Bom, acontece que eu adoro jogos solo de baixa sorte, então eu mencionarei jogos que eu me diverti muito sozinho além de achar bastante desafiadores e com baixa sorte.
- Robinson Crusoe
Em questão de dificuldade eu acho que este ganha disparado dos outros, certos cenários eu demorei entre 5~10 vezes até conseguir ter êxito. Infelizmente será difícil encontrar algum jogo divertido, ou de fácil acesso no Brasil, que seja não dependente de sorte, há um certo grau de sorte em Robinson Crusoe mas eu confio que no final foram mais minhas más escolhas que me fizeram perder as partidas.
- Banquete a Odin
Dentre os que eu listei aqui, acho que Banquete a Odin solo é o que menos dependa de sorte. O solo deste game é uma corrida por pontos apenas, e sinceramente eu peguei pra jogar num dia de tédio, e acabei jogando mais umas 4 vezes, e ainda jogo, buscando melhorar meu score.
- This War of Mine
Este é o mais dependente de sorte da lista, mas eu preciso mencioná-lo pq é um jogo de uma ambientação e enredo tão maravilhoso que vale muito a pena recomendar. A rejogabilidade dele é muito grande devido ao livro jogo, e por esse fator eu acho válido você conferir. Ainda há um bom nível de estratégia, e pode esperar uma alta dificuldade.
- Scythe
O automata que serve como mecânica para se jogar Scythe solo é fantástico. Ao jogar parece muito que eu estou numa partida de age of empires, e cada decisão é muito importante. Desta lista é o que eu joguei menos, por ser muito demorado o setup e a partida, mas é um baita de um jogo
- Roll Player
Outro jogo em busca de pontos, este pode ser o com menos rejogabilidade, mas é um que sempre que tenho um tempinho, curto colocar na mesa, e tento bater meu record. É um jogo rápido de se colocar na mesa, e uma partida solo dura 15 min (quando vc já está bem esperto com as regras). Há muita estratégia em Roll Player, pode confiar.
Além desses eu ainda jogo bastante mansions of madness, contudo é um jogo que depende muito de sorte, e pode ser angustiante as vezes, mas eu adoro a ambientação, além de ter uma sensação de estar numa mesa de rpg sozinho com um computador por mestre. É um jogo que eu amo, contudo acredito não preencher bem seus requisitos.
Dos mencionados pelos colegas possuo o Mage Knight, mas ainda não testei o solo dele que parece ser promissor, além de que comprei a pré-venda do Tainted Grail, que por tudo que eu vi e ouço falar, poderá facilmente entrar na lista acima.