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Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional

Herdeiros do Khan
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi10/06/21 12:48
    brunosemi » 10/06/21 12:48

    Bom, no fim das contas, Herdeiros do Khan tem tudo para ser o jogo brasileiro mais vendido de todos os tempos. :silly:

    1
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj10/06/21 12:53
    felipenserj » 10/06/21 12:53

    MinVic::
    iuribuscacio::
    MinVic::Muito bom ver um comentário a respeito da questão que não reduza os questionadores a "alecrins" ou "esquisitos".

    Realmente, precisa ser ingênuo pra achar que a Estrela não tentaria lucrar o máximo oferecendo o mínimo. Ciente disso, minha crítica à empresa (e não ao designer ou ao jogo!) é que ela parece não estar "popularizando o jogo caro", mas sim "encarecendo o jogo popular", exatamente porque ela usa de malabarismo semântico marketeiro ("premium":getlost:) pra "vender um miojo de mercado a preço de Spoletto" (mais uma vez, falo da produção, não do design), e isso é assunto de debate dentro do hobby SIM.

    150 Reais numa produção dessas não tem NADA de "popular". Não é "popularização do hobby", é a "gourmetização do jogo popular".

    É lícito pela prática de mercado? Sim.
    É o que o público do hobby esperava? Acho que não, mas não me importo.
    É ÉTICO perante o consumidor médio que ainda não tem referencial pra saber que está pagando a mais só pelo nome "premium" na caixa? Isso é SIM questionável, e eu acho que não...

    ESSE é o meu ponto. Não cobrar uma produção "nível Tapestry", não "achar que a Estrela vai ler isso aqui", não "torcer contra", mas sim colocar um questionamento em defesa do consumidor médio.

    Caro Minvic

    Eu compreendo o que você quer dizer, mas sou forçado a discordar.

    Com todo o respeito exatamente a quais jogos populares você está se referindo?

    O “Herdeiros do Khan” se encaixa na categoria “euro médio”, e eu não vejo nenhum jogo desse tipo, sendo vendido na faixa de R$ 100,00. Lembrando que R$ 150,00 foi o preço de lançamento e ele vem baixando paulatinamente, até se aproximar dos dois dígitos, e que algumas pessoas já relataram que compraram o jogo por esse valor.

    Para que o seu ponto estivesse correto, seria necessário que existissem diversos jogos euro médios, no mercado, com excelente qualidade de componentes e que fossem vendidos a menos de R$ 100,00. Nessa situação, aí sim o “Herdeiros do Khan”, vendido pelos mesmos R$ 100,00, com componentes inferiores, estaria realmente encerecendo o seu preço. Mas a realidade não é bem essa.

    Por ser que você saiba de algum, mas sinceramente eu não conheço nenhum jogo nessas condições (euro médio com excelentes componentes), custando R$ 100,00. Aliás, nessa faixa de preço praticamente só se encontram jogos festivos, porque até mesmo os jogos familiares estão difíceis de encontrar por esse valor, tavez apenas uns dois ou três.

    Daí a minha discordância, em relação ao seu comentário.

    Um forte abraço e boas jogatinas.    

    Iui Buscácio

    Por "populares" eu me refiro ao War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e similares, todos encontrados por preços menores que o HdK. E realmente, não tem "euro médio" no mercado, mas isso não invalida o questionamento, visto que essa categorização é completamente subjetiva. "Euro médio" é nomenclatura do hobby, não referência padrão de mercado geral no Brasil.
    É justamente porque não tem nenhum "euro médio" em RiHappy que a Estrela mete o preço que quer, independente da produção estar ABAIXO dos jogos citados acima. Ou seja, a mensagem é "Olha, o preço é mais ou menos o que você está acostumado a pagar por um War, mas estamos compensando a produção pior com um jogo melhor!". O problema é que isso é trocar algo OBJETIVO por uma melhoria SUBJETIVA, saca? 

    E também já discutimos isso no outro tópico, que concordo com você.
    Temos jogos no mercado, na faixa de R$200 (Até menos em promoção: comprei ano passado Guerra dos Tronos - centena de componentes - por R$160 ; R$178 o Civilization). Cito outros no mercado nessa faixa: Noria R$ 130, Kingdom Builder (R$130), Barony (R$ 145); Jorvik (R$142) Coimbra (R$180) e La Granja (R$190)....só para citar alguns, que não dá nem para pensar em comparar a qualidade, com um custo parecido.
    Então, como foi bem falado pelo @RaphaelGuri a margem que a Estrela precisa dar para os lojistas, faz com que um jogo de R$ 50 seja vendido a R$150 (R$135 hoje). 
    Finalizo com o que disse no outro tópico: Estrela = atacado; hobby = varejo, infelizmente.

