Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Carcassonne
  4. Ode à Elegância

Ode à Elegância

Carcassonne
  • avatar
    evieira27/06/21 11:00
    avatar
    evieira
    27/06/21 11:00
    706 mensagens MD

    http://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Fala-covileiros-2.png


    Ode à Elegância ou “Como sobreviver a era dos jogos de tamanho e preços hipertrofiados?”



    Observando o comportamento e as reações dos hobbistas, bem como a forma como os jogos modernos vêm evoluindo, a impressão que me dá é que, para a maioria das pessoas, os jogos valem literalmente quanto pesam!

    Isso ficou muito claro para mim na semana passada quando vi diversas pessoas discutindo o valor das recém lançadas expansões de Viticulture, “Visitantes do Charco” e “Visitantes do Vale do Reno”, pela Grok. A reclamação que mais ouvi foi que elas seriam “muito caras para tão poucas cartas”.

    Este é só um exemplo recente de algo que acontece repetidamente. As pessoas parecem precisar de um elemento físico para justificar o que estão pagando. Deve ser por isso que o dono da oficina sempre troca uma peça do seu carro quando você leva para ele ver um defeito.

    Sabendo disso, as editoras e designers vem alterando seus produtos para maximizar o quanto aceitamos pagar por eles. Durante o processo de design do Tapestry, o Jayme Stegmaier fez uma enquete entre seus seguidores “o que você espera que um jogo que custa 60 dólares lhe traga?”.

    Resposta vencedora: “miniaturas coloridas”.

    “As you wish” disse o lorde Sith do marketing board gamístico mundial. E tacou 18 miniaturas que só servem para ocupar espaços em um tabuleiro lateral de cada jogador.

    https://lh3.googleusercontent.com/fpXKVw_LGshW9oS9k-MnZSondKjH8exGTnoZi8z2JEh7tS483y0O5eWDoaZg5HKHsbYnxKliX4U40aq4bTGXrhHK01-2eEHydTqXzvqH12FFhK_ezrKSss-FkOqt4uGPfeaOeO3F


    Não é à toa que a cada ano que passa, os jogos se tornam maiores, mais visualmente chamativos, mais complexos e… mais caros. Lançamentos como Nemesis, Gloomhaven e Tainted Grail exemplificam bem o que estou tentando mostrar.

    Nesse mundo de jogos cada vez mais complexos é bom quando encontramos jogos que nadam contra a corrente, apresentando design simples e elegantes, cujas regras podem ser explicadas rapidamente sem que isso signifique que o jogo é bobo. 
    https://lh6.googleusercontent.com/sJCko1CIP_wGQNgyqHi5SbQLHCozuiAJsNT_hKB3IXgS8TKdiGxUm6N23ZfF3Zv5wBAFE2u6k6FB5Xuscdap17kZNiUF3DLFV4MVi9x3mcOGv6C2nzmHegxIKhwhV_6jxjVTxfiU

    Elegância é ser bonita por dentro e por fora (Coco Chanel)


    Nesse artigo vamos tentar definir o que seria “elegância” no design de board games e citar alguns jogos, sem nenhuma intenção de ranqueá-los, onde eu reconheço um design elegante, que eventualmente pode aparecer até mesmo em um jogo extremamente complexo.

    Embora a tendência de jogos mais complexos e caros seja algo com o qual vamos conviver ainda por um bom tempo, valorizar jogos que entreguem uma ótima experiência sem precisar de tantos apetrechos e complicações é algo que pode nos ajudar a economizar, seja revisitando os títulos que já temos ou buscando jogos mais simples no mercado e com isso equilibrando as tendências. 

    Com o mercado crescente, com certeza há espaço para todos os tipos de produtos!

    O que é um design elegante?

    Conceitos abstratos são quase sempre de difícil definição. À medida que tentamos encapsular tudo numa única frase, sempre deixamos espaço para exceções a qual um espírito de porco trará um contra-exemplo para derrubá-la. 

    Poderia fazer simplesmente como Potter Stewart, o juiz americano que declarou que “posso não saber definir o que é pornografia, mas sei reconhece-la quando a vejo”, mas acho que isso seria muito preguiçoso. Prefiro pegar algumas definições que encontrei em alguns artigos e compartilhá-las com vocês.
    Ainda que incompletas, elas dão uma ideia clara do que estou querendo dizer.

