Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Lisboa
  4. Duvida quanto regras/ações

Duvida quanto regras/ações

Lisboa
  • avatar
    Demodek20/07/21 19:03
    avatar
    Demodek
    20/07/21 19:03
    6 mensagens MD

    Olá pessoal,

    Tenho as seguintes dúvidas sobre o Lisboa, que não consegui identificar no manual:

    1 - Para a ação "Visitar Nobres" a carta de nobre que é jogada na corte real precisa ser do mesmo nobre o qual eu quero realizar a ação?
    2 - Num jogo de 2 jogadores, qual é a recompensa do terreno que fica localizado na fileira C, segunda coluna da esquerda para a direita? (No caso, a recompensa indica um cubo com 3 cores). Seria para pegar um escombro que fica na área "livre" (que no caso de dois jogadores o manual fala para não utilizar?)
    3 - Apesar de existir várias maneiras de fazer o "padre" andar na trilha do clero, só é possível pegar uma carta de clero quando se executa a ação estatal do rei? (A que move o "padre" duas casas?)



    Se puderem ajudar, agradeço!

    1
    0
    1
  • Compre agora o jogo Lisboa na LUDOSTORE
    R$ 715,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa20/07/21 19:13
    crdpa » 20/07/21 19:13

    1. Sim
    2. Pegar um cubo daquela área no canto do tabuleiro. São 6 (se não me engano) cubos extras que ficam jogados ali no tabuleiro no canto inferior direito.
    3. Existem terrenos que dão o movimento do padre como bônus e acho que algumas cartas quando colocadas no seu tabuleiro particular também. Lembrando que essa ação só pode ser realizada se você tiver espaço para colocar um tile da igreja no seu tabuleiro. Se seu tabuleiro estiver cheio (com 4), você não pode mover o bispo até liberar espaço.
    Sempre que você executa a ação de mover o padre, é pra pegar o tile de clero. Não existe só movimentar o padre.

    4
  • diegopeixoto
    17 mensagens MD
    avatar
    diegopeixoto20/07/21 22:52
    diegopeixoto » 20/07/21 22:52

    Cara, no YT tem um vídeo do Luquita explicando o jogo que é top! Recomendo..

    1
  • tpcordeiro
    1775 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro21/07/21 00:29
    tpcordeiro » 21/07/21 00:29

    Demodek::Olá pessoal,

    Tenho as seguintes dúvidas sobre o Lisboa, que não consegui identificar no manual:

    1 - Para a ação "Visitar Nobres" a carta de nobre que é jogada na corte real precisa ser do mesmo nobre o qual eu quero realizar a ação?
    2 - Num jogo de 2 jogadores, qual é a recompensa do terreno que fica localizado na fileira C, segunda coluna da esquerda para a direita? (No caso, a recompensa indica um cubo com 3 cores). Seria para pegar um escombro que fica na área "livre" (que no caso de dois jogadores o manual fala para não utilizar?)
    3 - Apesar de existir várias maneiras de fazer o "padre" andar na trilha do clero, só é possível pegar uma carta de clero quando se executa a ação estatal do rei? (A que move o "padre" duas casas?)

    O pessoal já respondeu certinho as perguntas, vou só colocar aqui tb o local do manual onde essas regras estão explicadas, pra vc ficar mais confiante rs
    1 - Por mais q seja uma regra muito importante, vc me pegou... O manual pt-br não é totalmente explícito q o nobre q vc vai visitar é o mesmo da carta q vc jogou. Na página 8 do manual em português, na coluna mais à esquerda ("Cartas Políticas"), na explicação da carta de nobre vem escrito "Você pode jogar este tipo de carta na Corte Real para visitar um Nobre". Da mesma forma, na página 16, na explicação da ação de Visitar um Nobre, o item 3 diz "Gaste Influência para Visitar um Nobre". Isso realmente pode deixar dúbio, mas em inglês a simples mudança do artigo deixa  a situação um pouco mais clara. Na página 8 o texto é "You can play this type of card in the Royal Court to visit the Noble" e na página 16, "Spend Influence to Visit the Noble".
     