    2
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj10/06/21 13:05
    felipenserj » 10/06/21 13:05

    vicoraio::
    MinVic::
    vicoraio::
    MinVic::Muito bom ver um comentário a respeito da questão que não reduza os questionadores a "alecrins" ou "esquisitos".

    Realmente, precisa ser ingênuo pra achar que a Estrela não tentaria lucrar o máximo oferecendo o mínimo. Ciente disso, minha crítica à empresa (e não ao designer ou ao jogo!) é que ela parece não estar "popularizando o jogo caro", mas sim "encarecendo o jogo popular", exatamente porque ela usa de malabarismo semântico marketeiro ("premium":getlost:) pra "vender um miojo de mercado a preço de Spoletto" (mais uma vez, falo da produção, não do design), e isso é assunto de debate dentro do hobby SIM.

    150 Reais numa produção dessas não tem NADA de "popular". Não é "popularização do hobby", é a "gourmetização do jogo popular".

    É lícito pela prática de mercado? Sim.
    É o que o público do hobby esperava? Acho que não, mas não me importo.
    É ÉTICO perante o consumidor médio que ainda não tem referencial pra saber que está pagando a mais só pelo nome "premium" na caixa? Isso é SIM questionável, e eu acho que não...

    ESSE é o meu ponto. Não cobrar uma produção "nível Tapestry", não "achar que a Estrela vai ler isso aqui", não "torcer contra", mas sim colocar um questionamento em defesa do consumidor médio.

    Ele é premium sim, pelo fato de haver todo um trabalho por trás das mecânicas do jogo, os componentes são apenas o que devem ser... algo que "compõem" o jogo. O que é realmente importante é a jogabilidade e a experiência que o jogo passa. Discordo que seja uma gourmetização de um jogo popular, pois é tão complexo quanto diversos outros jogos que custam o dobro do preço. Talvez essa preocupação excessiva com os componentes seja uma cultura que viremos a desconstruir aos poucos, com iniciativas como a da estrela.

    Eu topo essa "desconstrução" se ela não me cobrar 150 conto em carta pra destacar e peão com rebarba! :P 


    o trabalho do autor não vale esse dinheiro? prefere jogar um WAR a 90 reais? Não menosprezando os jogos clássicos, mas pra mim, o valor entre 130~150 reais está justo. O jogo tem profundidade, o jogo é BRASILEIRO, o jogo é o inicio de um novo mercado aqui, então bora valorizar o produto nacional.

    É até injusto pagar 500 reais num jogo com componentes bonitos numa boa, e reclamar de um jogo de 150.

    É outro público, fera. Você tá tentando defender um ponto de vista que não é o foco da Estrela. Quem compra nas Americanas ou Rihappy não sabe nem o que é isso (designer, premium, etc). 
    Como foi bem dito: se a Estrela não deixa claro (na caixa sim) o que significa "premium", então fica "a critério do cliente"...

    2
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic10/06/21 13:14
    MinVic » 10/06/21 13:14

    felipenserj::
    orlandocn::Excelentes ponderações, ótimo texto. Escreva sempre. 

    Sobre o mercado atual: está totalmente fora da MINHA realidade, me nego a comprar jogos que custem mais do que R$ 200,00. Para MIM, que sou jogador e não colecionador, o que mais importa é a diversão que o jogo proporciona aos jogadores no momento em que é jogado. Se puder me divertir com um jogo bacana que custe perto dos R$ 100,00, por que não?

    Sobre o Herdeiros do Khan: não joguei nem vi de perto, só assisti ao vídeo do Romir. O jogo pareceu ser bem legal. Acho que há mais complexidade nas regras do que os consumidores de jogos Estrela estão habituados (pode ser bom ou ruim, ou afasta de vez o consumidor ou o cativa...). Sobre os componentes: se incomodar demais os hobistas, é perfeitamente possível melhorá-los com papel paraná, cola, estilete, uma impressão e boa vontade, tudo por menos de R$15,00.


    Quem se preocupa com qualidade, está incomodado, não creio que vá usar tempo, energia, pra tentar "melhorar" algo ruim...desiste de ter...


    Olha, eu sou um que não defendo a qualidade da produção e vou dar uma calibrada no jogo, sim! :D

    MAS - só quando ele chegar na faixa de 60~80 no varejo digital...

