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Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional

Herdeiros do Khan
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/06/21 10:57
    excluido_74361 » 09/06/21 10:57

    Quote:
    Ele é premium sim, pelo fato de haver todo um trabalho por trás das mecânicas do jogo, os componentes são apenas o que devem ser... algo que "compõem" o jogo. O que é realmente importante é a jogabilidade e a experiência que o jogo passa. Discordo que seja uma gourmetização de um jogo popular, pois é tão complexo quanto diversos outros jogos que custam o dobro do preço. Talvez essa preocupação excessiva com os componentes seja uma cultura que viremos a desconstruir aos poucos, com iniciativas como a da estrela.


    O problema dessa idea de a qualidade dos componentes nao e importante, vai contra a tendencia dos consumidores dentro deo hobby (finalmente, usei o hobby num post). 
    Eu botei um post com a questao de componentes dentro do mesmo jogo (Chicago Express X Wabash Cannonball), e tiveram multiplas pessoas achando que o Wabash era um prototipo do jogo, enquanto e o jogo final publicado pela winsome game. E o consenso foi horrendo. o problema e que muita gente disse q deveria pagar pelo jogo "feio" quase nada (ou seja o trabalho intelectual tem valor quase zero - nao que seja surpresa considerando a cultura brasileira) e que o preco justo elo jogo "bonitao" e o preco do jogo feio.
    Ai para quem quer lancar jogo e dificil levar os posts aqui remotamente a serio, pois o jogo tem custos maiores q so os componentes, mas os usuarios aqui defendem pagar menos que o preco dos componentes no jogo, bonitao, todo. 
    Me lembra quando a B&B fechou aqui em niteroi, q eu tinha oportunidade de substituir o lugar por outro proximo. Fiz uma pesqueisa de mercado sobre montar luderia, programa a associados, etc.. Final das contas, o mercado esperava que o lucro viesse da venda de comida. E operar restaurante e trabalho demais, que nao me interessave. Resultado, larguei o dinheiro no banco em investimentos passivos, e hj niteroi so conta com a caridade da Legion, que permitia jogar enquanto aberta e se tivesse espaco, pois nem mais foco em BGa Legion tem, pois voltou a rais de card games dela.
    No fim, a Estrela q ta esta certa em ignorar o mercado do publico da Ludopedia, pois nao e cliente rentavel para ela, nao e um bom match com o modelo de negocios ela. E faz bem tentar criar um novo consumidor que da valor para jogos com boa mecanica.
    Para finalizar, olha a foto do Wabash Cannonball so p tirar sarro, pq a producao do Kahns e bem melhor que essa..
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a8efe_qgm71w.jpg

    1
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic09/06/21 11:44
    MinVic » 09/06/21 11:44

    vicoraio::
    MinVic::Muito bom ver um comentário a respeito da questão que não reduza os questionadores a "alecrins" ou "esquisitos".

    Realmente, precisa ser ingênuo pra achar que a Estrela não tentaria lucrar o máximo oferecendo o mínimo. Ciente disso, minha crítica à empresa (e não ao designer ou ao jogo!) é que ela parece não estar "popularizando o jogo caro", mas sim "encarecendo o jogo popular", exatamente porque ela usa de malabarismo semântico marketeiro ("premium":getlost:) pra "vender um miojo de mercado a preço de Spoletto" (mais uma vez, falo da produção, não do design), e isso é assunto de debate dentro do hobby SIM.

    150 Reais numa produção dessas não tem NADA de "popular". Não é "popularização do hobby", é a "gourmetização do jogo popular".

    É lícito pela prática de mercado? Sim.
    É o que o público do hobby esperava? Acho que não, mas não me importo.
    É ÉTICO perante o consumidor médio que ainda não tem referencial pra saber que está pagando a mais só pelo nome "premium" na caixa? Isso é SIM questionável, e eu acho que não...

    ESSE é o meu ponto. Não cobrar uma produção "nível Tapestry", não "achar que a Estrela vai ler isso aqui", não "torcer contra", mas sim colocar um questionamento em defesa do consumidor médio.

