KikoV::Sei que esse é um jogo pouco conhecido e que este é o primeiro tópico em sua página, mas se alguém puder me dar uma luz, agradeço!
1) As cartas de bonde devem ser empilhadas com os bondes a cavalo em cima, depois os a vapor e por baixo os elétricos? Se for isso, eu não posso comprar um bonde elétrico antes de se esgotarem as cartas dos outros dois tipos de bondes?
2) Se alguma estação for completada com 4 passageiros e se iniciar uma pontuação daquela cor, as colunas de estações que eu tiver, mas que não tenham ainda um bonde também são pontuadas? Ou apenas as que tenham bondes? Visto que a pontuação pode ser desencadeada antes de eu ter comprado um bonde para colocar naquela coluna de estações.
Desde já, agradeço. Obrigado!
Acho que o problema do item 1 está relacionado ao setup. A imagem indica uma coisa que não está escrito, mas é subentendido pela regra de compra de trens. Lembrando que li e pesquisei sobre o que estou respondendo, nunca joguei o Trambahn.
1) Faça um
display com as 3 primeiras cartas do deck de trains. Esse
display é o
supply, conforme descrito na parte de compra de trens. Somente os trens disponíveis podem ser comprados, e este apenas é reposto no fim do turno. Portanto, é possível comprar bondes elétricos enquanto houver bonde a cavalo no display.
Isto está presente no manual em alemão, mas foi esquecido na tradução para o inglês.
Point B it says: The top three cards of the deck are laid face up, they make up the range of Tramways currently available.
2) Eu diria que pontua 0. Não vi essa dúvida no bgg. Mas como é uma pontuação de multiplicação do valor do trem, e não há trem, seria x0. Inclusive o jogo intencionalmente ordena as fases para o jogador primeiro colocar passageiros (e potencialmente iniciar pontuações) e apenas depois ele pode comprar os trens necessários para esta pontuação. Parece um pouco contra intuitivo, mas para um autor de 18xx como o Ohley é usual.