Opa, tudo certo?
Provavelmente vou ser voto vencido aqui, mas se tivesse que escolher entre esses dois, iria no Arquitetos sem medo. Acho um jogo melhor e mais divertido que o Viticulture, além de ter esse ponto apontado por você, de que o jogo precisa da expansão pra rodar 100%. O Arquitetos também tem uma expansão, que muita gente gosta, mas que eu particularmente não peguei, porque não acho que o jogo base necessite dela. Fora isso, a diferença de preço entre eles é considerável, com o Viticulture (base + expansão) sendo quase o dobro do preço do Arquitetos, o que certamente pode impactar numa eventual escolha.
De qualquer forma, eu sempre recomendo dar uma olhada nas análises e gameplays pra poder ver qual deles se encaixa no seu perfil e do seu grupo. Durante um tempo fiquei fissurado na ideia de ter um Viticulture, mas depois de algumas análises mais aprofundadas e da oportunidade de jogá-lo, percebi que era só FOMO mesmo.
Só um último acréscimo, se quiser um jogo sobre vinhedos na sua coleção, recomendo o La Vina, da Devir. Está num preço bem mais em conta que os outros dois, e eu considero uma daquelas jóias escondidas, que ninguém dá muita moral, mas é um excelente jogo.
Espero ter ajudado um pouco na sua escolha. Boas jogatinas e um abraço!