    Ele é premium sim, pelo fato de haver todo um trabalho por trás das mecânicas do jogo, os componentes são apenas o que devem ser... algo que "compõem" o jogo. O que é realmente importante é a jogabilidade e a experiência que o jogo passa. Discordo que seja uma gourmetização de um jogo popular, pois é tão complexo quanto diversos outros jogos que custam o dobro do preço. Talvez essa preocupação excessiva com os componentes seja uma cultura que viremos a desconstruir aos poucos, com iniciativas como a da estrela.

    Eu topo essa "desconstrução" se ela não me cobrar 150 conto em carta pra destacar e peão com rebarba! :P 

    1
  • iuribuscacio
    3335 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio09/06/21 13:28
    iuribuscacio » 09/06/21 13:28

    metelo::
    O problema dessa idea de a qualidade dos componentes nao e importante, vai contra a tendencia dos consumidores dentro deo hobby (finalmente, usei o hobby num post). 
    Eu botei um post com a questao de componentes dentro do mesmo jogo (Chicago Express X Wabash Cannonball), e tiveram multiplas pessoas achando que o Wabash era um prototipo do jogo, enquanto e o jogo final publicado pela winsome game. E o consenso foi horrendo. o problema e que muita gente disse q deveria pagar pelo jogo "feio" quase nada (ou seja o trabalho intelectual tem valor quase zero - nao que seja surpresa considerando a cultura brasileira) e que o preco justo elo jogo "bonitao" e o preco do jogo feio.
    Ai para quem quer lancar jogo e dificil levar os posts aqui remotamente a serio, pois o jogo tem custos maiores q so os componentes, mas os usuarios aqui defendem pagar menos que o preco dos componentes no jogo, bonitao, todo. 
    Me lembra quando a B&B fechou aqui em niteroi, q eu tinha oportunidade de substituir o lugar por outro proximo. Fiz uma pesqueisa de mercado sobre montar luderia, programa a associados, etc.. Final das contas, o mercado esperava que o lucro viesse da venda de comida. E operar restaurante e trabalho demais, que nao me interessave. Resultado, larguei o dinheiro no banco em investimentos passivos, e hj niteroi so conta com a caridade da Legion, que permitia jogar enquanto aberta e se tivesse espaco, pois nem mais foco em BGa Legion tem, pois voltou a rais de card games dela.
    No fim, a Estrela q ta esta certa em ignorar o mercado do publico da Ludopedia, pois nao e cliente rentavel para ela, nao e um bom match com o modelo de negocios ela. E faz bem tentar criar um novo consumidor que da valor para jogos com boa mecanica.
    Para finalizar, olha a foto do Wabash Cannonball so p tirar sarro, pq a producao do Kahns e bem melhor que essa..

    Caro Metelo

    Eu acho que você está coberto de razão. Até pela qualidade dos componentes do “Herdeiros do Khan”, fica claro que a Estrela está ignorando solenemente o público consumidor de board games modernos. Aliás, não é só a Estrela, não, porque o Cella da Papergames e o Thiago da Galápagos já disseram mais de uma vez em lives, que suas respectivas empresas não dão a mínima para a opinião dos boardgamers e para aquilo que se escreve aqui no Ludopedia. Claro que isso foi dito da maneira mais diplomática possível, mas a mensagem foi inequívoca.

    Na verdade, quem não está ignorando a Estrela é o consumidor de board games, principalmente aqueles que não têm um rendimento líquido na casa dos cinco dígitos. Porque vamos combinar, pagar um preço na faixa de R$ 500,00/R$ 600,00 por qualquer jogo euro médio do mercado é o fim da picada.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    P.S. O pior é que o sujeito paga uma dinheirama dessas e ainda corre o risco de receber verdadeiros primores de qualidade, revisão e tradução, feito o “Nemesis” e o “Western Legends”, e olhe que eles não custam R$ 150,00

