Fala galera, beleza? Neste Gambiarra Board Games de número 108, Gustavo Lopes e Carolina Gusmão falam sobre o jogo de tabuleiro Nemesis, uma experiência épica em formato de jogo de tabuleiro inspirada na série de filmes Alien. Jogamos o jogo no modo solo, cooperativo em dois jogadores, cooperativo em mais pessoas e o modo principal do jogo, que é o modo semi-cooperativo, e vamos comentar sobre as diferentes experiências que ele proporciona, além de claro, curiosidades do jogo, do autor, as expansões dos dois Kickstarters e muito mais. Vale ressaltar que o Gustavo que vos fala é um grande fã de filmes de alien, filmes de ficção científica de sobrevivência e principalmente do filme Alien: O Oitavo Passageiro, portanto existe um viés muito grande de preferência pelo tema.
Nos destaques da semana: Mercado de Lisboa, Space Hulk: Death Angel. Review Retrô#051 - Prehistory
Eita que a Carol estava certa! Se "em breve estamos fazendo nossos dois anos de podcast", não estão "entrando no nosso terceiro ano".
Quando você "faz" no sentido de "completa" anos, você está assumindo que existe o ano (e dia) 0.
Quando você faz referencia ao calendário gregoriano (ou, antes, o juliano) o primeiro ano é o ano 1.
Logo, em breve vocês estariam chegando ao fim do ano 2 e entrando no ano 3;
ou em breve vocês estariam fazendo dois anos de podcast e iniciando mais um.
Uma coisa que é importante destacar do Mercado de Lisboa é que é o jogo do Vital mais distante do perfil do Vital. Primeiro porque é um thinky filler de 40~50 min. Nenhum outro jogo dele dura isso. E segundo porque é o menos temático dele - o tema poderia ser qualquer coisa! Especialmente na contagem de pontos: quanto mais lojas, mais os consumidores gastam o que, na lógica, deveria ser exatamente o oposto, quanto maior a oferta, menor o lucro por estabelecimento. Apesar disso, é um excelente jogo.
Agora falando do Nemesis... Quando você perguntou se eu tinha assistido a versão brasuca, já pensei que estava falando do clássico Spaceballs!
Como são memoráveis os jogos temáticos, não? Dificilmente vamos ter um momento que vamos lembrar de uma jogada extraordinária de um euro (mas eu tenho uma grande e memorável virada em Cyclades). Certamente é um jogo que eu iria gostar, aliás, eu, Túlio, estou quase procurando o Rick para fazer uns clones de mim, porque Battlestar Galactica, foi anunciada nova série (isso significa que pode ter novo jogo), Dune (li tudo do Frank Hebert e Dune: Imperium está num hype só lá fora) e Nemesis (também já assisti tudo que existe da franquia Aliens, inclusive dos crossovers com Predador) estão aí para me tentar. Mas todos nós sabemos como histórias de clones acabam, né?
Eita que a Carol estava certa! Se "em breve estamos fazendo nossos dois anos de podcast", não estão "entrando no nosso terceiro ano".
Quando você "faz" no sentido de "completa" anos, você está assumindo que existe o ano (e dia) 0.
Quando você faz referencia ao calendário gregoriano (ou, antes, o juliano) o primeiro ano é o ano 1.
Logo, em breve vocês estariam chegando ao fim do ano 2 e entrando no ano 3;
ou em breve vocês estariam fazendo dois anos de podcast e iniciando mais um.
Uma coisa que é importante destacar do Mercado de Lisboa é que é o jogo do Vital mais distante do perfil do Vital. Primeiro porque é um thinky filler de 40~50 min. Nenhum outro jogo dele dura isso. E segundo porque é o menos temático dele - o tema poderia ser qualquer coisa! Especialmente na contagem de pontos: quanto mais lojas, mais os consumidores gastam o que, na lógica, deveria ser exatamente o oposto, quanto maior a oferta, menor o lucro por estabelecimento. Apesar disso, é um excelente jogo.
Agora falando do Nemesis... Quando você perguntou se eu tinha assistido a versão brasuca, já pensei que estava falando do clássico Spaceballs!
Como são memoráveis os jogos temáticos, não? Dificilmente vamos ter um momento que vamos lembrar de uma jogada extraordinária de um euro (mas eu tenho uma grande e memorável virada em Cyclades). Certamente é um jogo que eu iria gostar, aliás, eu, Túlio, estou quase procurando o Rick para fazer uns clones de mim, porque Battlestar Galactica, foi anunciada nova série (isso significa que pode ter novo jogo), Dune (li tudo do Frank Hebert e Dune: Imperium está num hype só lá fora) e Nemesis (também já assisti tudo que existe da franquia Aliens, inclusive dos crossovers com Predador) estão aí para me tentar. Mas todos nós sabemos como histórias de clones acabam, né?
Por fim: Anachrony! Bingo!
Grande Túlio!
Considerando que a gente teve o ano 1 e o ano 2, agora estamos indo pro ano 3 kkkkk igual essa galera que divide por temporada, se o ano 1 = season 1, ano 3 = season 3 kkkk mas no nosso caso a gente é quase ano fiscal europeu que começa em julho e termina em junho, aqui começa em agosto e termina em julho kkkkkkkkk
Sobre o Mercado de Lisboa, mais 3 semanas e vamos fazer o cast dele, praticamente tudo preparado, já tenho minhas ressalvas (jogamos mais vezes depois da gravação do cast do Nemesis e já estou acumulando mais partidas pra podermos falar no cast).