    2 - Na página 7, item (iii) da sessão "Simular Terremoto" é dito "Coloque 6 cubos de Entulho aleatórios na pilha de Entulhos, próxima ao valor de Entulhos (em um jogo para 2  jogadores, devolva os cubos de Entulhos restantes para a caixa)"
    Isso não quer dizer que o manual fala para não utilizar oq vc chamou de "área livre", vc continua tendo q colocar os 6 entulhos, só q em 2p ainda sobrarão outros entulhos a mais além desses 6, que deverão ser devolvidos à caixa, mas em 3p ou 4p, todos os entulhos são utilizados (pq a fileira E tb foi preenchida).
     
    3 - Na página 14, a sessão "Movimento do Cardeal" explica que o ícone é o mesmo, e portanto é a mesma ação, a única coisa q muda é quantidade de movimentos.

    3
  • Demodek
    6 mensagens MD
    avatar
    Demodek21/07/21 10:02
    Demodek » 21/07/21 10:02

    tpcordeiro::
    Demodek:::Olá pessoal,

    Tenho as seguintes dúvidas sobre o Lisboa, que não consegui identificar no manual:

    1 - Para a ação "Visitar Nobres" a carta de nobre que é jogada na corte real precisa ser do mesmo nobre o qual eu quero realizar a ação?
    2 - Num jogo de 2 jogadores, qual é a recompensa do terreno que fica localizado na fileira C, segunda coluna da esquerda para a direita? (No caso, a recompensa indica um cubo com 3 cores). Seria para pegar um escombro que fica na área "livre" (que no caso de dois jogadores o manual fala para não utilizar?)
    3 - Apesar de existir várias maneiras de fazer o "padre" andar na trilha do clero, só é possível pegar uma carta de clero quando se executa a ação estatal do rei? (A que move o "padre" duas casas?)


    O pessoal já respondeu certinho as perguntas, vou só colocar aqui tb o local do manual onde essas regras estão explicadas, pra vc ficar mais confiante rs
    1 - Por mais q seja uma regra muito importante, vc me pegou... O manual pt-br não é totalmente explícito q o nobre q vc vai visitar é o mesmo da carta q vc jogou. Na página 8 do manual em português, na coluna mais à esquerda ("Cartas Políticas"), na explicação da carta de nobre vem escrito "Você pode jogar este tipo de carta na Corte Real para visitar um Nobre". Da mesma forma, na página 16, na explicação da ação de Visitar um Nobre, o item 3 diz "Gaste Influência para Visitar um Nobre". Isso realmente pode deixar dúbio, mas em inglês a simples mudança do artigo deixa  a situação um pouco mais clara. Na página 8 o texto é "You can play this type of card in the Royal Court to visit the Noble" e na página 16, "Spend Influence to Visit the Noble".
     
    2 - Na página 7, item (iii) da sessão "Simular Terremoto" é dito "Coloque 6 cubos de Entulho aleatórios na pilha de Entulhos, próxima ao valor de Entulhos (em um jogo para 2  jogadores, devolva os cubos de Entulhos restantes para a caixa)"
    Isso não quer dizer que o manual fala para não utilizar oq vc chamou de "área livre", vc continua tendo q colocar os 6 entulhos, só q em 2p ainda sobrarão outros entulhos a mais além desses 6, que deverão ser devolvidos à caixa, mas em 3p ou 4p, todos os entulhos são utilizados (pq a fileira E tb foi preenchida).
     
    3 - Na página 14, a sessão "Movimento do Cardeal" explica que o ícone é o mesmo, e portanto é a mesma ação, a única coisa q muda é quantidade de movimentos.


    Cara, obrigado pelo empenho no detalhe da resposta!
    Mesmo relendo aqui as sessões, continua dúbio, mas o entendo que o que você colocou e as referências do manual em inglês fazem mais sentido!

    0
  • RodrigoMend
    66 mensagens MD
    avatar
    RodrigoMend21/07/21 10:09
    RodrigoMend » 21/07/21 10:09

    É possível descartar a peça para poder mover o cardeal?

    0
  • Feila
    492 mensagens MD
    avatar
    Feila21/07/21 11:08
    Feila » 21/07/21 11:08

    RodrigoMend::É possível descartar a peça para poder mover o cardeal?

    Não. Apenas quando o Cardeal avançar para o espaço da pontuação da Igreja, podendo descartar quantas quiser. Inclusive, pode ocorrer do Cardeal ficar "preso" até o fim do jogo (principalmente num jogo de 2 jogadores): 

    https://boardgamegeek.com/thread/1867154/cardinal-stuck-rest-game (o próprio Vital comenta aqui).

    3
Responder
Lisboa - Duvida quanto regras/ações
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.