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436109/06/21 13:57
    excluido_74361 » 09/06/21 13:57

    metelo::
     iuribuscacio::
    metelo::
    O problema dessa idea de a qualidade dos componentes nao e importante, vai contra a tendencia dos consumidores dentro deo hobby (finalmente, usei o hobby num post). 
    Eu botei um post com a questao de componentes dentro do mesmo jogo (Chicago Express X Wabash Cannonball), e tiveram multiplas pessoas achando que o Wabash era um prototipo do jogo, enquanto e o jogo final publicado pela winsome game. E o consenso foi horrendo. o problema e que muita gente disse q deveria pagar pelo jogo "feio" quase nada (ou seja o trabalho intelectual tem valor quase zero - nao que seja surpresa considerando a cultura brasileira) e que o preco justo elo jogo "bonitao" e o preco do jogo feio.
    Ai para quem quer lancar jogo e dificil levar os posts aqui remotamente a serio, pois o jogo tem custos maiores q so os componentes, mas os usuarios aqui defendem pagar menos que o preco dos componentes no jogo, bonitao, todo. 
    Me lembra quando a B&B fechou aqui em niteroi, q eu tinha oportunidade de substituir o lugar por outro proximo. Fiz uma pesqueisa de mercado sobre montar luderia, programa a associados, etc.. Final das contas, o mercado esperava que o lucro viesse da venda de comida. E operar restaurante e trabalho demais, que nao me interessave. Resultado, larguei o dinheiro no banco em investimentos passivos, e hj niteroi so conta com a caridade da Legion, que permitia jogar enquanto aberta e se tivesse espaco, pois nem mais foco em BGa Legion tem, pois voltou a rais de card games dela.
    No fim, a Estrela q ta esta certa em ignorar o mercado do publico da Ludopedia, pois nao e cliente rentavel para ela, nao e um bom match com o modelo de negocios ela. E faz bem tentar criar um novo consumidor que da valor para jogos com boa mecanica.
    Para finalizar, olha a foto do Wabash Cannonball so p tirar sarro, pq a producao do Kahns e bem melhor que essa..

    Caro Metelo

    Eu acho que você está coberto de razão. Até pela qualidade dos componentes do “Herdeiros do Khan”, fica claro que a Estrela está ignorando solenemente o público consumidor de board games modernos. Aliás, não é só a Estrela, não, porque o Cella da Papergames e o Thiago da Galápagos já disseram mais de uma vez em lives, que suas respectivas empresas não dão a mínima para a opinião dos boardgamers e para aquilo que se escreve aqui no Ludopedia. Claro que isso foi dito da maneira mais diplomática possível, mas a mensagem foi inequívoca.

    Na verdade, quem não está ignorando a Estrela é o consumidor de board games, principalmente aqueles que não têm um rendimento líquido na casa dos cinco dígitos. Porque vamos combinar, pagar um preço na faixa de R$ 500,00/R$ 600,00 por qualquer jogo euro médio do mercado é o fim da picada.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    P.S. O pior é que o sujeito paga uma dinheirama dessas e ainda corre o risco de receber verdadeiros primores de qualidade, revisão e tradução, feito o “Nemesis” e o “Western Legends”, e olhe que eles não custam R$ 150,00


    E depois nego fica p comigo de pq eu nao compro quase nada aqui no Brasil de BG. Nao tem editora aqui q acho q vale dar o suporte, e acabar pagando um pouco mais so para auxiliar na existencia. Felizmente os designers estao aparacendo com  coisas muito legais, e esses eu tendo a comprar quando bate no meu perfil. Eu gosto de jogo pesado e interativo com bastante cortes e tretas, entao os jogos mais editados acabam nao fazendo muito meu gosto, por muitos serem 0-sum games (mas as coisas estao mudando).

    1
  • vicoraio
    144 mensagens MD
    avatar
    vicoraio10/06/21 08:58
    vicoraio » 10/06/21 08:58

    MinVic::
    vicoraio::
    MinVic::Muito bom ver um comentário a respeito da questão que não reduza os questionadores a "alecrins" ou "esquisitos".