    “Elegância: disposição marcada pela harmonia e leveza nas formas, proporção das partes e no movimento; donaire, garbo, graça.” (Dicionário Oxford)

    “Elegância é sobre encontrar a solução para um problema com a maior economia possível de esforço e custo”

    “Uma solução elegante é aquela que é robusta, eficiente e gera um mínimo de efeitos colaterais”

    Confesso que a que eu mais gostei foi a frase da Coco Chanel, que usei mais acima: “Ser elegante é ser tão linda por dentro como por fora!”. Embora seja uma frase de efeito e esteja muito voltada ao conceito estético, ela capta algo realmente importante do significado de elegância, que é a importância da coesão, da coerência e do equilíbrio.

    Saindo da moda e arquitetura e voltando aos board games, cito a definição dada por Anthony Ferrise em um post intitulado “My 15 top most elegant games” (tive que adaptar ao traduzir para passar a mesma ideia – quem quiser ver o original, o link para o artigo está nas referências):

    “Um jogo elegante é aquele que tem um conjunto de regras simples e poucas barreiras de entrada ao mesmo tempo em que traga escolhas não triviais aos jogadores, permitindo que diversas abordagens possam ser tomadas”

    Em um outro artigo chamado “Designing Elegant Board Games”, do site www.theboardgameworkshop.com, o autor sumariza seus conceitos em seis pontos principais:

    1. Evite dar tarefas sem graça aos jogadores.
    2. Tudo deve ser claro, visualmente e conceitualmente
    3. Quanto mais as mecânicas do jogo estiverem interconectadas, mais coeso o jogo é.
    4. Incorpore as regras dentro dos componentes que as utilizam
    5. Não deixe o fluxo do jogo ser interrompido.
    6. Corte as partes chatas!



    Pequena Lista (não exaustiva) de Jogos Elegantes!

    Devido a abstração do conceito, achei que seria mais fácil apresentar exemplos do que considero jogos elegantes, então montei uma pequena lista de 6 jogos, alguns clássicos, alguns bem recentes, a maioria muito conhecida e pelo menos um acredito que nem tanto. Tentei ficar em jogos que joguei recentemente, para não ter que pesquisar demais, portanto não precisa ficar chateado se o seu jogo preferido não aparece aqui!

    1 – Carcassonne: uma obra-prima de design. O jogo pode ser entendido quase como um quebra-cabeças coletivo: na sua vez, pegue uma peça e a coloque de modo coerente no tabuleiro, tentando com isso criar/completar uma cidade, uma estrada, um monastério ou um campo.


    http://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Carcassonne-The-River-1.png


    É um jogo que pode ser ensinado em 5 minutos, mas que você levará uma vida inteira para dominar, principalmente se for jogá-lo de forma competitiva, no formato tradicional de 2 jogadores.

    2 – Azul: o vencedor do Spiel de 2018 é um abstrato que também se baseia em turnos simples. Na sua vez, escolha uma das fábricas de azulejos e pegue as peças da mesma cor, jogando as demais para o centro do tabuleiro.

    https://lh4.googleusercontent.com/ybYW72dfdyseef2aPQkr7ImpZp7vzznxw5FRO7nt0CY5jG5yLVcEotAuqWSYN31RrIJBS4CYRXnO5EUBqfYNAkpDqBCnsPFW8bDfj3l22Dj4JnRA0Ra-1EVVvVGFxWbxJw4Viq1i


    O fluxo do jogo é interrompido apenas quando as peças acabam e acontece uma contagem de pontos. Novas peças são colocadas e o jogo continua, até que alguém complete uma linha do seu tabuleiro.

    3 – Low Lands: Alocação de trabalhadores não é a mecânica mais pródiga em produzir designs elegantes, pois esses jogos normalmente precisam de muitas fases de manutenção e de exceções relativas a lugares que possam ser utilizados por mais de um jogador, ações que possam ser utilizadas parcialmente, etcetera. Porém, em Low Lands, jogo lançado em 2018 pelo casal Claudia e Ralf Partenheimer,  encontramos uma exceção a essa regra.
     
    https://lh4.googleusercontent.com/_IR5l2IhB2v1GxLDe1p4SSt3f9a4Z_cbW14d0SX7E1urS59RhNUMMEhZ_hiiVwWXqqIGqIVidG16g9aBmV7ejIbD3p9dvTmonELc9WcJ9QrAaa2Ra6yU9gwUvVLN99dlyhVMWukr


    Os jogadores são criadores de ovelhas na Holanda e precisam ajudar na construção de diques evitando que a maré destrua seus rebanhos. Com apenas 3 recursos, 1 produto e as 5 ações possíveis sendo realizadas no tabuleiro individual, sem nenhum tipo de concorrência pelas ações, os autores criaram um jogo extremamente interativo, pois a eficiência das ações depende muito do que os seus adversários estão buscando. O aspecto semi-cooperativo da construção do dique é muito bem implementado e sua resolução é crucial para o desfecho da partida.

