To criando o péssimo hábito de ler os excelentes textos do SdJ com delay de meses, nem sei se pode comentar mais...
To falando isso há tempos: Os queridinhos de 2019 (ou 2018?), Barrage e Pipeline, são bons, pero no mucho... Mas, minha crítica ao jogo é completamente diferente a sua: o pipe puzzle é um saco!! Nas partidas que eu joguei, o downtime por causa dessa draga foi muito maior que o tempo gasto para os cálculos necessários para tentar otimizar as jogadas. É uma mecânica de quebra cabeça espacial no meio de um jogo econômico, pra mim isso foi totalmente brochante...
Agora voltando pro meu core rabuja / euro marrom década de 90: aqueles valuations de fim de jogo são um exemplo concreto de uma das coisas que eu mais odeio nos euros modernos: "várias formas de pontuar". Jisuis, pra que aquilo? Jogo é econômico uai, quem tiver mais dinheiro no final ganha. Qual a lógica e/ou temática de ganhar pontos por ter o cano verde mais longo? Aqui cabem várias piadas nível 7ª série... Ou por que ter mais máquinas valeria mais do que ter uma só? Esse frufru polui o design, afasta a aplicação do tema, etc... Terrível esse trem de pontuaçã, Barrage é ainda pior nesse quesito...
Em tempo: também adorava jogar o jogo de PC de montar canos e ver aquela água verde de mineração vir pra cima com tudo mas, com a exceção dos canos, pipeline não tem nada daquele feeling, né, uma vez que o óleo não tem vazão e nem vai jorrar pra todo lado... Um BG que "tenta" trazer aquela experiência de tensão, desafio espacial, "vai dar merda a qualquer momento", é o fracasso de vendas Bad Bones. Eu tenho e curto o jogo, mas a dificuldade de implementar aquela experiência é que no PC a água flui em tempo real, contínuo. Como Bad Bones não trabalha com ampulheta nem nd, apesar dos zumbis irem aglomerando e você saber que vai dar ruim, o jogo é por turno, vc tem a fase de mover os zumbis, etc, então acaba diminuindo a velocidade do desespero, mas ainda sim acho bem divertido...