Sobre a série do Betostar, por enquanto estamos contentes com a dos anos 2000 (estamos no s03e02 kkk), mas butilheiro está apostando que Duna será a série de ficção científica da geração atual. Tem potencial? Tem. Mas será? Vamos ver. Foda que só tá saindo jogo pra galera e o Dune Imperium ainda não me pegou.
Agora sobre os momentos memoráveis, realmente os jogos mais voltados para o impacto do tema vão ter essa tendência (nem todos talvez, mas com certeza o Nemesis é um deles), mas é por isso que o Anachrony é tão bom, pq ele tem tema e tem reviravoltas muito boas (tipo meu mega blink na última partida que a gente jogou) e eu tento contar uma história com elas, pq querendo ou não é um jogo que tem uma história mto forte por trás que transparece em tudo o que vc faz, pelo menos eu abstraio isso kkk
Forte abraço!
Parabéns galera ! Esse foi o melhor (e mais empolgado ) relato sobre o jogo. Assino embaixo tudo que vocês falaram, a experiência que esse jogo traz é fantástica. É um dos queridinhos aqui em casa, até a esposa eurogamer curtiu.
Único ponto divergente entre nossas opiniões fica a respeito do modo solo, detestei ! Sério, achei incompleto, achei que foi feito às pressas só porque deve ter batido alguma meta no KS. Inclusive tem carta que se torna inútil no modo solo (por exemplo aquela de interrupção), enfim, apenas meu ponto de vista.
No mais é um jogão daqueles que deixam lembranças fantásticas, o triste é que depois que você joga Nemesis, sua expectativa com outros Amerigames sobe demais pois involuntariamente você começa a fazer as comparações.
Parabéns galera ! Esse foi o melhor (e mais empolgado ) relato sobre o jogo. Assino embaixo tudo que vocês falaram, a experiência que esse jogo traz é fantástica. É um dos queridinhos aqui em casa, até a esposa eurogamer curtiu.
Único ponto divergente entre nossas opiniões fica a respeito do modo solo, detestei ! Sério, achei incompleto, achei que foi feito às pressas só porque deve ter batido alguma meta no KS. Inclusive tem carta que se torna inútil no modo solo (por exemplo aquela de interrupção), enfim, apenas meu ponto de vista.
No mais é um jogão daqueles que deixam lembranças fantásticas, o triste é que depois que você joga Nemesis, sua expectativa com outros Amerigames sobe demais pois involuntariamente você começa a fazer as comparações.
Grande abraço.
Grande Darth! Sobre a carta de Interromper, como geralmente vc usa muita carta pra pagar custos, não tive problema com isso, mas é como eu falei, a experiência acaba sendo mais interessante do que certas coisas nele, e realmente, agora antes de pegar qualquer ameri vou ficar pensando: Pego uma expansão pro Nemesis ou esse jogo? kkkk Forte abraço!
Parabéns pelo excelente episódio!! Apesar das advertências do Ministério do Gambiarra Board Games, não pude resistir e acabei comprando o Nemesis, ainda mais depois de ouvir a empolgação do Gustavo
Como a minha cópia ainda não chegou, fiquei com algumas dúvidas. No insert padrão do jogo, é possível guardar as cartas sleevadas? Além disso, como fica a organização de componentes nesse insert?
Estou avaliando se vale, ou não, a pena investir em um insert da Bucaneiros... Geralmente em jogos com setup complicado/demorado eu acho que compensa bastante, por isso queria saber, por favor, qual a avaliação de vocês sobre isso no Nemesis.
Parabéns pelo excelente episódio!! Apesar das advertências do Ministério do Gambiarra Board Games, não pude resistir e acabei comprando o Nemesis, ainda mais depois de ouvir a empolgação do Gustavo
Como a minha cópia ainda não chegou, fiquei com algumas dúvidas. No insert padrão do jogo, é possível guardar as cartas sleevadas? Além disso, como fica a organização de componentes nesse insert?
Estou avaliando se vale, ou não, a pena investir em um insert da Bucaneiros... Geralmente em jogos com setup complicado/demorado eu acho que compensa bastante, por isso queria saber, por favor, qual a avaliação de vocês sobre isso no Nemesis.
Forte abraço!
Fala Victor, espero que curta o jogo! A gente aqui antes de levar pra casa ponderou bastante até entender se ele poderia dar certo e foi uma das escolhas mais assertiva que fizemos, mas sei que tem uma galera que vai jogar o jogo pensando que é Zombicide ou um euro e tem uma experiência ruim kkkkk
As cartas sleevadas cabem sim no Insert. Quando vc abrir o jogo vai perceber que tem o dobro de espaço pra guardar as cartas, então cabem sim. As nossas eu sleevei só as cartas grandes, que embaralham mais, e ainda sobrou bastante espaço.
Sobre o insert, o Nemesis tem realmente um setup enrolado, mas não sei o quanto um insert desses vai auxiliar no setup. Realmente tem jogos que eu acho que um insert muda muito, mas no caso do Nemesis não sei o quanto, precisaria testar.
Forte abraço!