    Se você achou que o jogo lembra algo do Uwe Rosenberg, você não está errado. Ele colaborou com o designer do mesmo e escreveu uma recomendação ao jogo, incluindo-o na sua “biblioteca essencial”. Para mim, é um caso onde o aprendiz superou o mestre.

    4 – Onitama: jogo que consegue criar uma espécie de “mini-xadrez” moderno. Num tabuleiro 5 por 5, dois grupos de praticantes de artes marciais disputam para eliminar os rivais ou invadir com seu mestre o QG inimigo. As peças são iguais, mas os movimentos variam entre os 5 “golpes” sorteados no início da partida.

    https://lh6.googleusercontent.com/COTNX-7FDkdozSjKw5DOyuzGL1kL2SLVPYWHOnmDsdmpeS7z8o95lFrWb2DS_BXG-AxUcN2vlnlA-VuuqFAOAvyvG9T7fZteBReThBMJoPOVWDy8xu-mED5gvWuK5h89KalIxsOt


    Quando um jogador utiliza um “golpe” (movimento), ele o cede para o seu adversário. Usar os movimentos na hora certa, evitando que eles possam ser utilizados pelo rival é uma das coisas mais interessantes desse jogo.

    5 – Century Spice Road: o primeiro jogo dessa série é sensacional em seu minimalismo. Você ou compra cartas, ou as utiliza para poder adquirir ou realizar trocas de especiarias (representadas por 4 tipos de cubos) ou entrega os cubos para resgatar cartas de contratos. Os turnos se sucedem rapidamente e o desafio de montar um engine eficiente para completar os contratos versus a tentação de pegar novas cartas é extremamente gratificante.
     
    https://lh4.googleusercontent.com/B1DZiu_PSKUwwNgw5cLpAeenSmSPbrDSbsiUeTYe2jvlXzD1dc8WSvnk3wXuQkWaKfVngD-skeSURU64gaz-L8hXj0UVE8kyVSsO9aUx4WUrKJmyffbLWapfpW75v8G7PPrdYZhZ


    Um jogão que infelizmente se perdeu no tsunami contínuo de lançamentos.

    Há controvérsias sobre qual o melhor jogo da série mas o primeiro é com certeza o design mais elegante de todos eles.

    6 – Noctiluca: esse jogo é o favorito da minha esposa, que estava invicta nele até a semana passada, quando consegui quebrar essa escrita.

    https://lh3.googleusercontent.com/viLFeY4v4Aqn7QjbJhtrhqQRxI4oqGagh74Rp1nnlt1FIr2xPTt6g4X3fwZm31EmSxA5bl1uPihQ2hoo1ORxs3CxxlemFDmzmZoNo6xJpUhcieWbmSJ_3hu0vgXEnZXEAJspc-gj


    Embora ele tenha bastante dados coloridos, o jogo se resume praticamente a eles. Basicamente, eles são rolados e dispostos em um tabuleiro em grupos de 4 ou 5 representando planctons de tipos de diferentes (suas cores) enquanto os números dos dados representam o nível de profundidade onde eles estão. Os jogadores representam mergulhadores coletando os plânctons para completar potes que precisam de cores específicas. A cada turno o jogador escolhe uma rota para seguir e pega os dados da rota que sejam de um mesmo valor a sua escolha.

    É um jogo muito simples mas que apresenta um belo quebra-cabeça. Ele possui um mecanismo que evita que um jogador pegue dados que não precisa para atrapalhar o adversário. Ao pegar dados que ele não tem onde jogar, deve doá-los ao jogador seguinte. 
    Embora tenha um pouquinho de AP, é um jogo que agrada bastante tanto a quem joga coisas maiores como a quem nunca jogou nada antes.


    Conclusão


    https://lh6.googleusercontent.com/2CKHSb4_-DxiomCLBi3FubSYJYn7bmhVxA7Q05qFZ3tbZJknctizAKtL65SSqOaaN0hJfO7eDSLlXPRYiKhHLGHINzlnAgLaWUjDAmdd8LGpBO3Ix2P8BIOQUKG1cyWgRZJ5uCpP

    Moda é uma coisa que passa com o tempo, mas a elegância persiste. Jogos elegantes tendem a vencer o teste do tempo e serem jogados por muito mais anos do que aqueles que são lançados para atender um capricho contemporâneo.

