nome "Descent" era gigante. E por mais que o jogo seja bom, talvez até acima da média, não é excelente. Não está no nível dos outros jogos que citei. 

    O cenário 3D não vi acrescentando nada tão significativo/criativo na experiência e o uso do app é extenso, mas também não vi maiores revoluções em relação ao Jornadas na Terra Média, por exemplo.

    Independente do hate, o jogo, apesar de ser um jogo sólido, não é o que se esperava, porque se esperava um nível de excelência muito alto.


    E por fim, a questão do preço pesa mais nesse caso, pagar caríssimo por um jogo que se quer está no mesmo degrau/patamar de excelência dos "concorrentes" dentro da categoria já complica. 

    Pois é. A Fantasy Flight se tornou especialista em jogos com uso de App. Tanto que as referências e comparações são em sua grande maioria ao Jornadas na terra Média e o Mansion of Madness. Esse lance dos Heavy Gamers me lembra em muito a discussão Eurogamer x Ameritrasher (termo pejorativo, minha opinião). Vejo como um novo ramo nos Boardgames. Os jogos por aplicativo.
    Sobre não ser de primeira, é complicado afirmar o que é um jogo de primeira. Gloomhaven é super aclamado, elogiado e não é de graça. É um baita jogo! Pra mim, este humilde jogador que não conseguiu se interessar por ele, ele não tem esse peso por ser "de primeira". Por mais que se estabeleçam critérios objetivos, tudo depende de gosto e análises subjetivas. O que seria do verde se todos só gostassem do azul? 
    Vale ressaltar que o Hype é uma faca de gois gumes. Ele até pode ajudar a fazer propaganda, mas conhecer algo com o hype elevado atrapalha nosso julgamento inúmeras vezes. Muitos filmes em que eu não queria assistir porque estava com um pré-conceito de que seriam uma bosta, eu me surpreendi e gostei muito! Vou dar como exemplo "Iron Will - O Grande Desafio". Eu estava entediado em casa sem nada pra assistir e esse filme estava no antigo Cinema em Casa do SBT. Não existia internet e eu não tinha TV a cabo. Sentei, assisti e me maravilhei com a obra. Até hoje guardo esse filme com carinho no meu coração. 
    O exemplo oposto, e aqui dou mais uma vez minha cara a tapas, foi há pouco tempo quando fui na estreia, cheio de hype, para assistir Vingadores Ultimato. É um filme bom, sim. É de primeira linha, claro! É o melhor filme já feito? Para alguns sim. Gostei? Não... Na verdade fiquei decepcionado na maior parte do tempo. O filme anterior era frenético. Vários núcleos com ação e pancadaria a cada momento. O Filme é fantástico da primeira à última cena! Já no Ultimato, o filme se arrasta por horas para termos uns 20 minutos de ação épica. Com toda a certeza do mundo eu gostaria bem mais desse filme se eu tivesse ido ao cinema sem expectativas, sem hype.
    Gostei da sua análise. Em poucas palavras você conseguiu se aprofundar e tecer uma crítica extremamente coerente e coesa!

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  • Nephilimdn
    26 mensagens MD
    avatar
    Nephilimdn09/08/21 13:44
    Nephilimdn » 09/08/21 13:44

    O que eu vi de gameplay me chamou muito a atenção (veja o do rob's gaming table, o da Fantasy flight foi horrível) apesar de ter o elemento sorte eu senti o elemento estratégia bem presente, ele tem uma cara de médio para heavy game, o sistema de fadiga, todas as cartas tem um sistema de ficar virando e cada lado faz uma coisa diferente e específica para cada situação. Eu achei bem interessante, passou longe de ser um jogo só de rolagem de dados aleatório.

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Descent: Lendas da Escuridão - Odiadores vão odiar! (sem nem precisar olhar)
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