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  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni29/06/21 18:35
    polimeni » 29/06/21 18:35

    Parabéns pelo texto!!!
    Esta com uma qualidade de colunista profissional!!!

    Qnt ao tema abordado, concordo plenamente, minha opinião sobre:

    "Meu estilo preferido, poucas regras mas que possibilitam uma enorme gama de estratégias, geralmente com adaptações táticas aos movimentos dos adversários.

    Muito bom pegar um manual de umas 3 páginas, relembrar as regras rapidamente e já partir para um jogo com grande profundidade e ficar imerso nas maquinações das diversas estratégias.


    Foco no que importa https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/wink.png "

    E stands coloridos são mais bonitos e baratos do que aquelas borocotomas cinzas que chamam de miniaturas

    1
  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni29/06/21 23:12
    polimeni » 29/06/21 23:12

    Sobre a discussão dos preços dos jogos:

    Quem define o preço somos nós consumidores(a demanda). Se vc aceita pagar o preço oferecido, vc esta incentivando a prática...Uma negociação só existe se os dois lados aceitarem...

    Se a editora esta vendendo os jogos a estes preços exorbitantes, pq ela reduziria o preço e seus lucros?

    So ver os jogos q ñ venderam e estão encalhados, chegam a ficar 50% ou menos do valor de lançamento 

    Ou 

    Gloomhaven em sua primeira tiragem foi vendido a 700-800 reais e esgotou em uma semana
    A nova tiragem esta saindo 1200-1400...
    A editora entende que 800 reais estava barato para esgotar tão rápido e aumenta o preço na próxima tiragem pq as pessoas aceitam pagar mais...e assim aumenta o seu lucro(objetivo de qualquer empresa)


    _> Enfim, oq quero dizer é que os culpados pelos preços exorbitantes são aqueles que aceitam pagar por eles

    Quer reduzir os preços dos jogos? Se recuse a pagar os preços q julga abusivo...A empresa acaba reduzindo o preço (regulação de oferta e demanda)...

    Isto serve pra tudo, produtos de qualidade duvidosa, traduções, pós venda, pré venda, fc, etc
    A empresa quer o seu dinheiro, se ela esta recebendo mesmo persistindo com estes erros, qual incentivo ela terá para corrigilos?

    Vlw


    4
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira30/06/21 00:00
    evieira » 30/06/21 00:00

    polimeni::Sobre a discussão dos preços dos jogos:

    Quem define o preço somos nós consumidores(a demanda). Se vc aceita pagar o preço oferecido, vc esta incentivando a prática...Uma negociação só existe se os dois lados aceitarem...

    Se a editora esta vendendo os jogos a estes preços exorbitantes, pq ela reduziria o preço e seus lucros?

    So ver os jogos q ñ venderam e estão encalhados, chegam a ficar 50% ou menos do valor de lançamento 

    Ou 

    Gloomhaven em sua primeira tiragem foi vendido a 700-800 reais e esgotou em uma semana
    A nova tiragem esta saindo 1200-1400...
    A editora entende que 800 reais estava barato para esgotar tão rápido e aumenta o preço na próxima tiragem pq as pessoas aceitam pagar mais...e assim aumenta o seu lucro(objetivo de qualquer empresa)


    _> Enfim, oq quero dizer é que os culpados pelos preços exorbitantes são aqueles que aceitam pagar por eles

    Quer reduzir os preços dos jogos? Se recuse a pagar os preços q julga abusivo...A empresa acaba reduzindo o preço (regulação de oferta e demanda)...

    Isto serve pra tudo, produtos de qualidade duvidosa, traduções, pós venda, pré venda, fc, etc
    A empresa quer o seu dinheiro, se ela esta recebendo mesmo persistindo com estes erros, qual incentivo ela terá para corrigilos?

    Vlw



    É bem por aí.

    Um dos problemas, na minha opinião, é que parece haver uma demanda inelástica por board games. As pessoas compram. Choram, reclamam do preço, mas compram. Como você disse, isso só realimenta a impressão das editoras de que, se o jogo cair na graça do público, ele pode ser vendido a qualquer valor que vai sair.

