Verlig::Queria trazer uma discussão um tanto quanto psicológica talvez? Pessoal, como fazer em jogos como alquimistas onde roubar é "fácil", já que você pode escolher livremente a combinação e descarta pra baixo. Se descobrissem uma situação assim, o que fariam? Em uma auto observação como vocês lidam internamente com aquela vozinha que fala: uma vez só ninguém vai perceber"
Falando de mim, eu costumo jogar com pessoas bem "chatas" no sentido honestidade e regras, porém eu evito apresentar esse tipo de jogos pra amigos que eu sei que não tem esse mesmo código .
Se eu descobrisse alguém roubando, acho que desestimularia muito o jogo com essa pessoa novamente, visto que vocês já sabem como é a confiança.
Quanto a vozinha, creio que parto muito do princípio de que vitória só conta de for honesta, o jogo é pra se divertir, ganhar é relativo, eu gosto de evoluir nas estratégias e perceber essa evolução, e roubar impediria isso.
Bora entrar nessa discussão, como vocês respondem essas perguntas?
Qual o motivo de roubar intencionalmente? Vencer sem justiça ou por meritocracia?
Joguei xadrez durante muitos anos e sempre aprendi muito mais com as minhas derrotas e sempre tive repúdio a alguém burlando as regras. Aconteceu em um campeonato de o enxadrista adversário, chamar o árbitro para pedir empate em uma partida que eu vi que venceria em 8 movimentos, durante a discussão com o árbitro de não concordar com a solicitação dele, ele bateu o meu relógio e meu tempo ficou contando. Era a vez dele, ele ficou fingindo que estava pensando, e meu tempo contando, enquanto eu refazia os movimentos mentalmente, até que alguém perguntou pq seu tempo está contando se é a vez dele. Se não fosse ser desclassificado eu iria dar um xequemate fisicamente nele, rsrsrs. Esnobei ele, disse a ele, não preciso de 10 lances para vencer você, venci, não apertei as mãos e foi o único adversário que não tive respeito nenhum.
Se no seu grupo de jogo, ninguém se incomoda, jogue e seja feliz, o importante é se divertir.
Na minha visão, regras existem para manter uma organização e controle, sem regras, vira um caos, cada um faz o que quer e na hora que quiser.
Não me considero chato, rsrsrs, considero correto, palavra de homem, não faz curva, sou da época que acordo se fazia no fio do bigode.