    Realmente, precisa ser ingênuo pra achar que a Estrela não tentaria lucrar o máximo oferecendo o mínimo. Ciente disso, minha crítica à empresa (e não ao designer ou ao jogo!) é que ela parece não estar "popularizando o jogo caro", mas sim "encarecendo o jogo popular", exatamente porque ela usa de malabarismo semântico marketeiro ("premium":getlost:) pra "vender um miojo de mercado a preço de Spoletto" (mais uma vez, falo da produção, não do design), e isso é assunto de debate dentro do hobby SIM.

    150 Reais numa produção dessas não tem NADA de "popular". Não é "popularização do hobby", é a "gourmetização do jogo popular".

    É lícito pela prática de mercado? Sim.
    É o que o público do hobby esperava? Acho que não, mas não me importo.
    É ÉTICO perante o consumidor médio que ainda não tem referencial pra saber que está pagando a mais só pelo nome "premium" na caixa? Isso é SIM questionável, e eu acho que não...

    ESSE é o meu ponto. Não cobrar uma produção "nível Tapestry", não "achar que a Estrela vai ler isso aqui", não "torcer contra", mas sim colocar um questionamento em defesa do consumidor médio.

    Ele é premium sim, pelo fato de haver todo um trabalho por trás das mecânicas do jogo, os componentes são apenas o que devem ser... algo que "compõem" o jogo. O que é realmente importante é a jogabilidade e a experiência que o jogo passa. Discordo que seja uma gourmetização de um jogo popular, pois é tão complexo quanto diversos outros jogos que custam o dobro do preço. Talvez essa preocupação excessiva com os componentes seja uma cultura que viremos a desconstruir aos poucos, com iniciativas como a da estrela.

    Eu topo essa "desconstrução" se ela não me cobrar 150 conto em carta pra destacar e peão com rebarba! :P 


    o trabalho do autor não vale esse dinheiro? prefere jogar um WAR a 90 reais? Não menosprezando os jogos clássicos, mas pra mim, o valor entre 130~150 reais está justo. O jogo tem profundidade, o jogo é BRASILEIRO, o jogo é o inicio de um novo mercado aqui, então bora valorizar o produto nacional.

    É até injusto pagar 500 reais num jogo com componentes bonitos numa boa, e reclamar de um jogo de 150.

    2
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic10/06/21 10:51
    MinVic » 10/06/21 10:51

    vicoraio::
    MinVic::
    vicoraio::
    MinVic::Muito bom ver um comentário a respeito da questão que não reduza os questionadores a "alecrins" ou "esquisitos".

    Realmente, precisa ser ingênuo pra achar que a Estrela não tentaria lucrar o máximo oferecendo o mínimo. Ciente disso, minha crítica à empresa (e não ao designer ou ao jogo!) é que ela parece não estar "popularizando o jogo caro", mas sim "encarecendo o jogo popular", exatamente porque ela usa de malabarismo semântico marketeiro ("premium":getlost:) pra "vender um miojo de mercado a preço de Spoletto" (mais uma vez, falo da produção, não do design), e isso é assunto de debate dentro do hobby SIM.

    150 Reais numa produção dessas não tem NADA de "popular". Não é "popularização do hobby", é a "gourmetização do jogo popular".

    É lícito pela prática de mercado? Sim.
    É o que o público do hobby esperava? Acho que não, mas não me importo.
    É ÉTICO perante o consumidor médio que ainda não tem referencial pra saber que está pagando a mais só pelo nome "premium" na caixa? Isso é SIM questionável, e eu acho que não...

    ESSE é o meu ponto. Não cobrar uma produção "nível Tapestry", não "achar que a Estrela vai ler isso aqui", não "torcer contra", mas sim colocar um questionamento em defesa do consumidor médio.