    Nos grupos que participo, gasta-se muito mais tempo falando de comprar, de preços, se jogo tal vale a pena, etc, do que marcar jogos, discutir partidas, discutir estratégias. Aparentemente, depois de abrir e tirar a foto da primeira partida, a única coisa que importa é a próxima encomenda.

    Eu tenho minhas dúvidas se isso configura um consumo saudável. Acho que boa parte de nós está agindo mesmo como viciados, no pior sentido do termo.

    Eu achava que o assunto era importante, mas não esperava essa comoção toda. Tanto que ele aparece de forma lateral no texto, o tema principal era valorizar os jogos que fazem muito com relativamente pouco. Mas a discussão dos preços e do consumo tomou tudo.

    5
  • Alcorion
    6 mensagens MD
    avatar
    Alcorion01/07/21 18:03
    Alcorion » 01/07/21 18:03

    Seeker::
    arthurtakel::
    Seeker::
    arthurtakel::
    (...) Eu sou um velho e que jogava euro com cubinhos de madeira, então, não dou muita bola para isso até porque meu jogo favorito é o Neuroshima que é todo papelão. (...)

    Desculpe incomodar com um assunto totalmente fora do contexto e do tópico, por acaso li essa parte e me interessei.

    Vc saberia informar se roda bem em 2 players, por favor?
    Estou de olho nesse(Neuroshima) há uns meses mas confesso q nunca tinha visto comentarem sobre ele por ai.

    Sabe se eh semelhante ao Cry Havoc?(não em relação as miniaturas mas por confronto direto)(sou recente no hobby acho q o Cry eh o unico jogo q eu tenho q eh de muito conflito direto assim{na vdd nem sei se o Neuroshima tb eh assim de conflito direto rs}para ter como referencia.)
    (O Cry, pelo fato de ter os trogs e um lado do tabuleiro para 2, acho q roda bem ate em 2)

    Ps:desculpe, eh q nao assisto gameplays.

    De qualquer forma agradeço a atenção caso responda.
    Mas entenderei tb caso não, ja q nao tem nada a ver com o topico. 

    Obrigado!

    O jogo base você encontra em leilões por 80 reais.
    Comprei o cry havoc por acreditar ser uma evolução do neuroshima, mas não adianta. O neuroshima é superior ao cry havoc. 
    Sou suspeito em falar do neuroshima porque tenho muita paixão por este jogo. Devo ter umas 15 ou 16 facções ao total.
    Roda bem em 2 players e em até 5 players que já joguei umas 50 partidas.

    Inclusive postei vários vídeos de regras de algumas facções aqui na Ludopédia na seção vídeos do jogo. 

    Valeu mesmo! Bateu o martelo pra mim. 
    Próximo mês pra mim será Great Western Trail e Neuroshima Hex 3.0. 
    A não ser q a Galápagos anuncie amanhã em algum lugar não sei aonde ainda(vou descobrir) a expansão do Civilization: New Dawn aí terão q ser os 3 não vai ter mto jeito, n sei se da pra deixar passar esse tb, ferrou. 

    Amigo, só um alerta se tiver tempo.

    Respeito a opinião do colega acima, mas Neuroshima é um jogo que é feito para 2 no máximo. 3 se vc realmente quiser forçar a barra.

    Mais do que isso o jogo vira uma suruba caótica sem o menor sentido. Vc pode até gostar disso, mas é inegável a superioridade tática de se jogar somente em 2.

    Joguei em com 4 pessoas uma vez na vida, para nunca mais. Experiência simplesmente horrível.

    1
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira02/07/21 10:29
    evieira » 02/07/21 10:29

    Alcorion::
    Seeker::
    arthurtakel::
    Seeker::
    arthurtakel::
    (...) Eu sou um velho e que jogava euro com cubinhos de madeira, então, não dou muita bola para isso até porque meu jogo favorito é o Neuroshima que é todo papelão. (...)

    Desculpe incomodar com um assunto totalmente fora do contexto e do tópico, por acaso li essa parte e me interessei.

    Vc saberia informar se roda bem em 2 players, por favor?
    Estou de olho nesse(Neuroshima) há uns meses mas confesso q nunca tinha visto comentarem sobre ele por ai.