    No momento em que escrevo esse artigo (junho de 2021) vejo vários colegas de Hobby excitadíssimos com o jogo “The Witcher”,  lançado em financiamento coletivo pela Conclave (o Covil fez uma live com o Cristiano Cuty, da Conclave, para tirar dúvidas sobre o jogo e você pode consultá-la aqui).
    The Witcher é o jogo típico dessa tendência atual de jogos hipertrofiados e caros. Ele é baseado numa IP, vem cheio de miniaturas e cobra de seus apoiadores uma taxa mínima de 800 reais para uma versão simplificada do jogo (os monstros vem como tiles) ou 1400 na sua versão principal (os monstros são miniaturas).

    Nada contra o lançamento, que é maravilhoso! O que eu pergunto é: esse é o padrão de qualidade que precisamos ter em um jogo mainstream? É isso que realmente o jogador médio vai colocar nas mesas nas poucas horas livres que a vida moderna nos permite para jogar? São esses os jogos que devem prioritariamente ocupar a pauta dos geradores de conteúdo em detrimento de jogos fisicamente menos atraentes?

    Eu acho que não. Jogos como esse atendem a um nicho bem específico do mercado. Não são para todo mundo. Eu não acho legal que a média do mercado se encaminhe para jogos desse tipo.

    Sem acusações, eu também tenho jogos desse estilo, mas confesso que eles costumam ser as piores relações de custo-benefício da minha coleção. Esses jogos costumam ter setups difíceis, as regras complexas, dependem de você ter um grupo específico, que curta o lore da história e por aí vai. 
    Pelo menos comigo, por melhores que sejam, eles ficam comendo poeira na estante, enquanto jogos como os que eu citei nessa lista eu consigo jogar quase toda semana ou sempre arrumar uma mesa no BGA.

    Por isso, viva a elegância! Eu proponho que valorizemos um pouco mais os jogos que nos divirtam sem precisar apelar tanto para as sensações visuais e tácteis, que o seu brilho esteja em soluções bem sacadas com pouco recursos (que podem ser bonitos, porque não?), mas que não custam quase um salário mínimo.

    Referências


    Seguem aqui alguns artigos que utilizei na pesquisa do tema. O primeiro é um artigo sobre elegância em artes visuais e decorativas, mas que traz conceitos que podemos aproveitar no nosso tema. O segundo faz a mesma coisa mas no ramo da modelagem de sistemas. Os dois últimos são relativos ao mundo dos boardgames, um com uma lista de jogos elegantes (diferente da minha), e o outro é um resumo de um podcast com vários designers sobre o tema, o James Stegmaier entre eles.

    1 – What Elegance is and why you need it in your life – Disponível em https://www.houzz.com/magazine/what-elegance-is-and-why-you-need-it-in-your-life-stsetivw-vs~92521286

    2 – On Suffience and Elegance in System Design  – Disponível em https://www.researchgate.net/publication/274657413_On_Sufficiency_and_Elegance_in_System_Design

    3 – My top 15 most elegant games  – Disponível em https://boardgamegeek.com/geeklist/225058/my-top-15-most-elegant-games

    4 – Designing Elegant Board Games – Disponível em https://theboardgameworkshop.com/designing-elegant-board-games/
    http://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Eduardo-vieira-foto.png

    Eduardo Vieira é analista de sistemas, e participa do Hobby desde 2018, mas vem tentando descontar o tempo perdido! É casado, mora no Rio de Janeiro e vive reclamando que não tem parceiros para jogar tudo que compra!

    10
    0
    127

  • Canal

    Veja Também

    Covil dos Jogos

    Veja Também

    Marvel Champions - Regras e Gameplay
    Overview & Unboxing Great Western Trail El Paso
    Marvel United Fin Fang Foom - Gameplay
    Uso de IA nos jogos modernos - Reagindo a Live do Covil
    Live Nórdica 410 - Melhores Euros com "Alma"

    Compre agora o jogo Carcassonne na LUDOSTORE
    R$ 161,34 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Odanan
    962 mensagens MD
    avatar
    Odanan27/06/21 11:07
    Odanan » 27/06/21 11:07

    Muito bom!!

