Muitos pensam que com os EUA chegando na Lua em 1969 a corrida espacial tinha terminado, com os Yankees sendo os grandes vencedores. Lego engano, meu camarada. O principal objetivo soviético não era simplesmente chegar em uma simplória rocha na órbita da Terra, mas sim a conquista do espaço sideral, levando a todo o Universo os valores comunistas de Lenin e Stalin. E eles conseguiram. Em uma missão ultrassecreta, uma espaçonave com colonizadores, foi lançada a outro sistema solar. Bem… Na verdade, só conseguiram em parte. Pouco tempo após o lançamento todas as comunicações foram perdidas e nunca mais o Kremlin teve qualquer notícia dos tripulantes. Todos os arquivos relativos a missão da Krasnaya Zarya foram perdidas, soterrados sob paquidérmica burocracia socialista e, com a queda da URSS, o feito passou a ser considerado um mito e depois, nem isso. Mas a missão conseguiu chegar ao destino, um planeta hospitaleiro, com todas as condições de abrigar vida humana. Porém o pouso não foi suave e com a nave irremediavelmente danificada, os sobreviventes criaram um acampamento provisório, esperando que outras naves chegassem. O tempo foi passando, o provisório se tornou definitivo. Uma sociedade surgiu entorno do que restou da já quase desmontada Krasnaya Zarya. Inspirada nos grandes líderes socialistas do passado (cujo os nomes se perderam na memória coletiva) e nos ideais comunistas (que ninguém realmente se lembrava como eram exatamente), uma comunidade onde se acredita que tudo é de todos e para todos floresceu no planeta, sempre olhando para o céu em busca dos irmãos que ainda não chegaram. Agora, sente-se a mesa comunitária, pois Red Outpost Tá na Mesa!

Red Outpost é um jogo de 2019, criado por Raman Hryhorky. De um a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Red Outpost os jogadores precisam manter a produção de insumos da colônia e, ao mesmo tempo, não deixar a moral dos trabalhadores baixa. E aproveitar certas oportunidades obscuras.
- Sabia que não prestava! Lixo comunista! Vou chamar meu parça 0# para acabar com esses vagabundos!
Calma lá, coxinha de vento. Nem conhece o jogo e já vem criticando. O jogo é uma “simples” alocação de trabalhadores, onde os meeples não pertencem a um só jogador, mas sim a coletividade. Na sua vez o jogador pode usar qualquer trabalhador disponível em qualquer área disponível do jogo. E qualquer bem coletado não fica com o jogador que fez a ação, mas vai para um armazém coletivo.
Há seis trabalhadores: Fazendeira, Mineiro, Pescador, Pastor, Burocrata e Comissária. Cada um, como se pode perceber, é especialista em uma área, e quando ele é usado para fazer o que sabe, fica contente. Já se for alocado para algo que não domina ou não gosta, fica irritado. E isso está relacionado ao resultado final da partida.
Na sua vez o jogador coloca um de seus discos de influência na imagem do trabalhador que vai usar e depois de resolver a ação, altera o humor do cidadão. No fim do dia, o jogador com mais marcadores em cada trabalhador ganha (Nota do Sr. Slovic: Ou perde, se o humor for negativo) Pontos de Vitória (PV).
Outra maneira de pontuar é conseguir as matérias básicas da sociedade (Trigo, Lã, Carvão e Peixe). Cada vez que produzir algo, o jogador move seu marcador na Roda da Produção. Cada volta completa dá ao jogador 2 PV e um Cristal, que, entre outras coisas, pode ser usado para engrandecer o Palácio dos Soviéticos, que dá PV no fim do jogo para os que mais contribuíam. Há também uma maneira nada camarada e extremamente mesquinha (Nota da Sra. Slovic: Considerando os padrões vigentes na sociedade de Red Outpost) para se pontuar. Assim que o produto for coletado, é estocado no Armazém Geral. Quando houver três ou mais produtos idênticos, o jogador que colocou o último pode vendê-los para ganhar PV.
- Ei, o jogo é um lindo tributo ao comunismo e agora os sujos imperialistas da Nova Ordem Mundial querem destruí-lo. Estão acabando com nossa utopia! Essa produção é só nossa e de mais ninguém! Jogo chato com apologia ao consumismo predatório!
Enfim, a hipocrisia, ty kapitalisticheskaya svin'ya! Há jogos que criticam vários aspectos da nossa sociedade, como Koleijka, Freedom: the Underground Railroad e Monopoly (Nota do Sr. Slovic: Pelo menos na concepção original deste último). O que devemos, como cidadãos, é analisar as razões destas críticas e, se necessário, tentar mudar nossa maneira de agir e pensar. E não odiar o jogo só porque acha que ele é propaganda de um “ismo” qualquer. Voltando ao assunto, o dia é dividido em 5 fases, sendo que em algumas delas cada jogador move só um trabalhador e em outros todos os meeples devem ser movimentados (Nota da Sra. Slovic: O que pode gerar um certo desconforto em alguns jogadores, já que pode ocorrer de um jogador mover mais trabalhadores que o outro). Nem todos os locais estão disponíveis o tempo todo e em cada um só pode haver um trabalhador. A partida termina no fim do segundo dia (Nota do Sr. Slovic: Parece pouco, mas dá tempo de fazer muita coisa, mas nunca tudo o que você realmente precisa). E na versão avançada, cada jogador tem duas cartas especiais, uma de personagem e outra de local, que alteram as regras quando tal persoangem ou tal lugar é usado pelo dona da carta.

No geral, Red Outpost traz uma proposta diferente de alocação de trabalhadores (Nota do Casal Slovic: Por isso usamos aspas lá no começo). Apesar que a primeira vista você pode achar que é um cooperativo, onde todos se ajudam para o bem da sociedade, na verdade é uma corrida desleal onde a astucia aliada com a dose certa de puxar o tapete dos camaradas é o que importa. O lema aqui é: “o que é meu, é meu. E o que é seu, é meu também”. A partida é rápida, então qualquer descuido pode ser fatal. Nem todas as localidades produzem algo. Há a cervejaria, que ajuda a aumentar o humor (Nota da Sra. Slovic: Exceto da Comissária: “Bebidas corroem o bom caráter do verdadeiro comunista”), Alojamentos, Cozinha Comunitária, a Krasnaya Zarya (Nota do Sr. Slovic: Muitas peças que podem ser úteis futuramente, em outras comunidades, se é que você me entende…). O manual é bem fácil de entender, com um toque sutil de humos e um visual de arquivos antigos perdidos em seções típicas de burocracias que só servem para sustentar a si mesmo. Então, meu camarada, una-se a outros como você, para fortalecer o espírito socialista e engrandecer a memória de nossos líderes… (longa pausa apontado para uma estátua)Aquele cara ali, aquela lá no fundo e um monte de outros lá dentro, nas pinturas, vocês sabem de quem estou falando, né? Ah! E um último um aviso: Não fique deslumbrado e cego por alguém que promete uma idílica sociedade comunitária onde todos são igualmente (Coloque aqui a palavra que mais se aproxima do seu ideal, como: livres, valorizados, ajudados… Oprimidos, desalentados, aproveitados, humilhados, mortos…). Essa pessoa pode ser um vigarista só procurando incautos para se aproveitar. Uvidimsya pozzhe i spasibo za rybu!