Post original: https://www.boardseyeview.net/post/red-rising
Red Rising é o primeiro jogo Stonemaier baseado em um IP (
Propriedade Intelectual) existente. Desenhado por Jamey Stegmaier e Alexander Schmidt, é baseado na trilogia de romances de ficção científica de Pierce Brown.
Resumindo, para evitar Spoilers, os livros Red Rising são ambientados em uma sociedade distópica dividida em 14 castas, desde os humildes trabalhadores manuais Reds até os governantes de elite da sociedade, os Golds. É um cruzamento entre Admirável Mundo Novo e Jogos Vorazes que se passam em todo o sistema solar. Ler os livros não é de forma alguma necessário para jogar e desfrutar do jogo, mas sem dúvida aumentará a experiência.

Red Rising é um jogo rápido e aparentemente simples. Certamente, é muito fácil de ensinar e aprender, com um livro de regras curto, claro e agradável ao toque - marca registrada dos jogos Stonemaier. Cada um dos 2-6 jogadores escolhe uma casa inicial entre as seis disponíveis, cada uma com um poder único. Todos recebem uma mão de cinco cartas. Cada carta retrata um personagem dos livros e será uma das 14 cores. Cada um deles exibe uma pontuação básica, uma habilidade de implantação e um bônus de pontuação de final de jogo que dependerá das condições que forem atendidas.

Um turno consiste em jogar uma carta em um dos quatro locais do tabuleiro, colocando-a no topo de forma que se sobreponha a quaisquer cartas já existentes. Colocar a carta ativará sua habilidade de implantação, que pode variar de permitir que você compre cartas extras, banir cartas, avançar em direção aos objetivos do jogo final e uma infinidade de outras habilidades. Em seguida, você deve levar a carta do topo de um local diferente para a sua mão e, dependendo de onde você retirar a carta, você receberá um bônus. Se você pegar uma carta de Júpiter, você avança sua nave um espaço acima na rota da frota; Marte permite que você pegue um cristal de hélio; o Instituto permite que você coloque um cubo de influência no instituto; e Luna permite que você pegue o token soberano e ative seu poder especial da casa. Cada um deles contribuirá de alguma forma para a pontuação final do jogo.
O jogo continua até que dois dos três gatilhos de final de jogo sejam atingidos por um jogador ou todos os três entre todos os jogadores: alcançar o número mágico 7 na rota da frota, tendo 7 influência no Instituto ou 7 hélio em seu estoque.

Embora a mecânica do jogo seja extremamente simples, a habilidade e a diversão do jogo vêm da construção de uma mão de cartas que combinam entre si para maximizar sua pontuação final. As pontuações de bônus vêm de ter certos pares de personagens, certas combinações de cores, ter alcançado certos objetivos no jogo... Novamente, a lista é longa - com 112 cartas, todas elas únicas (embora alguns bônus de final de jogo sejam duplicados), a maioria dos pontos virá de sua mão de cartas e cerca de um terço virá de suas posições finais na trilha da frota, Instituto e suprimento de hélio. Isso significa que apressar o jogo até o fim só deve ser tentado se você acreditar que sua mão é forte o suficiente; confiar apenas nas cartas de valor central de alta pontuação não será suficiente se elas não jogarem bem uns com os outros.
As decisões sobre onde, quando e onde jogar uma carta são o cerne do jogo. Você pode ter uma carta que se encaixa perfeitamente com suas outras cartas, mas sua capacidade de distribuição é boa demais para ser ignorada. Você corre o risco de jogar e espera que possa pegá-la novamente quando chegar a sua vez? Alguém mais irá pegá-la ou enterrá-la ou, pior, bani-la?
Todas as cores diferentes geralmente oferecem um tema relacionado à mecânica. Por exemplo, os cartões vermelhos funcionam bem juntos e permitem que você colete mais hélio; os cartões azuis representam os pilotos e ajudam no rastreamento da frota; rosas permitem que você manipule as cartas no tabuleiro; e os cartões laranja permitem que você as trate como qualquer personagem específico para a pontuação final do jogo. Qualquer carta que permita que você exceda o tamanho da sua mão inicial de cinco é particularmente útil; no entanto, ter mais de sete cartas em mãos no final incorrerá em uma penalidade.
A contagem de jogadores também desempenha um grande papel na estratégia. Em um jogo para dois jogadores ou solo (contra o muito competitivo
Tull Au Toma), a rotatividade de cartas é baixa e uma estratégia mais focada pode ser empregada. Com o complemento total de seis jogadores, as cartas estão em constante fluxo e é necessária uma abordagem mais adaptável. O jogo funciona extremamente bem e flui rápido em todas as contagens de jogadores, uma vez que todos entendam o básico, e um jogo deve durar pouco menos de uma hora.
Jogamos aqui no
Board's Eye View a Collector's Edition com componentes de luxo (cubos de metal, porta-cartões e relevo dourado em alguns cartões), mas mesmo na edição 'varejo' a qualidade dos componentes é excepcional. A arte do cartão de Jacqui Davis, Miles Bensky e Justin Wong retrata os personagens dos três primeiros livros da série, abrindo espaço para a inevitável expansão com foco na segunda trilogia... Os cubos de metal da Edição de Colecionador podem ser um pouco difíceis de diferenciar sob certa luz, mas isso não afeta significativamente o jogo. Os racks de cartas são um acréscimo muito bem-vindo, embora pudessem ser mais pesados para evitar que tombassem quando os cartões estivessem dentro deles.
Versão de varejo à esquerda, Edição de colecionador à direita. Não há diferenças de jogabilidade entre os dois; a edição de colecionador tem tokens de metal em vez de plástico e 21 cartas de folha de ouro em vez de nenhuma folha, e inclui porta-cartas, um insert de plástico e uma caixa numerada individualmente.
Para os fãs dos livros, eu diria que
Red Rising é uma compra obrigatória. Cada carta faz sentido e é fiel à fonte, então você apreciará que este jogo é um trabalho de amor por parte dos designers. Para quem ainda não leu os livros, Red Rising ainda é um jogo interessante e divertido e talvez você seja encorajado a conferir a série...
Review by Greg White
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.