Boa tarde galera,
passeando pelo BGG vi que um pessoal postou as fotos do Manual da Edição de Colecionador da Bd5E com a parte da mini-expansão para o Guerra do Anel, então venho aqui para postar essas fotos do manual para vocês
em inglês.
https://www.ludopedia.com.br/jogo/war-of-the-ring-the-fate-of-erebor/imagens/180918
https://www.ludopedia.com.br/jogo/war-of-the-ring-the-fate-of-erebor/imagens/180917
https://www.ludopedia.com.br/jogo/war-of-the-ring-the-fate-of-erebor/imagens/180919
[EDITADO] Tive a iniciativa de fazer a tradução do manual, segue todas as regras da expansão:
Capítulo XIII:
O DESTINO DE EREBOR
"Quando você pensar na grande Batalha do Pelennor, não se esqueça das Batalhas em Vale e do valor do Povo de Durin. Pense no que poderia ter sido. Fogo de dragão e espadas selvagens em Eriador, noite em Valfenda."
Assim disse Gandalf sobre a importância de defender o Norte durante a Guerra do Anel.
Mas e se a Batalha dos Cinco Exércitos fosse perdida pelos Povos Livres e Dáin nunca se tornasse Rei Sob a Montanha? E se os Anões das Colinas de Ferro fossem apenas os sobreviventes dispersos de seus parentes, lutando uma batalha extenuante para defender suas casas? E se Dale nunca fosse reconstruída?
Ao jogar a Guerra do Anel, presumimos o resultado "histórico" da Batalha dos Cinco Exércitos. Os Povos Livres venceram, Erebor e Dale foram reconstruídos, a maioria dos Anões das Colinas de Ferro mudou-se para o Reino Sob a Montanha e o Norte está prosperando novamente sob o sábio governo de Dain, Bard e, posteriormente, seu filho Brand.
O Destino de Erebor é uma variante da Guerra do Anel que você pode jogar quando o jogador das Sombras vencer a Batalha dos Cinco Exércitos. O curso da história muda drasticamente. Orcs se estabelecem na Montanha Solitária e estabelecem uma fortaleza lá. Os anões permanecem nas colinas de ferro, mas sua comunidade está longe de prosperar. No rastro da batalha perdida, a Cidade do Lago não existe mais, e o Reino de Dale nunca é restabelecido, apenas ruínas remanescentes.
O quanto O Destino de Erebor pode mudar o curso da Guerra do Anel? Você pode descobrir jogando esta variante.
LISTA DE COMPONENTES
- 8 peças de sobreposição do tabuleiro:
- Peça de sobreposição Destino de Erebor (tamanho Padrão e Aniversário).
- Peça de sobreposição da Fortaleza de Erebor (Fortaleza das Sombras), para colocar as unidades sitiadas (tamanho Padrão e Aniversário).
- Duas Peças de Cidades - para usar na Variante Opcional de Novas Cidades (tamanho Padrão e Aniversário).
- 8 Cartas Alternativas (um resumo das novas cartas é apresentado na próxima página para sua conveniência):
- 4 Cartas Alternativas de Evento dos Povos Livres (Cartas de Estratégia 4, 19 e 22; Carta de personagem 17).
- 2 Cartas Alternativas de Evento das Sombras (Cartas de Estratégia 20 e 22).
- 2 Cartas Alternativas do Personagem "Gimli" (Carta Alternativa "Gimli, Filho de Gloin"; Carta Alternativa "Gimli, Senhor dos Anões" para usar com as regras do Conselho de Valfenda na expansão Senhores da Terra-média).
CONFIGURAÇÕES
- Coloque a Peça de Sobreposição Destino de Erebor sobre as regiões respectivas do tabuleiro (Erebor, Dale, Colinas de Ferro).
- Coloque a Peça de Sobreposição da Fortaleza de Erebor, só que agora pertencente às Sombras, no canto esquerdo do Tabuleiro.
- Substitua as cartas de Guerra do Anel (Cartas de Evento de Estratégia de Povos Livres 4, 19 e 22; Carta de Evento de Personagem de Povos Livres 17; Cartas de Evento de Estratégia das Sombras 20 e 22; Carta de Personagem "Gimli, Filho de Gloin") pelas cartas alternativas.
- Altere a configuração dos Exercitos Iniciais do Guerra do Anel, conforme descrito abaixo:
- Nenhuma unidade dos Anões em Erebor.
- Nenhuma unidade do Norte em Dale.
- 2 Regulares de Sauron em Erebor.
- 2 Regulares e 1 Líder do Norte em Carrock.
- 2 Regulares dos Anões em Ered Luin.
- 2 Regulares e 1 Líder dos Anões em Iron Hills.
- A Nação dos Anões está ativa no início do jogo (o contador Político da Nação dos Anões deve ser colocado com o lado "Ativo" para cima).