    1
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic10/06/21 13:16
    MinVic » 10/06/21 13:16

    brunosemi::Bom, no fim das contas, Herdeiros do Khan tem tudo para ser o jogo brasileiro mais vendido de todos os tempos. :silly:


    Independente de toda crítica que faço, espero o mesmo...

    2
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj10/06/21 13:19
    felipenserj » 10/06/21 13:19

    MinVic::
    felipenserj::
    orlandocn::Excelentes ponderações, ótimo texto. Escreva sempre. 

    Sobre o mercado atual: está totalmente fora da MINHA realidade, me nego a comprar jogos que custem mais do que R$ 200,00. Para MIM, que sou jogador e não colecionador, o que mais importa é a diversão que o jogo proporciona aos jogadores no momento em que é jogado. Se puder me divertir com um jogo bacana que custe perto dos R$ 100,00, por que não?

    Sobre o Herdeiros do Khan: não joguei nem vi de perto, só assisti ao vídeo do Romir. O jogo pareceu ser bem legal. Acho que há mais complexidade nas regras do que os consumidores de jogos Estrela estão habituados (pode ser bom ou ruim, ou afasta de vez o consumidor ou o cativa...). Sobre os componentes: se incomodar demais os hobistas, é perfeitamente possível melhorá-los com papel paraná, cola, estilete, uma impressão e boa vontade, tudo por menos de R$15,00.


    Quem se preocupa com qualidade, está incomodado, não creio que vá usar tempo, energia, pra tentar "melhorar" algo ruim...desiste de ter...


    Olha, eu sou um que não defendo a qualidade da produção e vou dar uma calibrado no jogo, sim! :D

    MAS - só quando ele chegar na faixa de 60~80 no varejo digital...

    Isso sim (mencionei isso antes). Se entrar nas Americanas e encontrar um amassado por R$50~R$60 (lá é tudo zoado...rs) aí dá para comprar para conhecer sim

    2
  • MinVic
    179 mensagens MD
    avatar
    MinVic10/06/21 13:50
    MinVic » 10/06/21 13:50

    felipenserj::
    MinVic::
    felipenserj::
    orlandocn::Excelentes ponderações, ótimo texto. Escreva sempre. 

    Sobre o mercado atual: está totalmente fora da MINHA realidade, me nego a comprar jogos que custem mais do que R$ 200,00. Para MIM, que sou jogador e não colecionador, o que mais importa é a diversão que o jogo proporciona aos jogadores no momento em que é jogado. Se puder me divertir com um jogo bacana que custe perto dos R$ 100,00, por que não?

    Sobre o Herdeiros do Khan: não joguei nem vi de perto, só assisti ao vídeo do Romir. O jogo pareceu ser bem legal. Acho que há mais complexidade nas regras do que os consumidores de jogos Estrela estão habituados (pode ser bom ou ruim, ou afasta de vez o consumidor ou o cativa...). Sobre os componentes: se incomodar demais os hobistas, é perfeitamente possível melhorá-los com papel paraná, cola, estilete, uma impressão e boa vontade, tudo por menos de R$15,00.


    Quem se preocupa com qualidade, está incomodado, não creio que vá usar tempo, energia, pra tentar "melhorar" algo ruim...desiste de ter...


    Olha, eu sou um que não defendo a qualidade da produção e vou dar uma calibrado no jogo, sim! :D

    MAS - só quando ele chegar na faixa de 60~80 no varejo digital...

    Isso sim (mencionei isso antes). Se entrar nas Americanas e encontrar um amassado por R$50~R$60 (lá é tudo zoado...rs) aí dá para comprar para conhecer sim

    Eu acho que um baralho baratinho de padaria e uns sleeves consertam as cartas, hein? E na Ludeka tem muita opção pra trocar os peões com rebarba! Já as demais peças, ainda não sei o que seria prático substituir... 

    0
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi10/06/21 13:50
    brunosemi » 10/06/21 13:50

    É questão de tempo chegar nesse patamar de 60 contos. Se vale a pena esperar tanto tempo, vai de cada um.

    Essa semana eu estreio o jogo. Pelo que li, vou gostar. Se vou gostar o suficiente para me preocupar em melhorar o jogo com meeples e outros componentes, isso eu já acho mais difícil. 

    1
  • rodrego
    354 mensagens MD
    avatar
    rodrego10/06/21 13:56
    rodrego » 10/06/21 13:56

    felipenserj::
    Fabico::Em relação ao que se "esperava" da qualidade, não sei se é a minha memória me enganando, visto que o meu contato com jogos antigos tem mais de 20 anos, mas me parece que a qualidade deles também é um pouco superior que a linha "premium". Confesso que não tive contato com as cópias desses jogos feitas recentemente para saber se pioraram a qualidade, mas das versões antigas me parecem superior sim ao Khan.

