LendsClub::tuliobarros::Last Night on Earth: Timber Peak é uma homenagem a todos os filmes B de zumbis. Pelo menos, o manual é até mais próximo dos filmes do que um Zombicide qualquer. Jogos como Conan e Batman: Gotham City Chronicles têm um público muito específico. Pro bem da verdade, até tem jogo barato. Kick-Ass: The Board Game foi um que foi lançado por volta de 300 e hoje já acha com por quase metade do preço de antes.
Franquias são boas para atrair o público de fora, filmes então, são muito mais mainstream do que um jogo que fazendinha. Quantos não entraram no Hobby por causa de Zombicide quando The Walking Dead era febre, ou quantos compraram Game of Thrones só por causa da série?
Eu conheci os jogos via evangelização, então a franquia nunca me empolgou tanto. Particularmente, aqui em casa, os únicos jogos que tenho de filmes é Perfil DVD Disney que minha filha ganhou quando fez 7 anos, e Star Wars: X-Wing Miniatures Game – O Despertar da Força que eu comprei mais por causa da minha esposa do que por minha vontade mesmo.
Interessante tu falar de jogos fazendinha porque tenho notado que o pessoal está meio enjoado já dessa temática, em contrapartida a Galápagos fez uma enquete no Telegram para os lançamentos mais aguardados e quando vi o novo fazendinha do Uwe estava mais votado do que o X-Men! Achei bem inusitado, eu esperava o contrário.
É algo a se pensar... Mas realmente a dobradinha Zombicide e The Walking Dead trouxe muuita gente pro hobby.
Boa semana, amigo 0/
Eu penso assim: se você nunca ouviu falar do hobby, uma franquia pode estimular a você querer experimentar reviver aquele conteúdo num formado de jogo. Mas uma vez que você conhece o hobby, você fica estimulado pelo grau de agenciamento (posso usar essa palavra?) que você tem sobre sua participação no jogo.
Eu não faço ideia do trabalho que é fazer um jogo. Mas um jogo de fazendinha normalmente é um jogo onde você vai construir uma máquina para arcar com custos cíclicos, e a própria máquina em si vai exigir seus próprios custos. O input e o output da máquina podem ser do mesmo tipo ou de tipos diferentes. Se não fôssemos tão bucólicos envolvidos com fazendas, poderíamos desenhar linhas de produção em fábricas, administrar cozinhas de restaurantes, gerir uma indústria farmacêutica etc. Tudo com as mesmas estruturas de um Agrícola.
Desenhar fazendinhas acaba sendo um design "preguiçoso". Há um esforço para ser criativo com os mecanismos do jogo e há "pouco" esforço para adequar a um tema.
Daí quem fica no hobby, fica porque se encanta com o tipo de controle ou pelo desempenho que pode ter numa partida. Uns vão gostar do controle total outros do controle das probabilidades.