Pes Soberbos::iuribuscacio::
Caros btecio e metelo
Entre o MP1 e o MP2, eu fico com o Herdeiros do Khan!!! KKKK
Brincadeiras à parte, se a ideia dos dois jogo é retratar as viagens e o negócios que o Marco Polo fez pelo oriente, não tem muito sentido fazer um jogo em que se ganha sem viajar. Além disso o MP2 parece ser bem mais equilibrado. O problema é a duração, que é bem maior no MP2 que no MP1, mas aí vai de cada um.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
P.S. Ahhhh!!! Se os componentes do Herdeiros do Khan fossem um pouco melhores.....
Eu não sei de onde tiraram que no MP1 não é importante viajar. Adquiri MP1 bem recentemente e já joguei 4 partidas. Viajar é relativamente caro, mas trás ótimos benefícios. Em todas as nossas jogatinas aqui ninguém nunca sequer cogitou ficar só parado fazendo contratos. Sem falar que a ação de viajar também é a ação que define o primeiro jogador pro próximo turno, o que é muito importante. Essa ação foi sempre muito disputada aqui nas nossas jogatinas e o timing de usá-la é sempre difícil, já que você pode querer ir primeiro pra não pagar nenhum custo adicional, mas você também pode querer enrolar pra ser o último da rodada a viajar, se tornando assim o primeiro a jogar na próxima.
Caro Pes Soberbos
Você tem razão, e revendo o que eu escrevi na verdade eu não fui 100% correto. Aliás eu acho que esse erro que eu cometi, a maioria das pessoas também comete, em relação a essa crítica ao Marco Polo I, em relação a ausência de necessidade de viajar. Na verdade a crítica real deveria ser a seguinte: no Marco Polo I há a POSSIBILIDADE de alguém ganhar o jogo sem viajar, mas apenas fazendo contratos. Só que para isso ocorrer é necessária uma conjunção de fatores, que nem sempre ocorrem. Não é como se qualquer jogador que resolvesse não viajar fosse automaticamente ter alguma vantagem e ganhar o jogo. Portanto, realmente existe essa possibilidade, mas ela não é tão corriqueira como as pessoas costumam falar.
Essa sensação também ganhou mais força quando o Marco Polo II foi lançado, e as regras alteradas para praticamente obrigar o jogador a viajar, por conta do pontos extras que se consegue completando os símbolos das cidades, como se essa remota possibilidade de ganhar o Marco Polo I, sem viajar, fosse realmente um problema sério e real, bem como uma grande falha do jogo. Na minha opinião, essa questão é mais ou menos como a famosa e famigerada "estratégia da fome" no Stone Age, que obviamente existe, mas que para ser vitoriosa depende de uma certa ausência de marcação por parte dos demais jogadores. Assim, apesar dela ser uma possível estratégia, existem diversas maneiras dos outros jogadores impedirem que ela funcione, relatadas aqui no Ludopedia.
No mais eu concordo totalmente com o vídeo no sentido de que o Marco Polo I seja mais indicados para jogadores menos experientes e o Marco Polo II, para jogadores veteranos, na medida em que as possibilidades de ação, as estratégias e o tempo de jogo é maior no segundo do que no primeiro. Porém isso não quer dizer de forma alguma que o Marco Polo II seja melhor que o Marco Polo I, ou vice-versa. Os dois são apenas jogos obviamente muito próximos, mas como algumas diferenças, e um público mais indicado para cada um deles.
Outro fator importante a se destacar, é um detalhe ao qual às vezes não se dá muita atenção. As pessoas se acostumaram tanto a tratar esses jogo como Marco Polo I e Marco Polo II, que elas esquecem que um não é a segunda edição do outro, mas sim são jogos diferentes, apesar de próximos, e com nome diferentes. O Marco Polo II, não se chama "As viagens de Marco Polo - 2ª Edição", mas sim "Marco Polo II, a Serviço do Khan", portanto ele pode ser considerado uma continuação do primeiro jogo tranquilamente, mas não uma 2ª edição. A diferença é sutil, mas ainda assim é uma diferença.
Por fim, mantendo o meu total apoio aos designers nacionais, gostaria de lembrar que o "Herdeiros do Khan", do Rodrigo Rego, apesar do evidente problema na qualidade dos componentes (responsabilidade exclusiva da Estrela), mas cuja a substituição é de fácil e bem barata, serve como uma ótima introdução a esses dois jogos excelentes, para os recém chegados ao hobby.
Um forte abraço
Iuri Buscácio