    Sabe se eh semelhante ao Cry Havoc?(não em relação as miniaturas mas por confronto direto)(sou recente no hobby acho q o Cry eh o unico jogo q eu tenho q eh de muito conflito direto assim{na vdd nem sei se o Neuroshima tb eh assim de conflito direto rs}para ter como referencia.)
    (O Cry, pelo fato de ter os trogs e um lado do tabuleiro para 2, acho q roda bem ate em 2)

    Ps:desculpe, eh q nao assisto gameplays.

    De qualquer forma agradeço a atenção caso responda.
    Mas entenderei tb caso não, ja q nao tem nada a ver com o topico. 

    Obrigado!

    O jogo base você encontra em leilões por 80 reais.
    Comprei o cry havoc por acreditar ser uma evolução do neuroshima, mas não adianta. O neuroshima é superior ao cry havoc. 
    Sou suspeito em falar do neuroshima porque tenho muita paixão por este jogo. Devo ter umas 15 ou 16 facções ao total.
    Roda bem em 2 players e em até 5 players que já joguei umas 50 partidas.

    Inclusive postei vários vídeos de regras de algumas facções aqui na Ludopédia na seção vídeos do jogo. 

    Valeu mesmo! Bateu o martelo pra mim. 
    Próximo mês pra mim será Great Western Trail e Neuroshima Hex 3.0. 
    A não ser q a Galápagos anuncie amanhã em algum lugar não sei aonde ainda(vou descobrir) a expansão do Civilization: New Dawn aí terão q ser os 3 não vai ter mto jeito, n sei se da pra deixar passar esse tb, ferrou. 

    Amigo, só um alerta se tiver tempo.

    Respeito a opinião do colega acima, mas Neuroshima é um jogo que é feito para 2 no máximo. 3 se vc realmente quiser forçar a barra.

    Mais do que isso o jogo vira uma suruba caótica sem o menor sentido. Vc pode até gostar disso, mas é inegável a superioridade tática de se jogar somente em 2.

    Joguei em com 4 pessoas uma vez na vida, para nunca mais. Experiência simplesmente horrível.


    Você me deu uma ideia de uma pauta legal. Como a quantidade de jogadores afeta um jogo. Caos versus controle.

    Acho que dá caldo!

    2
  • ggaiotto
    7 mensagens MD
    avatar
    ggaiotto02/07/21 11:55
    ggaiotto » 02/07/21 11:55

    Vou colaborar ou expressar minha opinião neste magnífico post de maneira simples:
    Atualmente entro na loja de BGs onde comprei a maioria dos jogos da minha coleção, pergunto ao proprietário quais as novidades, eles me mostra, digo que gostaria muito de possuir a novidade e pergunto o preço, ele responde e pergunta se vou levar e eu finalizo dizendo infelizmente não.
    Ele argumenta de todas as formas os porquês do aumento de preço e diz que agora, os preços serão assim.
    Eu digo que lamento não poder pagar por esses valores, que continuarei a jogar os jogos que já possuo na minha coleção e que vou torcer para que alguém dos grupos que participo tenha possibilidade de comprar essas novidades e me convidar para joga-las.
    Digo também que em breve eu voltarei para saber das novidades. E volto mesmo!!
    E já perdi a conta de há quanto tempo esse ciclo tem se repetido.
    Grande abraço a todos!!

    4
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj02/07/21 12:23
    felipenserj » 02/07/21 12:23

    arthurtakel::
    evieira::
    storum::
    evieira::
    fernandopasq::Excelente!
    Mas poxa, não falar no Tigris & Euphrates, que é o Sr. Elegância dos jogos euro e super barato por aqui... hehe


    Deixando claro que eu não fiz um top, eu escolhi dentre os jogos que joguei mais recentemente.

    De qualquer forma, adoro o Knizia (inclusive tem um texto meu só sobre ele aqui no canal) mas o Tigris & Euphratis foi um jogo que eu não consegui curtir.

    Pra falar a verdade, nem acho suas regras tão simples assim.