MUDANÇAS NO TABULEIRO
As seguintes mudanças no tabuleiro são mostradas pela peça de sobreposição Destino de Erebor.
- Erebor é, para todos os efeitos, uma Fortaleza das Sombras (Sauron). Sua região faz parte da nação de Sauron, não dos Anões. Seu controle não concede nenhum Ponto de Vitória ao jogador das Sombras e, se conquistado pelos Povos Livres, concede Pontos de Vitória ao jogador dos Povos Livres como qualquer outra Fortaleza das Sombras.
- Dale não é uma Cidade, é uma Fortificação, e sua região não faz parte de nenhuma nação.
- Iron Hills não é mais uma Vila, e sim, uma Cidade (e ainda parte da nação dos Anões).
- Além dessas mudanças no tabuleiro e na configuração das variantes e nas cartas, todas as regras normais da Guerra do Anel e condições de vitória se aplicam.
SENHORES DA TERRA MÉDIA
Se jogar O Destino de Erebor com O Conselho de Valfenda rege a expansão dos Senhores da Terra-média, o personagem "Gimli, Senhor dos Anões" pode começar o jogo em Iron Hills ou Ered Luin, não em Erebor. Use a versão alternativa do personagem incluída nesta expansão.
NOVAS CIDADES (VARIANTE OPCIONAL)
Se você decidir jogar O Destino de Erebor com esta variante opcional, use as duas peças de cidade incluídas para modificar o tabuleiro do jogo da seguinte forma:
- Coloque a peça da Cidade dos Povos Livres em Ered Luin.
- Coloque a peça de Cidade das Sombras em Rhûn do Sul.
Essas regiões são tratadas como Cidades, e não mais como Vilas, para todos os efeitos do jogo.
CARTAS ALTERNATIVAS
CARTAS DOS POVOS LIVRES
* Gimli, Filho de Gloin (Personagem 1/18)
Substitui a versão anterior de "Gimli, Filho de Gloin"
A habilidade de Gimli não se aplica em Erebor, mas em Iron Hills ou Ered Luin.
* Gimli, Senhores Anões (Personagem LM 6/10)
Substitui a versão anterior de "Gimli, Senhor dos Anões"
Ao contrário da versão de Senhores da Terra-média do personagem, Gimli não começa em Erebor, e a habilidade de Gimli não se aplica em Erebor, mas em Iron Hills ou Ered Luin.
* Lá e de volta (Evento de Personagem 17/24)
Repara a versão anterior de "Lá e Volta Novamente"
Separe da Sociedade um Companheiro ou Grupo de Companheiros. Você pode movê-los para uma região extra.
Então, se Gimli ou Legolas estiverem em Carrock, Iron Hills ou Woodland Realm, ative a Nação do Norte e avance os Anões, os Elfos e as Nações do Norte um passo cada no Caminho Político.
* Livro de Mazarbul (Evento de Estratégia 24/4)
Substitui a versão anterior do "Livro de Mazarbul"
Mova qualquer um ou todos os Companheiros que não estejam na Sociedade.
Então, se um Companheiro estiver em Iron Hills ou Ered Luin, mova a Nação Anã diretamente para a etapa "Em Guerra" e recrute uma unidade Anã (Regular ou Elite) naquela região.
* Bardings (Evento de Estratégia 19/24)
Substitui "Homens do Rei Brand"
Recrute uma unidade Norte (Regular ou Elite) e um Líder Norte em uma região adjacente a Vale (ou em Vale, se houver um Exército de Povos Livres lá).
Em seguida, compre uma carta de Evento de Estratégia.
* Anões das Colinas de Ferro (Evento de Estratégia 22/24)
Substitui "Dáin Ironfoot's Guard"
Recrute uma unidade Anã (Regular ou Elite) e um Líder Anão em uma região adjacente a Dale (ou em Dale, se houver um Exército de Povos Livres lá).
Em seguida, compre uma carta de Evento de Estratégia.
CARTAS DAS SOMBRAS
* Orcs se multiplicando novamente (evento de estratégia 20/24)
Substitui a versão anterior de "Orcs Multiplicando Novamente"
Recrute três unidades Sauron Regulares em Dol Guldur e três unidades Sauron Regulares em Mount Gundabad ou Erebor.
* Monstros Roused (Evento de Estratégia 22/24)
Substitui a versão anterior de "Monster Roused"
Recrute uma unidade Sauron Regular em cada um dos Angmar, Ettenmoors e Weather Hills, e uma unidade Sauron Elite em Trollshaws;
ou Recrute uma unidade Sauron Regular em cada Floresta das Trevas Ocidental, Floresta das Trevas do Norte e Charneca Seca, e uma unidade Sauron Elite em uma dessas três regiões.
O que esperam dessa expansão/variação?