Como é o Bärenpark
Em Bärenpark (Parque de Ursos, em alemão), você irá construir o seu – adivinhe – Parque de Ursos! Há cinco tipos de peças no jogo, as básicas e quatro tipos de peças de ursos: urso polar, urso panda, urso gobi e os coalas*.
Durante a partida você vai encaixar peças nas suas cartelas, competir contra outros jogadores para conseguir pegar as melhores peças, e expandir seu parque. Vence quem construir o melhor parque de ursos!
*O manual avisa que, apesar de coalas não serem ursos, eles foram incluídos no parque pois as pessoas gostam deles.
Da esquerda para a direita temos o urso gobi (peça amarela), urso panda (peça cinza), coala (peça verde-escura), urso polar (peças azuis) e as áreas básicas do parque (verde-claras) que são o rio, o food truck, os banheiros e o parquinho.
3 razões para jogar
1
Cinco minutos para aprender, uma horinha exercitando a mente. Essa é uma característica usual dos jogos de poliominós, ou “jogos de pecinhas de tetris", que o Bärenpark traz de uma maneira marcante. Você coloca uma peça no seu tabuleiro e, dependendo do que você cobrir, pode ganhar mais peças e extensões do parque. Esse é o seu turno. Daí pra frente vai o seu planejamento, e você precisará pensar algumas jogadas à frente.
2
Uma disputa emocionante pelos melhores pontos. Apesar de você passar o jogo trabalhando apenas em seu próprio parque, as peças disponíveis no tabuleiro central serão disputadas entre todos! As melhores peças saem primeiro, deixando peças que valem cada vez menos ao longo da partida. Isso vale também para as estátuas de urso - prêmio para quem preencher uma cartela - e para as conquistas. Falando nas conquistas, elas são o elemento mais interativo do jogo, e fazem você ficar de olho nos seus oponentes e tentar cumprir o máximo possível deles o quanto antes.
3
O seu parque vai ficar lindo. Vencendo ou não a partida, seu parque ficará lindão! A arte do jogo é rica em detalhes, e mesmo nas peças do mesmo tipo existem diferentes elementos - por exemplo, em algumas peças de rios há barcos, e as peças de food truck mostram muitos tipos diferentes de comidas. Na minha última partida, meu parque Russo tinha batatas fritas a rodo. Sem contar o principal, os ursos, que podem ser vistos passeando, dormindo, brincando ou cuidando dos seus filhotes. Para mim isso faz toda a diferença em um jogo de colocação de peças. Quero construir um parque (ou cidade, casa na árvore, estação espacial, o que for) bonito e vivo. Mais do que ganhar o jogo.
Os ursos parecem sempre vivos, em movimento. A arte é caprichada e rica em detalhes!
Mais sobre o Bärenpark
- Eu sempre uso as conquistas, o “modo avançado” no final do manual. Elas deixam o jogo melhor, mais interativo e com um elemento a mais para pontuação. Só não usaria se estivesse jogando com crianças pequenas ou alguém que realmente nunca teve contato com jogos, ou quer algo bem casual mesmo.
- O designer australiano Phil Walker-Harding é autor de outros jogos de sucesso, incluindo Sushi Go!, Gizmos e Imhotep.
- O jogo saiu aqui no Brasil pela Ludofy, estava esgotado e agora (Maio de 2021) está de volta pela Grok (desta vez usando o selo Mandala no lugar).
E você, já jogou Bärenpark? Ficou interessado nele? Comenta aí pra gente o que você mais gosta ou espera desse lindo joguinho dos ursos!