    Ele é premium sim, pelo fato de haver todo um trabalho por trás das mecânicas do jogo, os componentes são apenas o que devem ser... algo que "compõem" o jogo. O que é realmente importante é a jogabilidade e a experiência que o jogo passa. Discordo que seja uma gourmetização de um jogo popular, pois é tão complexo quanto diversos outros jogos que custam o dobro do preço. Talvez essa preocupação excessiva com os componentes seja uma cultura que viremos a desconstruir aos poucos, com iniciativas como a da estrela.

    Eu topo essa "desconstrução" se ela não me cobrar 150 conto em carta pra destacar e peão com rebarba! :P 


    o trabalho do autor não vale esse dinheiro? prefere jogar um WAR a 90 reais? Não menosprezando os jogos clássicos, mas pra mim, o valor entre 130~150 reais está justo. O jogo tem profundidade, o jogo é BRASILEIRO, o jogo é o inicio de um novo mercado aqui, então bora valorizar o produto nacional.

    É até injusto pagar 500 reais num jogo com componentes bonitos numa boa, e reclamar de um jogo de 150.


    Pra mim (PRA MIM!) o trabalho do autor vale até mais. O que eu acho que não vale é o trabalho da Estrela. Essa produção por 150 conto eu acho MUITO caro, sim, especialmente pra quem é de fora da nossa bolha, que é o público alvo desse jogo.

    Sobre "valorizar o produto nacional", isso eu e muitos aqui já estamos fazendo há ANOS. Quem eu acho que não está valorizando é a Estrela. Olha o Guerra Mitológica, que ela fez com as mesmas cartas medonhas e mesma faixa de preço do HdK, mas botou componentes melhores e NÃO CREDITOU O DESIGNER (pelo menos não na caixa)...

    Da minha parte, vou esperar o HdK cair pra faixa de 60~80 Reais e customizar pra ficar mais "apresentável"...

    0
  • Luiz Roberto M
    22 mensagens MD
    avatar
    Luiz Roberto M10/06/21 11:32
    Luiz Roberto M » 10/06/21 11:32

    Texto impecável. Parabéns pela clareza e boa vontade para escrevê-lo.

    Acrescentaria 2 pontos:

    - Os fatores que determinam o preço não são excludentes. Arriscaria dizer que o valor que pagamos pelos jogos é uma combinação de todos eles (lucro, baixa escala, taxa de câmbio, custo Brasil, etc, etc, etc). Não tenho a menor condição de apostar no peso de cada um desses fatores, mas, como em tudo na viva, devem haver as editoras que vestem a camisa por amor e os aproveitadores... o mesmo serve para os outros fatores que vc apontou...

    - A mesma ética e qualidade exigida pelos gamers (com razão), muitas vezes não é seguida por vários de nós (basta ver as bizarrices e pegadinhas do mercado de usados). 


    Abraço!

    0
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj10/06/21 12:07
    felipenserj » 10/06/21 12:07

    RaphaelGuri::
    iuribuscacio::
    RaphaelGuri::Excelente texto. Parabéns pelas reflexões! :)

    Um outro jogo que pode criar comparação acredito ser o The Red Cathedral. É uma tiragem internacional, logo altamente impactada pelo dólar e euro, com milhares de cópias, muitos componentes, todos de excelente qualidade e custa, em média, 70 reais a mais do que Herdeiros do Khan. Dessa forma fica evidente que o valor dos jogos da Estrela é proveniente do lucro que a Estrela precisa dar para grandes lojas de brinquedo, como Ri Happy, não o custo real do do jogo com base na precificação tradicional de jogos do nicho.

    Caro RapahelGuri

    Muito obrigado pelo comentário.

    Realmente nós pensamos de forma muito parecida, e eu acho que você tem toda a razão. Ri Happy e Lojas Americanas trabalham com margem de lucro bem maior que as “lojinhas de bairro” que vendem board games. Não é à toa que essas grandes cadeias de varejo, vez por outra, fazem promoções colocando o jogo quase que pela metade do preço.

    Nesse sentido, acho que o “Herdeiros do Khan” talvez não seja mesmo para ser vendido em lojas especializadas em board game. Só que o outro lado da moeda é que a Ri Happy e a Loja Americana vão ter preço imbatível, mas certamente não terão variedade, vai ser o “Herdeiros do Khan” e talvez mais dois ou três “jogos modernos” à disposição.

