MinVic::
Sobre preço, eu acho que só quando esse jogo cair pela METADE, aí sim vai estar num patamar equivalente à produção. Porque ela realmente está MUITO fraca pra 3 dígitos, e eu não acho que a baixa qualidade tenha sido "o preço a se pagar", mas sim um "quem não conhece, que pague". E, mais uma vez, não tô falando de componente "top de linha", mas sim de algo compatível com o valor. Existe um mundo de diferença entre carta com textura gofrada e carta pra destacar. O que eu vejo é a Estrela usando o design como desculpa (e a "nós" que o enxergamos e defendemos) pra cobrar caro (sim, 150 conto é CARO) por produção fraca. E isso eu acho que é um ponto digno de debate.
Caro Minvic
A informação de que a qualidade dos componentes, do “Herdeiros do Khan” foi um dos fatores decisivos para que o jogo pudesse se produzido, é um dado trazido por um dos próprios autores o Rodrigo Rego, que participou de todo o processo de negociação com a Estrela, além disso, pelo menos para mim trata-se de um argumento muito plausível, e até natural. Para viabilizar uma tiragem de 10.000 cópias será necessário economizar na qualidade dos componentes.
Agora se você prefere acreditar, que não foi esse o caso, e que na verdade a Estrela resolveu apostar no “quem não conhece que pague”, você tem todo o direito. Só não vejo como isso funcionaria, enquanto estratégia comercial, principalmente em uma época em que quase tudo vai parar nas rede sociais. Nesse caso, esse eventual plano da Estrela de apostar no desconhecimento por parte de seus consumidores teria tudo para dar errado, porque os primeiros que comprassem o jogo, na mesma hora iriam para o computador ou celular, para dizer que a qualidade do jogo era muito ruim e que o produto não valia a compra. Sinceramente não vejo a Estrela cometendo esse tipo de erro.
O que eu acredito é que a Estrela fez um estudo muito aprofundado e profissional, para obter a seguinte informação: o quanto ela precisaria economizar nos componentes, para produzir uma tiragem de 10.000 cópias, e que fosse aceita pelo seu consumidor médio, mantendo a margem de lucro esperada. Isso sim eu vejo a Estrela fazendo.
Quanto ao preço, não entendo porque você insiste em dizer que os R$ 150,00 estão muito caros, porque não só eu, mas praticamente todas as pessoas que escreveram nos tópicos do Herdeiros do Khan, já disseram a mesma coisa. Mais uma vez, nisso eu concordo com você. Do mesmo modo, já se formou um consenso na comunidade de que um preço de dois dígitos é mais adequado para o jogo, dada a qualidade de seus componentes. Inclusive a tendência do preço e baixar, como é o que parece que já está acontecendo.
Por fim, eu tenho enorme prazer em debater consigo, mas realmente me parece que, ao menos em alguns pontos nós já concordamos, e nesse caso me parece que o debate não faz muito sentido.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio