2015 ainda nem terminou e já tem burburinho para os lançamentos de 2016
. No caso desta mensagem, centrei em euros com chance de me interessar, tendo apenas uma exceção. Note que até a Essen do ano que vem aparecerão muitos mais jogos, por isso esta não é uma lista definitiva.
Arkwright: Esse jogo caro foi lançado pela Spielworxx em 2014, e apesar de ser bem elogiado na mecânica a crítica principal era o seu tempo excessivo. Parece que o autor escutou as críticas de "ok, o jogo é bom, mas é longo demais para querer jogar com frequência" e deverá ser lançada uma nova edição mais enxuta.
Exodus Fleet (sem entrada na Ludopedia): Conheço quase nada sobre esse jogo, mas tem elementos interessantes - poderes variáveis + leilão para construir uma frota para retirar população do planeta Terra que está morrendo. A conferir.
Terraforming Mars : Previsto inicialmente para 2015, esse produto da sueca FryxGames chamou minha atenção pela idéia de transformar Marte em um mundo habitável envolvendo gerenciamento de mão e alocação de peças. O jogo pode ser executado em modo solo e uma descrição de uma sessão pode ser encontrada aqui.
Solarius Mission (sem entrada na Ludopedia): Apesar da minha decepção com o Dilluvia Project, esse jogo da Spielworxx é dos autores do La Granja, logo automaticamente chama a minha atenção. Mais um jogo de desenvolvimento espacial para 2016, desta vez com uso de dados (alocação?) e gerenciamento de recursos , tudo envolvendo a criação de naves, estações espaciais e colonização planetária. Achei curioso que a descrição no BGG que esse eurogame de peso médio use um tema pulp sci-fi.
Race for the Galaxy: Xeno Invasion: Assumindo que não haja o customeiro atraso no lançamento de expansões de Race, quero conhecer esse aí. Não comprei a expansao do Alien Artifacts por usar exclusivamente o jogo básico e infelizmente a Xeno Invasion também segue a mesma linha. Mas se o produto for MUITO BOM (o que nao aconteceu com o Alien Artifacts), quem sabe? #joguemaisrace
High Frontier (3rd edition): Kickstarter em 2015, lançamento em 2016. Muito provavelmente estará a venda fora do KS em 2016. Eu meio que gosto desse jogo.
Sails to Steam: Esse jogo pesado e econômico está previsto Kickstarter para o primeiro trimestre de 2016. Me pareceu bem promissor.
Brasil : Esse jogo de autoria dos Portugueses Paulo Soledade & Nuno Sentieiro (autores de Madeira, Nippon, Panamax) é da editora What's your game e é ambientado na época colonial da mineração, centrada em Vila Rica (atual Ouro Preto). Claro que tenho curiosidade pelo tema, mas a minha experiência com os jogos desses autores e da editora faz com que seja um jogo "teste antes de comprar". Digo isto não por duvidar da qualidade, mas pela diferença de gosto com o estilo dos jogos desses autores.
Ein Fest für Odin: Jogo do Uwe "Agricola/Caverna/Le Havre" Rosemberg para 1-4 jogadores. Não sei praticamente nada sobre esse jogo, mas provavelmente comprarei mesmo se não souber informação adicional.
Jorvik (sem cadastro na Ludopedia): Jogo do feld, remake de um jogo mais antigo dele, The Speicherstadt. Vou querer testar primeiro.Link
The Oracle of Delphi (sem cadastro na ludopedia): Jogo novo do Feld, quase certo de eu comprar. Link
Lisboa (sem cadastro na Ludopedia): Jogo heavy do Vital Lacerda, sobre a reconstrução da capital portuguesa após o terremoto de 1755. Depois do The Gallerist (que não achei ruim, só desnecessariamente trabalhoso pro que se propõe), só irei comprar depois de testar jogando.Link
Dynasties: Heirate & Herrsche: Do Mathias "quase gosto dos jogos dele o bastante para querer manter na coleção mas acabo vendendo" Cramer.
First Martians: Adventures on the Red Planet: Jogo coop a la Robinson Crusoe em Marte, mas usa aplicativo. A conferir. Não sei se comprarei de primeira...
Essa é uma listagem inicial e bem seleta de jogos seguindo o meu gosto. Vocês podem ver mais lançamentos que com certeza interessarão a alguns nessa lista do Rahdo do BGG: link