No processo de board-evangelização de um grupo de amigos planejei levar Coup para uma festinha onde o total de pessoas e a situação me pareciam compatíveis. Eis que faltando um dia antes da festa me avisam que mais pessoas iriam e dentre elas uma criança de 10 anos e sua avó de 80 anos...
Coloquei na cabeça que seria interessante todos os 9-11 convidados jogarem. Desisti do Coup. Tanto pela quantidade de pessoas, nível das regras (Até daria com mais calma) e falta de espaço na mesa do local (Para apoiar as moedas, se é que haveriam moedas suficientes). Lembrei então do Werewolf (https://ludopedia.com.br/jogo/werewolf), que funciona muito bem com grandes grupos, festas e sem necessidade de mesa. Mas quem disse que eu tinha o jogo? Acabei me dando conta que poderia usar o Coup! Então, apresento a vocês minha versão de "Werewolf" utilizando as cartas de coup, chamo de "Mistério na corte".
Basicamente é o mesmo jogo, onde as principais cartas seriam dispostas assim:
2 Assassinos = Werewolves/Lobisomens (Atacam os humanos);
1 Condessa vidente = Seer/Vidente (Vê as cartas alheias);
1 Capitão = Doctor/Bruxa (Apenas protege ou também elimina/prende suspeito, preferi apenas "proteger");
"n" Duque/Embaixador = Villagers/Aldeões (Votam durante dia no suspeito da vez);
A ideia é criar um clima bem "Game of thrones" para essa corte italiana corrupta, onde o rei foi deposto e alguns corruptos buscam o poder através de assassinatos. Uma vantagem que vi nessa "roupagem" é que os equivalentes "humanos/aldeões" não fazem linchamentos durante o dia, apenas mandam prender o suspeito para retirá-lo do jogo (sempre achei um tanto radical inocentes morrerem assim...).
É possível ainda incluir o Inquisidor e usá-lo para aumentar a quantidade de "Aldeões" ou para representar alguma outra carta especial do jogo, ou mesmo fazer uma dupla de "irmãos". Se alguém quiser ler as regras, usei como base as disponíveis aqui (inglês): http://www.playwerewolf.co/rules/
E no fim funcionou muito bem para a criança e a avó! 