    Mas o que seria do verde se todos gostassem do amarelo! :)

    Sds,

    Eduardo

    Eduardo, aproveitando o embalo, vc consegue me dizer com toda clareza que um jogo, do tipo The Witcher citado por vc teria condições de ser vendido por um valor menor que os 800 reais ? E o que vc me diz sobre esses " tais jogos caros que vc diz " (atendem apenas um nicho dos consumidores) ser o maior sucesso absoluto no financiamento da catarse (inclusive da América latina) e ainda tb em seu maior valor (versão deluxe) ? 

    Vamos por partes:
    1) É possível vender por menos? Provavelmente é. Tudo depende da margem que o fabricante está tirando. O custo de fabricação não impede que jogos encalhados sejam vendidos por menos do que custaram, por exemplo.

    Eu sei que não é isso o que você quer dizer. O que você me pergunta é se, dadas as planilhas de custo normais dos outros jogos, se esse preço é condizente. Eu acredito que seja.

    Mas, lembre-se, você não cobra mais barato possível, você cobra o máximo que acha que conseguirá ter pessoas suficientes pagando para escoar sua produção. É isso que a teoria econômica ensina.

    Quando você bota um jogo para vender na ludopédia o menos importante é quanto você pagou. Você vai tentar ver quanto as pessoas estão disposta a pagar. As empresas fazem a mesma coisa.

    2) O fato de ser recorde de financiamento coletivo no Brasil me diz muito pouco. Nosso mercado é muito pequeno. Esse financiamento coletivo está, nesse momento, com 1095 apoiadores. Isso é muito pouco perto de qualquer kickstarter lá de fora, que sai com 30 mil, 50 mil apoiadores.

    3) O meu problema com esses jogos não está no seu preço e sim no seu custo-benefício. Eu tenho dificuldade em colocar esse tipo de jogo na mesa. Porque o setup demora, porque tem muita regra, porque jogadores mais casuais não se comprometem a jogar 3/4 horas o mesmo jogo, etc. 

    4) Para mim, alimentar demais o hype nesses jogos gera um ciclo vicioso das editoras buscarem a mesma atenção, lançando cada vez jogos maiores e mais caros. Daqui a pouco poderemos ter um estouro dessa bolha, com diversas empresas falindo sem saber o que aconteceu quando jogos custando mais de 1000 reais encalharem porque, SURPRESA os consumidores não deram conta de comprar seus produtos.

    O que pensei em fazer foi dar uma alternativa àqueles que se incomodam com isso, tentando mostrar o valor de jogos que usam formas menos exuberantes de ganhar o jogador. Tentando dizer a essas pessoas que elas não precisam comprar um jogo de 1000 reais para se divertir, que existem alternativas.

    Espero ter conseguido responder!