    Talvez o problema foi o uso da logo "linha premium", ainda que a qualidade seja exatamente igual dos outros jogos (me parece inferior), o termo "premium" já se torna enganoso. Se a ideia era diferenciar dos outros jogos da marca em relação a mecânicas, peso, originalidade, dificuldade, qualquer coisa, deveria ter usado um termo compatível como "expert", "jogos modernos", "jogos estratégicos", algo que não remeta a superioridade que o termo "premium" traz, pois em qualquer mercado "premium" significa melhor qualidade, querendo ou não.


    Sobre o que eu disse de gerar um argumento para outras empresas, falo de futuramente não para o que já foi lançado, falo também dos lançamentos de 400 (o geralzão) não dos jogos de 700+ (esses tem outras coisas involvidas, como hype por exemplo).

    Eu queria que os lançamentos da Estrela fizessem as outras editoras diminuírem seus preços, mas realmente acho difícil de acontecer pois essa linha "premium" não vai tirar ninguém do mercado com isso que ela entrega, vai criar um novo mercado de pessoas que vão consumir esses jogos no lugar de war e monopoly e não vão pagar mais caro em outros jogos (um limbo entre os jogos clássicos e os modernos).


    Quanto aos erros de cartas, traduções e etc, acho que acontece com várias editoras, só acontece mais com as empresas que lançam mais jogos. Sou contra o passapanismo também, acho que devemos pedir troca de componentes e/ou ressarcimento, e no final das contas o que vale mais é como a empresa se porta em relação ao ocorrido. Nessa questão é mais fácil trocar/devolver jogos alegando erros do que devolver alegando que não gostou da qualidade dos componentes.

    Eu concordo com praticamente tudo que você postou antes e agora.
    Entrar numa lojas americanas e encontrar o jogo rasgado, com a caixa bem amassada, em "promoção" por R$ 60~70, para conhecer (sabendo que tem prazo curto de validade), quem sabe? 
    Já discutimos isso numa outra postagem sobre o "kahn", inclusive eu questionei o Rodrigo (designer), que muito gentilmente respondeu sobre o lançamento ser pela "Estrela".
    Ele disse que foi opção dele, que havia outras duas editoras interessadas, mas o $ da Estrela era melhor e, que espera viver da criação dos jogos.
    Agradeci. Achei ele muito corajoso em assumir algo que a maioria tentaria inventar uma resposta para não dizer a verdade.
    No final, é tudo comercial: todo mundo quer tirar o máximo possível, mesmo que tenha um custo. Para o Rodrigo, o custo foi ter o seu jogo lançado para fora do mercado de BG (ao invés de para o público do hobby, tentando englobar quem está fora).
    Para quem interessar, tai a resposta dele. Se continuarem, verão que ele respondeu um outro questionamento, onde deixa claro que a Estrela não aceita, nem cogita que seja pensado em discutir componentes. Eles definem e pronto. Ele sabia como seria lançado. Pesou prós e contras e achou que valeu a pena. Tomara que esteja certo e dê tudo certo para ele.
    https://www.ludopedia.com.br/topico/49791/herdeiros-do-khan-impressoes-porque-eu-tenho-board-game?id_topico=49791&pagina=8

    Felipe, só uma correção: pra mim lançar o jogo fora do hobby não foi um custo, e sim um bônus, que pesou mais do que o aspecto financeiro. Todo designer sonha ter seu jogo distribuído no país inteiro, encontrado em várias lojas de brinquedo.
    O custo é a qualidade dos componentes inferior a que estamos acostumados. Mas pra mim isso é bem menos importante do que pro pessoal que têm se manifestado nos fóruns.
    Conforme as pessoas forem recebendo e jogando o Khan, espero que apareçam tbm análises sobre a jogabilidade, e não apenas dia componentes.

    1
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj10/06/21 14:22
    felipenserj » 10/06/21 14:22

    rodrego::
    felipenserj::
    Fabico::Em relação ao que se "esperava" da qualidade, não sei se é a minha memória me enganando, visto que o meu contato com jogos antigos tem mais de 20 anos, mas me parece que a qualidade deles também é um pouco superior que a linha "premium". Confesso que não tive contato com as cópias desses jogos feitas recentemente para saber se pioraram a qualidade, mas das versões antigas me parecem superior sim ao Khan.