    Só complementando sobre a elegância:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/228fe_ox1h71.jpg

    21
  • esdras
    144 mensagens MD
    avatar
    esdras27/06/21 12:05
    esdras » 27/06/21 12:05

    Adoro ver jogos caríssimos e cheios de miniaturas, não tenho a menor vontade comprar. Meu bolso agradece! 

    8
  • paulinhoborges
    929 mensagens MD
    avatar
    paulinhoborges27/06/21 12:12
    paulinhoborges » 27/06/21 12:12

    Excelente texto! Não conhecia o Low Lands, agora vou procurar saber mais sobre ele.

    2
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira27/06/21 12:32
    evieira » 27/06/21 12:32

    paulinhoborges::Excelente texto! Não conhecia o Low Lands, agora vou procurar saber mais sobre ele.


    Acho que não vai se arrepender!

    1
  • Jinkas17
    43 mensagens MD
    avatar
    Jinkas1727/06/21 12:56
    Jinkas17 » 27/06/21 12:56

    Que texto excelente!
    Atualmente estou com 20 jogos e percebi um padrão: jogos com regras simples mas com grandes possibilidades são a maioria. Acredito que isso se deve ao fato de minha principal parceira de jogo ser minha mãe, então jogos com excesso de regras não são com ela. Por curiosidade, os jogos preferidos dela são Azul Sintra e Century rota das especiarias.

    Sobre autores desse estilo de jogo coloco o Michael Kiesling do Azul e o Wolfgang Kramer (Pega em 6 e downforce).
    E com os dois autores juntos é fantástico também, como a trilogia das máscaras, eu tenho Mexica, e me impressionei com as possibilidades feitas com regras simples, sem dependencia de sorte, muita interação.

    3
  • Victor
    2507 mensagens MD
    avatar
    Victor27/06/21 12:59
    Victor » 27/06/21 12:59

    paulinhoborges::Excelente texto! Não conhecia o Low Lands, agora vou procurar saber mais sobre ele.

    Eu fui o "culpado" em apresentar o Lowlands ao Edu, rs. É um jogo muito bom, sem duvida. Eu aonda prefiro os jogos de fazendinha do Uwe, mas é uma elegante e bem-vinda mudança de design. 

    3
  • maueze
    1397 mensagens MD
    avatar
    maueze27/06/21 13:15
    maueze » 27/06/21 13:15

    Pensando com muita calma, eu gosto de ambos os lados desse espectro, de lisboa à endeavor, gaia à concordia.

    Mas uma coisa é fato, um bom jogo elegante é 1000 vezes mais provável ver mesa, principalmente pelo fator explicação ser coisa de 10 minutos.


    Explicar lisboa é um jogo à parte praticamente.

    9
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira27/06/21 13:35
    evieira » 27/06/21 13:35

    maueze::Pensando com muita calma, eu gosto de ambos os lados desse espectro, de lisboa à endeavor, gaia à concordia.

    Mas uma coisa é fato, um bom jogo elegante é 1000 vezes mais provável ver mesa, principalmente pelo fator explicação ser coisa de 10 minutos.


    Explicar lisboa é um jogo à parte praticamente.


    Assim, eu não sou necessariamente contra jogos “hipertrofiados”. Existem jogos excelentes nesse estilo.

    O que eu sou contra é o gatilho “quanto maior, mais complexo, mais componente, melhor”.

    Me incomoda ver jogos quase perfeitos dentro de sua proposta, tipo o Kingdomino, serem transformados em algo como o Queendomino, na tentativa de agradar o pessoal que não gosta de jogo leve.

    Eles acabam se tornando uma coisa amorfa, que pode ate ser legalzinha, mas perde totalmente a identidade. Fica complicado pro neófito e continua sendo um “jogo-mirim” pro cracudo.

    Endeavor e Concórdia são ótimos, por sinal!

    Valeu pelo feedback!

    6
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira27/06/21 13:37
    evieira » 27/06/21 13:37

    Victor::
    paulinhoborges::Excelente texto! Não conhecia o Low Lands, agora vou procurar saber mais sobre ele.

    Eu fui o "culpado" em apresentar o Lowlands ao Edu, rs. É um jogo muito bom, sem duvida. Eu aonda prefiro os jogos de fazendinha do Uwe, mas é uma elegante e bem-vinda mudança de design. 


    Você é um admirador do Barroco!

    Mas mesmo assim, me apresentou não só o low lands, como tambem o King of Siam!

    Existe riqueza na diversidade!

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Carcassonne - Ode à Elegância
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.