Eu acho o seguinte:
Itens são exclusivos do malandro é a forma como ele interage com o tabuleiro.
A questão da criação pode ser apenas pra gerar os pontos de vitória nas cartas, mas assim como numa partida "normal" os itens não tem utilidade se o malandro não pegar, eu usaria como house rule apenas q o item pode ser criado pelos pontos, mas sem utilidade prática.
Reclamar da "falta de utilidade dos itens", sendo que a única utilidade real dos itens é pro malandro, é igual reclamar de falta de token de simpatia / fábricas / ninhos em partidas sem essas raças. Vc devia então criar regras pra outras raças colocarem simpatia, ou utilizarem oficinas, ou sei lá, afinal são itens que ficam sem utilidade sem as raças em jogo.
Mas na hipótese de REALMENTE querer dar itens utilizáveis pra jogadores, eu iria na linha de uso único. Forja, ganha os pontos, resolve o efeito no turno e descarta.
Ou logo vc vai ter personagens com um combo imenso de habilidades q vão desconfigurar o jogo na minha opinião. pensa num cara que forjou duas espadas e logo, vai ter +2 de força numa batalha. é praticamente vitória garantida pra ele em pelo menos uma luta por rodada. ou personagens chegando em lugares inacessíveis antes por simplesmente ter movimento extra.. enfim, eu não me importo mesmo com house rules no geral, mas acho que essas quebram o jogo demais.