    E é aí que entram as lojas de board games, porque o sujeito depois de jogar o “Herdeiros do Khan”, gostar e se fartar, vai procurar outros jogos no estilo, e não vai encontrar na Ri Happy e nas Lojas Americanas. Ele vai ter de partir para as lojas especializadas. O problema é que ele vai encontrar jogos em um patamar de preço muito superior, e isso será determinante se o sujeito entra de vez no hobby, ou se acha tudo muito caro e fica só nos jogos Estrela mesmo.

    Por isso é fundamental que as editoras fiquem atentas a isso, e que mesmo que continuem lançando jogos na casa de R$ 1.000,00, também comecem a lançar jogos complexos, na faixa de R$ 150,00 / R$ 200,00.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio 

    Concordo plenamente.

    Outro ponto que não foi levantado por ai, é que BRINQUEDO É CARO. Tem um discurso por ai que "não pode ser caro para não assustar", porém público de "loja de brinquedo de shopping" não é tão pobre quanto o discurso do Khan faz parecer. Ticket médio de Ri Happy é alto, com brinquedo, boneco e etc a 200, 250 reais, isso sem falar de jogos digitais e Lego.

    Dessa forma, ter um jogo "padrão Premium" por R$189, para ter melhores componentes não seria fim do mundo. Isso dialoga com sua fala sobre "público vai procurar novas opções e não achar", no sentido que a Estrela, Hasbro, Grow e etc poderiam ter também "padrão comum" por menos de $100, se os componentes e complexidade do jogo fosse mais simples, de tal forma que estes "clientes que são alvo do Khan" teriam acesso a outros jogos sem precisar recorrer a editoras de nicho e jogos de R$400+.
    Abraços digitais! 

    Concordo, perfeito. Brinquedo é muito caro.
    Lego (bonecos ou bonecas) é caro rapaziada (os filhos que o digam). Meu filho não teve festa ano passado, devido a pandemia fizemos apenas o "bolinho" em casa, mas como tema, "Mário". Pediu o lego do Mário (que interage, faz os sons, acende, tem um pequeno displya que mostra o passo-a-passo do "super Mário world" e é vendido como um board game (jogo base + expansões). Só a caixa "base (indispensável, pois é onde vem o Mário interativo e poucas peças) custou R$450. Compramos ainda mais 2 expansões e os avós (1 de cada lado da família) deu mais uma (total de 4 expansões). Essa brincadeira custou R$ 1imil (e tem expansões maiores de R$500). 
    Ele tem uma coleção da "patrulha canina". Cada um (veículo + personagem) foi na faixa média de R$100. Tem vendendo a 'torre de comando" que custa R$500-600 (ficou sem).

    Então, realmente, tem público que paga valores altos em brinquedos. A questão é o "cliente" encontrar "valor" no produto (seja brinquedo ou BG), daí compra-se.  

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  • felipenserj
    245 mensagens MD
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    felipenserj10/06/21 12:20
    felipenserj » 10/06/21 12:20

    orlandocn::Excelentes ponderações, ótimo texto. Escreva sempre. 

    Sobre o mercado atual: está totalmente fora da MINHA realidade, me nego a comprar jogos que custem mais do que R$ 200,00. Para MIM, que sou jogador e não colecionador, o que mais importa é a diversão que o jogo proporciona aos jogadores no momento em que é jogado. Se puder me divertir com um jogo bacana que custe perto dos R$ 100,00, por que não?

    Sobre o Herdeiros do Khan: não joguei nem vi de perto, só assisti ao vídeo do Romir. O jogo pareceu ser bem legal. Acho que há mais complexidade nas regras do que os consumidores de jogos Estrela estão habituados (pode ser bom ou ruim, ou afasta de vez o consumidor ou o cativa...). Sobre os componentes: se incomodar demais os hobistas, é perfeitamente possível melhorá-los com papel paraná, cola, estilete, uma impressão e boa vontade, tudo por menos de R$15,00.


