Post original: https://boardgameswithcouple.com/2020/11/08/extraordinary-adventures-pirates/
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Já tínhamos visto
Extraordinary Adventures: Pirates algumas vezes em sites como
boardgamegeek, e parecia muito divertido! Portanto, ficamos felizes em receber um jogo da Forbidden Games. Como grandes fãs de piratas, estávamos prontos para criar algumas aventuras.
Extraordinary Adventures é um jogo muito fácil de aprender. Para a configuração, você escolhe quatro navios com a mesma cor de sua escolha e os posiciona nos três espaços iniciais. Santo Agostinho, Havana e Gran Granada. Retire aleatoriamente as caixas de carga da sacola de suprimentos e coloque-as em cada navio mercante no tabuleiro igual aos quadrados de carga vermelhos mostrados no mapa. Em seguida, pegue três vezes o número de jogadores +1 das fichas de tesouro e coloque-as voltadas para cima perto do tabuleiro. Cada jogador pega as dez cartas com a sua cor e as embaralha; você pode pegar cinco cartas na sua mão. Depois disso, você embaralha o baralho do comerciante e o coloca no tabuleiro, embaralha as cartas do porto e coloca perto do tabuleiro e coloca três cartas do porto voltadas para cima. Então você está pronto para jogar. Se você jogar no modo avançado, você também pode pegar os meeples com a cor do seu player e colocá-los em um porto de sua escolha no mapa.
O objetivo do jogo é coletar o maior número de pontos de vitória. Você, como capitão, tem três navios para controlar e três rotas para navegar. Cada rodada você começa com cinco cartas em sua mão e pode jogar uma carta para cada navio. Você pode mover seu navio com o número da carta ou usar a segunda ação da carta, como mover três espaços na pista azul em vez de dois. Depois de terminar sua rodada, você descarta as três cartas e pega três novas. Se você não pode pegar novas cartas, embaralhe a pilha de descarte. Existem dois tipos diferentes de cartões avançados. As cartas de descarte com um ícone de caveira e ossos cruzados indicam para você descartar a carta que acabou de usar para fora do jogo. Você só precisa descartá-las se usar a ação secundária. Você sempre pode usar o cartão apenas para movimento. As cartas "
Play to table" são colocadas permanentemente na mesa, estas cartas dão-lhe upgrades para o resto do jogo, como por exemplo mais movimento.

Se o seu navio pousar em um navio mercante, você pode optar por saqueá-lo. Você pegará toda a carga daquele navio e também tirará uma carta do baralho do comerciante para colocar em sua pilha de descarte. Uma vez que um navio mercante é saqueado, qualquer outro jogador não pode saquear novamente. Você também pode visitar os portos. Quando você visita um porto ou saqueia um navio, você não pode mover aquele navio mais naquela rodada. Se pousar em um porto, você pode selecionar uma das cartas de porto voltadas para cima ou pegar a carta do topo da pilha para adicionar à sua pilha de descarte. Conforme você pega essas cartas, seu baralho vai crescer e você poderá mover seu navio mais rápido. Se você tiver carga suficiente para comprar um tesouro, também poderá comprar quantos tesouros puder. Basta combinar as cores das caixas de carga com as cores impressas nos tiles do tesouro para pegá-los. As peças do tesouro podem fornecer muitos pontos de vitória que podem determinar o vencedor do jogo no final. Se estiver jogando no modo avançado, você pode mover seu navio para um porto onde seu meeple está localizado e salvar seu pirata. Se você puder comprar um tesouro na hora, seu pirata dobrará a quantidade de pontos de vitória desse tesouro. Mas se outro jogador mover seu navio em um porto que contém seu meeple, ele capturará seu pirata e valerá dois pontos de vitória no final do jogo. Se você não puder comprar um tesouro enquanto salva seu pirata, você ainda pode resgatá-lo, mas eles valerão apenas um ponto de vitória no final do jogo. Se a última peça de tesouro for reivindicada, você pode comprar novas peças uma vez para a mesma quantidade de jogadores.

O jogo termina se um navio chegar a Trinidad, então a pontuação começará. O jogador que chegar a Trinidad primeiro obterá o maior número de pontos finais e reivindicará uma peça de tesouro de graça, se ainda houver alguma. O segundo na pista também receberá alguns pontos, mas menos, o terceiro ainda menos e assim por diante. Se você ainda tiver alguma carga, você receberá meio ponto de vitória por caixa de carga. O jogador com mais pontos de vitória vence o jogo.
Nós nos divertimos muito jogando
Extraordinary Adventures: Pirates! e sabemos agora porque este jogo consegue uma boa avaliação. É um jogo fácil de aprender e jogar, mas você ainda precisa pensar que movimento fará para tentar obter o máximo de pontos de vitória. Todas as caixas de carga são colocadas aleatoriamente, o que significa que todas as cores estão espalhadas por toda parte. Você precisa coletar as cores certas para os tesouros, então você precisa pensar e escolher quais navios deseja saquear e quais portos deseja visitar. Mas você não pode relaxar. Se seu oponente chegar à carga primeiro, você não poderá mais reivindicá-la, o que lhe dará menos carga para gastar em tesouros. Achamos muito divertido tentar obter o equilíbrio certo entre correr até o fim e parar ao longo do caminho para tentar obter o máximo de recursos e meeples.
O que não gostamos foi a duração do jogo. Nós dois paramos algumas vezes para coletar recursos e construir nossos decks, o que naturalmente tornou o jogo mais longo. Mas porque você faz a mesma coisa repetidamente a cada turno, ficamos felizes quando chegamos ao final para marcar os pontos.
Considerações Finais
Extraordinary Adventures: Pirates! é um bom jogo leve com um ótimo tema. A qualidade dos meeples e componentes é muito boa e também o tabuleiro do jogador é bem feito. O tabuleiro do jogador é particularmente grande, mas fica bem plano na mesa e não vira nas bordas. Isso realmente atrasaria a jogabilidade. Se você gosta de jogos de corrida leves com um pouco de pensamento estratégico, este é um bom jogo para adicionar à sua coleção.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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