    Talvez o problema foi o uso da logo "linha premium", ainda que a qualidade seja exatamente igual dos outros jogos (me parece inferior), o termo "premium" já se torna enganoso. Se a ideia era diferenciar dos outros jogos da marca em relação a mecânicas, peso, originalidade, dificuldade, qualquer coisa, deveria ter usado um termo compatível como "expert", "jogos modernos", "jogos estratégicos", algo que não remeta a superioridade que o termo "premium" traz, pois em qualquer mercado "premium" significa melhor qualidade, querendo ou não.


    Sobre o que eu disse de gerar um argumento para outras empresas, falo de futuramente não para o que já foi lançado, falo também dos lançamentos de 400 (o geralzão) não dos jogos de 700+ (esses tem outras coisas involvidas, como hype por exemplo).

    Eu queria que os lançamentos da Estrela fizessem as outras editoras diminuírem seus preços, mas realmente acho difícil de acontecer pois essa linha "premium" não vai tirar ninguém do mercado com isso que ela entrega, vai criar um novo mercado de pessoas que vão consumir esses jogos no lugar de war e monopoly e não vão pagar mais caro em outros jogos (um limbo entre os jogos clássicos e os modernos).


    Quanto aos erros de cartas, traduções e etc, acho que acontece com várias editoras, só acontece mais com as empresas que lançam mais jogos. Sou contra o passapanismo também, acho que devemos pedir troca de componentes e/ou ressarcimento, e no final das contas o que vale mais é como a empresa se porta em relação ao ocorrido. Nessa questão é mais fácil trocar/devolver jogos alegando erros do que devolver alegando que não gostou da qualidade dos componentes.

    Eu concordo com praticamente tudo que você postou antes e agora.
    Entrar numa lojas americanas e encontrar o jogo rasgado, com a caixa bem amassada, em "promoção" por R$ 60~70, para conhecer (sabendo que tem prazo curto de validade), quem sabe? 
    Já discutimos isso numa outra postagem sobre o "kahn", inclusive eu questionei o Rodrigo (designer), que muito gentilmente respondeu sobre o lançamento ser pela "Estrela".
    Ele disse que foi opção dele, que havia outras duas editoras interessadas, mas o $ da Estrela era melhor e, que espera viver da criação dos jogos.
    Agradeci. Achei ele muito corajoso em assumir algo que a maioria tentaria inventar uma resposta para não dizer a verdade.
    No final, é tudo comercial: todo mundo quer tirar o máximo possível, mesmo que tenha um custo. Para o Rodrigo, o custo foi ter o seu jogo lançado para fora do mercado de BG (ao invés de para o público do hobby, tentando englobar quem está fora).
    Para quem interessar, tai a resposta dele. Se continuarem, verão que ele respondeu um outro questionamento, onde deixa claro que a Estrela não aceita, nem cogita que seja pensado em discutir componentes. Eles definem e pronto. Ele sabia como seria lançado. Pesou prós e contras e achou que valeu a pena. Tomara que esteja certo e dê tudo certo para ele.
    https://www.ludopedia.com.br/topico/49791/herdeiros-do-khan-impressoes-porque-eu-tenho-board-game?id_topico=49791&pagina=8

    Felipe, só uma correção: pra mim lançar o jogo fora do hobby não foi um custo, e sim um bônus, que pesou mais do que o aspecto financeiro. Todo designer sonha ter seu jogo distribuído no país inteiro, encontrado em várias lojas de brinquedo.
    O custo é a qualidade dos componentes inferior a que estamos acostumados. Mas pra mim isso é bem menos importante do que pro pessoal que têm se manifestado nos fóruns.
    Conforme as pessoas forem recebendo e jogando o Khan, espero que apareçam tbm análises sobre a jogabilidade, e não apenas dia componentes.

    Olá, Rodrigo !
    Primeiramente, desejo (mais uma vez) muito sucesso, de verdade. Que as 10k cópias sejam todas vendidas. 
    Com relação a sua correção acho justa, pelo seu entendimento, sua visão. Agora, o meu comentário, nesse trecho, foi mais opinião minha (e provavelmente de muitos no hobby, que prefeririam o jogo num padrão médio dos jogos). O meu sentimento é que essa escolha (como todas que fazemos ao longo de nossas vidas) tem efeitos, bônus e ônus e na minha opinião tem o bônus na questão financeira, mas tem o ônus de não atingir, mesmo que em menor quantidade, os que deveriam ser o público-alvo).
    Eu provavelmente terei uma cópia, numa faixa de preço bem menor (se encontrar), mas talvez estivesse disposto a pagar até o dobro, caso tivesse uma qualidade melhor.

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