    Quem se preocupa com qualidade, está incomodado, não creio que vá usar tempo, energia, pra tentar "melhorar" algo ruim...desiste de ter...

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  • felipenserj
    245 mensagens MD
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    felipenserj10/06/21 12:33
    felipenserj » 10/06/21 12:33

    Fabico::Em relação ao que se "esperava" da qualidade, não sei se é a minha memória me enganando, visto que o meu contato com jogos antigos tem mais de 20 anos, mas me parece que a qualidade deles também é um pouco superior que a linha "premium". Confesso que não tive contato com as cópias desses jogos feitas recentemente para saber se pioraram a qualidade, mas das versões antigas me parecem superior sim ao Khan.

    Talvez o problema foi o uso da logo "linha premium", ainda que a qualidade seja exatamente igual dos outros jogos (me parece inferior), o termo "premium" já se torna enganoso. Se a ideia era diferenciar dos outros jogos da marca em relação a mecânicas, peso, originalidade, dificuldade, qualquer coisa, deveria ter usado um termo compatível como "expert", "jogos modernos", "jogos estratégicos", algo que não remeta a superioridade que o termo "premium" traz, pois em qualquer mercado "premium" significa melhor qualidade, querendo ou não.


    Sobre o que eu disse de gerar um argumento para outras empresas, falo de futuramente não para o que já foi lançado, falo também dos lançamentos de 400 (o geralzão) não dos jogos de 700+ (esses tem outras coisas involvidas, como hype por exemplo).

    Eu queria que os lançamentos da Estrela fizessem as outras editoras diminuírem seus preços, mas realmente acho difícil de acontecer pois essa linha "premium" não vai tirar ninguém do mercado com isso que ela entrega, vai criar um novo mercado de pessoas que vão consumir esses jogos no lugar de war e monopoly e não vão pagar mais caro em outros jogos (um limbo entre os jogos clássicos e os modernos).


    Quanto aos erros de cartas, traduções e etc, acho que acontece com várias editoras, só acontece mais com as empresas que lançam mais jogos. Sou contra o passapanismo também, acho que devemos pedir troca de componentes e/ou ressarcimento, e no final das contas o que vale mais é como a empresa se porta em relação ao ocorrido. Nessa questão é mais fácil trocar/devolver jogos alegando erros do que devolver alegando que não gostou da qualidade dos componentes.

    Eu concordo com praticamente tudo que você postou antes e agora.
    Entrar numa lojas americanas e encontrar o jogo rasgado, com a caixa bem amassada, em "promoção" por R$ 60~70, para conhecer (sabendo que tem prazo curto de validade), quem sabe? 
    Já discutimos isso numa outra postagem sobre o "kahn", inclusive eu questionei o Rodrigo (designer), que muito gentilmente respondeu sobre o lançamento ser pela "Estrela".
    Ele disse que foi opção dele, que havia outras duas editoras interessadas, mas o $ da Estrela era melhor e, que espera viver da criação dos jogos.
    Agradeci. Achei ele muito corajoso em assumir algo que a maioria tentaria inventar uma resposta para não dizer a verdade.
    No final, é tudo comercial: todo mundo quer tirar o máximo possível, mesmo que tenha um custo. Para o Rodrigo, o custo foi ter o seu jogo lançado para fora do mercado de BG (ao invés de para o público do hobby, tentando englobar quem está fora).
    Para quem interessar, tai a resposta dele. Se continuarem, verão que ele respondeu um outro questionamento, onde deixa claro que a Estrela não aceita, nem cogita que seja pensado em discutir componentes. Eles definem e pronto. Ele sabia como seria lançado. Pesou prós e contras e achou que valeu a pena. Tomara que esteja certo e dê tudo certo para ele.
    https://www.ludopedia.com.br/topico/49791/herdeiros-do-khan-impressoes-porque-eu-tenho-board-game?id_topico=49791&pagina=8

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Herdeiros do Khan - Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional
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