Bem amig... ops, mudou de emissora! Salve galera fã do RF90, simplesmente o "the best" boardgame de FORMULA 1 (sim, eu sei, pra muita gente o adorável cuti cuti do FORMULA D é o melhor então vamos deixar quieto).
Após meses de reclusão sem ver mesa em nosso campeonato (paramos na 7a prova), meus amigos resolveram matar saudades do RF90 numa partida CASUAL para relembrar as regras. Foi uma partida curta (jogamos a SHORT RACE) em SPA FRANCORCHAMPS, uma pista longa (que trás poucos retardatários) e com muitos pontos e ultrapassagem, o que permite maravilhosas disputas - é sabido que no RACE! FORMULA 90 ultrapassar é uma carne de pescoço.
Para descontrair e tornas a partida divertida todos concordamos em usar HABILIDADES e ESTRATÉGIAS diferentes das que usamos em nosso campeonato, então foi um festival de "testes" até para nos permitir usar como parâmetro para uma nova seleção de habilidades que vamos fazer após a 8a corrida - por enquanto estamos usando as regras da 1a edição (começamos com elas) mas vamos virar para as regras da 2a edição a partir da 9a prova.
Essa corrida em SPA já optamos por usar as regras da 2a edição - para já ir checando o que vai mudar. Segue abaixo o relato e após isso a conclusão em cima do que experimentamos com as regras da 2a Edição e com os novos "testes" realizados.
















RESUMÃO
Galera, essa 2a Edição do RACE! FORMULA 90 realmente promete. Como ficaram MARAVILHOSAS as pequenas alterações nas regras, foram mudanças sutis porém bastante sensíveis. O jogo se tornou muito mais AGRESSIVO, mais PEGADO, mais DISPUTADO.
As regras da 2a edição permitirão ATRASAR A FREADA e pegar EXTREME TRAJECTORIES com muito mais frequência - e isso deixou o jogo muito bacana, aumentando a chance de ultrapassagens, algo bem difícil neste jogo.
O destaque da corrida foi sem dúvida o NIGEL MANSELL, que estreou a habilidade TUNNING, que melhora o setup do carro permitindo largar com mais PNEU, mais CARTAS ou mais RESILIÊNCIA. A mudança da 1a para a 2a edição é que na 2a a TUNNING permite remover um dano permanente nos boxes, algo perfeito para "moedores de carro". E para aproveitar o potencial dela, MANSELL largou de estratégia HAZARD, que aumenta a velocidade do carro ao custo de um alto risco de danos. MANSELL voou pela pista, conseguiu muitas track cards e deitou e rolou no primeiro stint de corrida, brigando pau a pau com SCHUMACKER - que também estava com um carro muito bom com sua SAVE TYRES.
Após o primeiro pit stop, MANSELL usou outra novidade que nunca foi testada por ninguém - nem por mim, dono do jogo - a estratégia CHASE. Esta estratégia permite escolher um jogador HUMANO imediatamente à frente como "perseguido". A partir daí, tudo o que esse humano descartar pode ser comprado pelo dono da CHASE, incluindo TRACK CARDS. E ainda podia comprar track cards sempre que finalizasse seu movimento na mesma seção do perseguido.
MANSELL era só sorriso! Pensem num piloto feliz. Ele "colou" em JEAN ALESI e durante vários e vários turnos passou a prossegui-lo, comprando suas cartas e finalizando na mesma seção. Isso lhe permitiu acumular uma quantidade imensa de TRACK CARDs, o que no final da corrida fez toda a diferença e foi a grande responsável por sua vitória.
CHASE é bem situacional, pois pede muitos jogadores humanos (4 ou mais de preferência) e pouco tráfego já que ROBÔS entre humanos impedem que a CHASE use seu potencial. No entanto ficou perfeito, MANSELL conseguiu extrair todo o potencial da estratégia, que se mostrou realmente bastante poderosa. Apesar de ALESI estar num dia pouco inspirado (baixo desempenho durante toda a prova), suas poucas track cards obtidas no último stint fizeram toda a diferença.
SCHUMACKER largou de REFLEXES, que nas regras antigas não permitia somar +20 nas EXTREME TRAJECTORIES porém na 2a edição isso passou a ser permitido. Porém estando na frente quase o tempo todo na corrida, retardar freadas e arriscar pegar Extremes Trajectories se tornou desnecessário (ele esqueceu que estava jogando uma partida casual e que poderia arriscar mais já que estavam brincando 
). Ele até correu bem no primeiro stint (SAVE TYRES) mas após o pit stop voltou pra pista com BALANCE e seu desempenho caiu bastante. Sem track cards nos 2 últimos turnos (contra seus oponentes que tinham algumas), perder a corrida era uma questão matemática.
Numa partida super descontraída e cheia de risadas - além de incríveis ultrapassagens e revezamento de posições - foi possível testar a deliciosa habilidade TUNNING, o poderio da estratégia HAZARD e grata surpresa CHASE. Mas o destaque ficou mesmo por conta da aplicação das regras da 2a EDIÇÃO, que ficaram muito bacanas tornando o RF90 um jogo muito mais divertido, cheio de ultrapassagens e reviravoltas.