    Sds,

    Eduardo

    Aqui jogo com as crianças e adolescentes em casa e, infelizmente, jogos com miniaturas são os que chama mais atenção deles. Estava jogando o Evolution com minha filha e, esses dias chegou o Arena: The Contest. Quando ela viu as miniaturas do Anjo Caído e daquela Bruxa/Feiticeira os olhos dela chegaram a brilhar. Depois ela abriu o tabuleiro e viu que tem peças avulsas para montar o cenário como ela quiser, ou, montar conforme o livro de campanhas. No canto da caixa tinha um Dragão, quando meu filho viu aquilo já começou a pular e queria jogar com o dragão.
    Então, jogos como Zombicide, o próprio Arena tem um apelo cosmético irresistível para os mais jovens. Eu sou um velho e que jogava euro com cubinhos de madeira, então, não dou muita bola para isso até porque meu jogo favorito é o Neuroshima que é todo papelão. Mas, eu vejo porque cada vez mais a indústria lança jogos com miniaturas e isso está encarecendo o Hobby cada vez mais.
    Outra questão são os relançamentos, por exemplo, o Stone Age. Lembro que há pouco tempo tinha comprado ele por volta de 260 reais. Agora apenas pouco tempo depois o valor do mesmo jogo saltou as alturas. Alguns dizem que é a diferença do dólar e, a inflação acumulada no período acerca do custo de fabricação. Pode ser, não saberia dizer.
    Quanto ao The Witcher temos que ponderar algumas coisas. Acho que em 2010, ou, 2011 eu fiz o Puerto Rico por PnP e, lembro do custo que deu cada componente, cada parte, ter de levar em gráfica, ou, livraria para fazer o corte certo. Achar o material certo e decente para os componentes e tabuleiros. Para minha sorte não havia mini no jogo e de qualquer forma na época não existia impressora 3d aqui. 
    Então, no Witcher são quantas cartas para quem apoiou o Standard? 900? Não lembro agora quantas foram disponibilizadas, mas peguemos 900. Se o material da carta e a impressão forem bons podemos colocar um custo de 50 centavos por carta. Só aqui teríamos um custo de produção de 450 reais. Pelo que vi nos vídeos o tabuleiro é grande e eu já imprimi um tabuleiro e sei que não custa menos do que 100 reais para fazer uma coisa decente com bom material e daquele tamanho, além dos cortes para não ficar rebarba, etc. Então, agora temos 550 reais. Além disso temos todos os componentes com tokens, fichas, dados, onde o custo aqui já não sei estimar, mas não deve ser pouco.
    Depois disso pegamos os tabuleiros de jogadores que são com camadas duplas e relevo para encaixar os cubos. Por fim pegamos as 6 miniaturas de personagens a uns 20/25 reais cada, mais as miniaturas do chefão Eredin, mais a miniatura do chefão Montado, mais a miniatura do cavalo em cima da casa, mais 11 miniaturas das 3 expansões, vem no modo standard, sendo que uma delas acho que vem com 9 minis. (posso ter errado no número de minis, mas creio que a margem de erro seja uma), o que resulta em torno de 300 reais para fabricação de todas as minis. Além disso, no standard também vem sleeves bons para todo o conteúdo do jogo. Então peguemos um pacote de 18 reais para cada 100 cartas, temos 162 reais em custo dos pacotes de sleeves para tudo.
    Agora temos o trabalho intelectual, a criação das histórias, das quests, da tradução de todos os componentes, etc.
    Somando todo o acima dá quantos reais o custo? Se que a produção do produto em escala industrial torna mais barato até porque eles já tem os fornecedores deles com valores mais em conta, mas mesmo assim.

    Portanto, somando tudo isso creio que o preço de 799 reais pedido no Catarse esteja na média. Também acho um preço caro, mas para esse jogo é isso mesmo. Se você quer comprar um Golzinho vai pagar o preço de Gol, mas se quiser uma BMW vai pagar o valor equivalente.
    Agora uma coisa é fora de explicação, o preço do Stone Age e do Brass Birminghan que cobram agora em relação ao que pediam a pouco tempo. Isso não tem lógica.

    Estava me atualizando no tópico. A ideia era ler ele todo para então tentar contribuir, mas já tinham tantas msgs que eu poderia dar o "reply" que tive que parar nessa página.
    Concordo com muitos posicionamentos, incluindo o do autor, Iuri, etc.
    Eu já não sou da garotada, constituí tb família, tenho um filho pequeno introduzindo no hobby (jogamos Queendomino, TTR, Krosmater Arena, Catan, etc).
    Eu fui um dos que comentei bastante sobre o catarse do The Witcher, por ter jogado e ser um dos jogos preferidos de PS, pela literatura. Fiquei empolgado pela série (sairá 2ª temporada e aguardo que tenham mais). Enfim, sai o jogo é mais do que natural que tenha o interesse. E aí, como todos, fico na expectativa do preço, aquela "pancada", que "venha não tão forte" e então a notícia de R$ 800 (versão standard, sem os monstros). Fiquei chateado, pois quem paga R$800, pagaria um pouco mais pelas minis, mas não quase 70% a mais. Fiquei bem decepcionado, mas a medida que os "SGs" eram liberados, o FC foi ganhando corpo.
    Como o colega mencionou, eram 5 minis e R$800, porém as 5 viraram 7 personagens (último SG foi a liberação da "Ciri". Antes teve no "monster trail", com mais 1 witcher) e depois foram liberados muitos SGs, entre eles uma expansão coop/solo com as minis dos chefes; + mini do Eredin montado (quem pegou nas primeiras 24h), + mini "lost hunt" (cavalo) + cerca de mil cartas (isso mesmo: amigo falou 900, mas acho que chegaram a 1.000) + sleeves para todas as cartas (só de sleeves, em média R$ 180).
    Quando coloquei "na ponta do lápis", vi que realmente não foi um valor absurdo, pois estão entregando muita coisa, muita variedade de personagens e monstros (esses em tokens) opções solo, coop e competitiva. 
    Quando comparamos então com outro jogo que gostaria de adquirir, mas desisti pelo valor e que foi citado "ARNAK", fica até fácil dizer que os R$800 foram "barato". Depende do ponto de comparação.
    Como um outro colega falou (sobre o Brass - jogão) eu tb comprei o meu em 2020 por R$299. Hoje, o valor é o dobro. Se compararmos Brass com The witcher, mais um caso que (não o jogo, mas componentes), The witcher estaria também barato. Com Stone Age então...
    O mercado realmente está uma loucura. o mercado de usados, devido aos valores praticados em 2021 deram uma subida absurda (porém também já vi muitos leilões acabarem sem lances e anúncios "mofando" também porque parece que o povo tá acordando. Provável do mercado encontrar um equilíbrio em breve. Se o jogo não tiver apelo, não vai vender como deveria e o preço vai baixar (veremos a black friday desse ano o que entregará).

