Post original: https://www.boardseyeview.net/post/bumuntu
Bumúntú é aparentemente uma palavra centro-africana que significa civilização. Este, entretanto, não é um jogo de Civilização. Em vez disso, é um excelente jogo de estratégia abstrata de coleção de conjuntos com um elemento inteligente de manipulação de mercado bem adicionado.

Bumúntú vem com 10 conjuntos de peças de animais, mas apenas oito são usados em qualquer jogo, então você pode escolher no início, ou determinar aleatoriamente, quais oito animais usar. Os oito conjuntos de peças são embaralhados e colocados aleatoriamente, mas com a face para cima no tabuleiro de grade 8x8. Ao lado do tabuleiro existe também um placar. A pontuação real é feita apenas no final do jogo (não há pontuação durante a partida), mas o placar também atua como um painel de mercado, mostrando como cada espécie animal será pontuada no final. Alguns darão pontos para cada um dos animais coletados, mas outros apenas recompensarão os jogadores com o maior e o segundo maior número de animais daquela espécie. A posição inicial de cada espécie neste tabuleiro é aleatória, mas certos blocos 'avançados' coletados no jogo (todos aqueles com fundos escuros) permitem que os jogadores manipulem as posições neste mercado: então você pode tentar aumentar o valor das espécies que você está se saindo melhor às custas de espécies em que você acha que um jogador rival tem a maioria.

Cada animal tem sua própria ação especial ou capacidade de movimento. Os jogadores sempre podem mover seu peão para um quadrado adjacente, mas se eles usarem o movimento / habilidades do animal em que estão, eles coletam a peça de onde estão se movendo. No mínimo, os jogadores planejarão um movimento à frente (você estará em um bloco tentando descobrir o melhor lugar para ir a partir desse bloco). Você descobrirá que o Bumúntú incentiva os jogadores instintivamente a estender seu planejamento: sem avisar, mesmo os jogadores bem jovens logo tentarão calcular onde querem estar três ou quatro movimentos futuros. Os jogadores Bumúntú de hoje podem vir a ser os grandes mestres do xadrez de amanhã!

Embora você tenha muitas opções no Bumúntú, este não é um jogo onde os jogadores hesitarão em seus movimentos. Alguns dos animais têm o efeito de empurrar os peões de outros jogadores, então há potencial para as ações do oponente atrapalharem sua cascata de movimentos cuidadosamente planejada, mas você pode mitigar isso coletando fichas de banana. Estes são um bônus oferecido em metade das peças e podem ser trocados por um movimento livre. O avanço e os bônus de coleção definidos em outras peças serão mais valiosos em relação à pontuação do final do jogo, mas o acúmulo criterioso de bananas pode protegê-lo de ser atingido em uma posição onde, de outra forma, perderia uma jogada.

Você pode esperar que um jogo de Bumúntú leve de 20 a 30 minutos. O jogo é bem escalável para diferentes contagens de jogadores (leva de 2 a 5 jogadores), embora esteja talvez no seu melhor com três ou quatro. Com dois jogadores, as telas parecem desnecessárias: você pode facilmente descobrir quais peças e quantas bananas seu oponente tem apenas estudando o tabuleiro e as peças que você mesmo pegou. As telas também servem como ajuda ao jogador - mostram, por exemplo, a ação especial e o movimento de cada um dos animais. Isso é especialmente útil para aqueles que estão começando a jogar, já que, de outra forma, você pode ter dificuldade em lembrar exatamente o que cada animal faz.

Tim Blank apresentou um design vencedor no Bumúntú: um jogo que pode ser jogado e apreciado como um jogo familiar, mas que pode ser jogado igualmente por jogadores experientes como um jogo de estratégia leve. As notas máximas também para a editora WizKids, que fizeram um ótimo trabalho na produção do Bumúntú. Os blocos de plástico são sólidos e carregam um peso de
Mahjong, e a arte de estilo aborígine de Michael Parla adiciona muito ao tema de Bumúntú.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.