Eu não sou uma pessoa que consome muito conteúdo de vídeo, nem sou muito presente em redes sociais. Ainda assim, assino o canal lá no Instagram e no YouTube. Mas não tenho ideia de quantos perfis ou canais produziram mais (ou menos) conteúdo dentro das respectivas plataformas do que vocês.
Uma coisa é fácil perceber, vocês estão muito presentes nos resultados do YouTube ao procurar por: "como jogar X" ou "review jogo X". E, ao olhar o canais dos finalistas, vocês são possivelmente os que mais produziram conteúdo no YouTube. E acompanhando bem de longe, vi que vocês tiveram que se reinventar para produzir conteúdo e manter o distanciamento social. E acho que o Prosa foi um desses frutos que mais aplaudo. Usando o termo técnico: vocês foram e são PH0D4!
No Instagram é difícil buscar quem é relevante, especialmente porque o que está sendo avaliado é uma plataforma que não tem um sistema de busca eficiente.
Minha impressão é que o Prêmio Ludopedia é uma avaliação de popularidade dentro deste Fórum, mais do que do que de relevância dentro dos respectivos segmentos que está avaliando. E se é uma ferramenta de popularidade, aconteceu com vocês o que aconteceu com o Jack em 2016. Isso também é visto pela lista de finalistas em cada um dos segmentos que foram praticamente os mesmos em todas as categorias. Logo, mais do que o mérito da produção (que vocês têm), o mérito maior fica no tamanho da comunidade que cada um conseguiu construir.
É muito difícil tirar o viés da popularidade e muitas vezes a popularidade se confunde com a relevância, mas um diferencial do Prêmio Dragão de Ouro é que é um prêmio de opinião. As opções dos jurados não estão sujeitas à prévia candidatura, logo, Comic Hunters recebeu o Dragão de Ouro jogo expert designer nacional 2020 e o Dragão de Prata jogo familiar designer nacional 2020. Espero que o Dragão de Ouro veja a premiar produtores de conteúdo em 2021 e dar reconhecimento a outros que também tem fomentado o hobby no Brasil!
Parabéns pra toda a família Covil dos Jogos!