    3
  • felipenserj
    245 mensagens MD
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    felipenserj02/07/21 12:28
    felipenserj » 02/07/21 12:28

    Seeker::
    Fabico::
    Seeker::Queria mto entender o motivo do aumento do Brass(exorbitante) em tao pouco tempo.

    Att



    Na realidade, o que aconteceu foi que os dois jogos Brass foram lançados praticamente juntos e praticamente pelos mesmos valores, mas o Birminghan se esgotou e o Lancashire não, lembrando que foram produzidos antes da pandemia (os insumos aumentaram bastante o custo em todos os setores nesse período).

    Agora foi feito um reprint do Birminghan apenas, com um custo de produção mais alto, então apesar de serem jogos parecidos e da mesma editora, a comparação é entre jogos fabricados em épocas e com custos diferentes.

    Claro que isso não justifica TODO esse aumento, nesse meio tempo que o jogo estava fora de estoque os especuladores estavam vendendo cópias usadas por 500-600 e em alguns casos até 700, a editora vendo os consumidores dispostos a pagar esse valor, prontamente colocou o preço por 600 e em promoção por 500 no início.

    Hum, legal, bom saber. Obrigado.
    Não sabia da "estória" do Birmingham(acho q nessa época  ainda nem tinha ouvido falar de outros jogos de tabuleiro sem ser "war" e monopoly"{na vdd soh fui comprar um "combate" e cai aqui de para quedas rs} e quando conheci "os Brass's" soh tinha o Lancashire à venda nas lojas).
    Esse ponto, ao final da sua fala, q vc colocou eh de fato curioso e ao mesmo tempo imprescindível(a meu ver) nessa discussão.
    Até que ponto as editoras se aproveitam do mercado de usados(para usar de parâmetro) para determinar "se" aumenta o preço final do lojista(ou se são os lojistas em comum acordo que determinam). Isso eh um fato q não entendo pq esta sendo desviado no geral.(Claro q tem q se levar em consideração inumeros outros fatores para chegar no preco final).
    Soh sei q, por atuar mto com números e tendo atuado tanto tempo como contador(analisando n°s), somado ao fato de ser filosofo desde jovem, vejo essa mudança da média do preço final ao consumidor de um ano para o outro, como algo que precisa ser analisado, estudado e entendido sim. E pelo menos a mim(mesmo novato, verde ainda em maturidade no assunto) vejo q tem algo q "possa vir" a estar errado(mesmo levando em consideração todos os custos da "cadeia" ate a parte de logistica, licenças etc)
    De qualquer forma te agradeço mais uma vez pela contribuição e ajuda(+1! rs). Mto legal MESMO da sua parte ajudar qdo puder sou mto assim tb, fica meu elogio. E, sou novato mas precisando estamos ai!

