Demorei um pouco mais do que eu queria para escrever a segunda parte desse tópico. De qualquer maneira, o tema ficou vivo pois ao longo da semana vi pelo menos um cinco tópicos diferentes sobre Escravos de Jó Herdeiros do Khan.
Felizmente, os lançamentos da Estrela não se limitam a tal Linha Premium... Três jogos abstratos dos primórdios da década de 80 foram (re)lançados pela tradicional empresa das caixas de jogos vagabundas, e vale a pena mencionar que tive mais interesse neles do que no polêmico jogo dos peões de ludo com rebarbas.
São eles: Domínio e Equílbrio (novo nome do Ponto de Equilíbrio), Contra Ataque e Rodada Final.

Comparação das caixas das "novidades" Estrela. Já deu pra perceber que é impossível elas chegarem intactas...
Dei uma jogadinha nos três e seguem as minhas impressões.

Uau! Um insert! Obrigado Estrela pela graça alcançada!

Comparando com meus outros jogos da Estrela (como Labirinto, Cilada e Cara a Cara), até que a qualidade é satisfatória. Inclusive essa informação vale para os 3 jogos da postagem.

Ponto de Dominio e Equilíbrio lembrou imediatamente o clássico jogo de Damas, sendo que é necessário um mesa plana (o ideal seria ter tirado a cobertura da mesa). Se a sua superfície não for tão lisa assim, não se preocupe! Há dois grampos para encaixar nas laterais do tabuleiro para fazer o nivelamento.
O jogo em si é bem simples: movimente suas peças (de três tamanhos e pesos diferentes) para onde você quiser, coma as peças adversárias (como nas Damas, inclusve em sequencia) e toda vez que seus lado tocar no chão você perde um peão branco (que não se movimentam).
Como era um jogo-teste-amistoso-de exibição, definimos o placar em apenas 3 peças brancas retiradas. E isso foi definitivo para minha derrota, pois empolgado, avancei minhas "tropas" para o lado adversário e após uma jogada que deixaria Mequinho qualquer velhinho que joga na praça orgulhoso, comi de uma vez só diversas peças do inimigo... O que fez o lado tabuleiro imediatamente ficar mais leve e tombar para o meu lado! Lição aprendida (e que agora me parece tão óbvia, fui derrotado poucas jogadas depois. 
Porém ficou óbvio que com todas as peças brancas na partida, eu tranquilamente teria chance de virar o jogo. Até porque uma outra forma de vitória é colocar todas as suas peças na "área segura" do adversário.
Achei o jogo bem divertido. Não o conhecia tinha jogado ele ainda, tinha apenas uma vaga lembrança. Uma ótima opção para jogar com a esposa e até com a minha filha, embora eu acredite que leve vantagem nas opções estratégicas, como acontece em Lig 4 onde ela até me ganha as vezes (1 em cada 5, sendo bem generoso).

Contra Ataque é o jogo mais simples dos três. Tanto que nem o manual monocromático azul-viagrado está incluso, com as instruções estão no fundo da caixa (que também tem insert). Algumas poucas peças, embora não sejam de qualidade ruim, tiveram problemas para entrar em alguns buracos. Como o jogo tem muita remoção de peças, tem que retirar com cuidado pra não voar tudo pelos ares. Talvez com o tempo isso melhore

Partida bem disputada, onde eu fui bloqueado e fiquei com duas peças sobrando, mas mesmo assim ganhei. Esse eu estou curioso para jogar com minha filha. Como ele também é bem rápido, vale uma disputa "melhor de três". 

Por último, mas não menos importante temos o Rodada Final, o único dos três jogos que permite jogar em 3 ou quatro jogadores (os outros são jogos versus). Em um primeiro momento, achei que vieram faltando peões, mas não... O laranja só entra para jogar em trio e o verde somente com o quarto elemento. Ah sim! Ele tem o manual azul-viagra, mas não tem insert.
O objetivo é mover os peões em casas numeradas. Quando remove-los, andar em linha reta o número marcado com o objetivo de "cair" nos buracos e sobreviver para o próximo nível. O círculo central é um bônus que permite um movimento extra para quem cair lá.
A primeira rodada é bem maceteada, com cada um escolhendo alternadamente onde colocar os peões. Não pode dar mole, pois os buracos de salvamento são limitados e muitos podem ser alcançados já no primeiro movimento.

Primeira rodada houve empate. Cada um perdeu 3.
É bem divertido ir retirando os níveis e vendo os peões sendo eliminados. Minha filha adorou fazer isso, não sem derrubar os peões. 

Infelizmente a baixinha (que já não é mais baixinha) rodou, ficamos eu e a esposa para a "Roooodada Fiiiiiiinal" (facepalm da minha filha toda vez que eu falava assim). 

E no final, mesmo com dois peões contra um, a esposa foi mais rápida em identificar a "trilha" que leva ao buraco da vitória. 
Ao lado, os tabuleiros na ordem e da forma que foram retirados.
Achei o último tabuleiro propenso a "decoreba", por só ter uma única rota para o centro. Mas o fato dos tabuleiros superiores serem colocados em posições diferentes a cada jogo, além dos peões adversários cobrirem os valores e as vezes bloquearem rotas traz um pouco de aleatoridade. De qualquer maneira, não vou ficar estudando o tabuleiro para macetear (e estragar) o jogo.
Veredito: Achei todos os jogos bem divertidos. O Domínio e Equilíbrio, por ser o mais demorado e disputado é o único que não deu vontade de repetir. Mas os outros dois podem ser jogados mais de uma vez tranquilamente.
Somados, os três jogos custaram um pouco mais que o preço de "capa" do Khan (aproximadamente 170 x 150) e achei que foi um investimento que valeu a pena. Sem contar que o meu medo de uma produção vagabunda não se concretizou. Uma boa opção quando quero jogar algo mais leve e rápido com a esposa.
Chamou minha atenção a idade dos jogos. Todos eles constam como 1981. Achei excelente a Estrela retira-los do limbo. Pelo visto, os lançamentos não vão se limitar a linha "premium". Espero que venha mais "velharia" por aí... Estou até disposto a cantar a música tema da Estrela que usei no título do tópico! 