    Não concordo com o colega não. Foi apenas um reprint, onde de forma alguma os custos foram 100% maiores (2020 o dólar já estava na casa de R$5). Isso só valeria se fossem jogos "novos". Reprint será sempre reprint (algum aumento teve, mas não mais que 20-25%)

    0
  • felipenserj
    245 mensagens MD
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    felipenserj02/07/21 12:30
    felipenserj » 02/07/21 12:30

    iuribuscacio::
    evieira::
    Eu acho que essa questão é bem interessante:

    Se o fabricante está repondo um jogo com um lote relativamente pequeno, ele tem SIM que levar em consideração o preço do mercado de usados.
    Se ele não o fizer, estará apenas deixando dinheiro na mesa para que os especuladores do mercado comprem o jogo rapidamente para revendê-lo no mercado de usados pelo preço com ágio. Poucos compradores finais (aqueles que vão desfrutar do jogo em si) conseguirão pegar o preço sem ágio. Os especuladores ficam atentos ao mercado e tem agilidade para comprar rápido.

    Se ele está com um lote grande, essa preocupação deixa de existir. Vender pelo preço alto causado pela falta de oferta seria um tiro no pé, pois as pessoas dispostas a pagar o preço com ágio são em menor número do que as dispostas a pagar o preço sem ágio. 

    Todos esses problemas de especulação e arbitragem de preços existirão enquanto o mercado for pequeno. Não tem muito jeito.
    Sds,

    Eduardo

    Caro Evieira

    Em parte eu concordo com isso, dependendo da tiragem do jogo, o preço no mercado de usados tem de ser considerado. O que eu acho complicado é essa aplicação indiscriminada da “Lei de Gérson”, pelas editoras.

    Nesse sentido, todo o processo de precificação e suas diversas variáveis envolvidas, que normalmente é invocado para justificar os preços altos dos board games, vale apenas se o preço final do jogo (já incluídas as margens de lucro normalmente praticadas) forem maiores do que o seu preço no mercado de usados. Mas quando o preço do mercado de usados é maior que o preço final do jogo, aí é esse que vale.

    Na minha opinião foi exatamente isso que aconteceu com o “Stone Age”. O jogo não estava sendo vendido por R$ 500,00 ou R$ 600,00, porque esse era o seu preço final, mas sim porque ele estava esgotado há anos. Quando houve o reprint foi esse o preço fixado pela Devir. E isso é apenas um exemplo. Só para não dizer que eu só falo do “Stone Age”, o “Caverna” está sendo vendido, usado, na base de R$ 850,00, e não tenho dúvidas de que se houver um reprint nacional, será essa a sua faixa de preço, independente do seu preço final real ser esse, ou não.  

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    P.S. Enquanto as editoras quiserem levar vantagem em tudo, o mercado de board games (que engloba não apenas os consumidores, mas também as editoras) não vai levar vantagem em nada.

    Está correto, faz todo sentido. Se usado "vale", novo então....

    0
  • evieira
    706 mensagens MD
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    evieira02/07/21 12:40
    evieira » 02/07/21 12:40

    ggaiotto::Vou colaborar ou expressar minha opinião neste magnífico post de maneira simples:
    Atualmente entro na loja de BGs onde comprei a maioria dos jogos da minha coleção, pergunto ao proprietário quais as novidades, eles me mostra, digo que gostaria muito de possuir a novidade e pergunto o preço, ele responde e pergunta se vou levar e eu finalizo dizendo infelizmente não.
    Ele argumenta de todas as formas os porquês do aumento de preço e diz que agora, os preços serão assim.
    Eu digo que lamento não poder pagar por esses valores, que continuarei a jogar os jogos que já possuo na minha coleção e que vou torcer para que alguém dos grupos que participo tenha possibilidade de comprar essas novidades e me convidar para joga-las.
    Digo também que em breve eu voltarei para saber das novidades. E volto mesmo!!
    E já perdi a conta de há quanto tempo esse ciclo tem se repetido.
    Grande abraço a todos!!


    Você está fazendo o que uma pessoa sensata faz!  A vontade de consumir não pode ser maior do que as contingencias da vida e suas prioridades!

    Obrigado pelo elogio!

    Eduardo

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