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Pipeline: A Beleza Está nos Óleos de Quem Vê

Pipeline
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    isR34L25/05/21 09:16
    avatar
    isR34L
    25/05/21 09:16
    1166 mensagens MD



    Pipeline: A Beleza Está nos Óleos de Quem Vê

    Uma análise atrasada, e bastante ácida, de um dos queridinhos de 2019.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/0*EwRy0F3YTQlByZSX.jpg

    Excelente foto direto da editora, Capstone Games. 

    O Contexto

    "O tal do Pipeline", um jogo que fez muito burburinho em 2019, mas acabei não tendo a oportunidade de jogar. Na verdade, na época, ao ver as imagens do jogo ele me parecia "fiddly" demais, cheio de pecinha e coisinhas. Detesto jogos que precisam de um estagiário pra fazer setup, então acabou ficando de lado. 

    O tempo passou, e de alguma forma os leilões da Ludopedia fizeram ele aparecer no meu radar novamente. Fui ler as regras e fiquei impressionado com a simplicidade. Além disso, a idéia de sair conectando aqueles tubos todos parecia divertido, nostalgia da época jurássica dos PCs que tinham aquele jogo de montar canos antes que a água transbordasse, lembram disso? Enfim, comprei, joguei, e vendi. Isso tudo em menos de 7 dias. Me acompanhe nessa história:

    Disclaimer: Só joguei 2x o jogo. Se você é daqueles que acha que deve existir uma lei impedindo produtor de conteúdo de tecer sua opinião antes de ter jogado 100x e ter no mínimo duas graduações de resenhas de jogos pela URL (Universidade de Resenhas da Ludopedia), pode parar por aqui e ir lá escolher algum outro material do seu produtor de conteúdo patrocinado pela Galápagos preferido. (Nota do @Djow_: A opinião não reflete a posição do Spiel des Djows, Galápagos, pode continuar patrocinando a gente!)


    O Bom

    • O quebra cabeça dos canos é divertido, acho que só queria isso. Curious Cargo é o que preciso?
    • As regras base são absurdamente simples, até vi críticas sobre o manual ou algo do tipo (só tenho um porém, ver abaixo), mas sinceramente não procedem. Jogo fácil de explicar e jogar, no entanto, absurdamente difícil de se jogar bem.
    • É um Design Limpo. Consigo reconhecer que é um jogo bem feito e redondo, porém para um público específico de… workaholics. Explico abaixo.
    • A caixa do jogo é MUITO bonita.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/0*zA3sd-JO5JUihR1u.jpg

    Foto: Capstone Games.

    O Ruim

    • Para mim, o jogo apela excessivamente para o que eu chamaria de "Complexidade por Complexidade". Você sabe o que tem que fazer para chegar na solução ideal, mas é muito trabalhoso fazer o cálculo para chegar a tal. Você tem que (1) validar a sua capacidade de armazenar óleo, (2) ver o cano que você precisa comprar para conseguir promover o óleo de nível, (3) ver quantos turnos você tem até cumprir o contrato, (4) escolher o contrato, (5) ver onde vai comprar os barris, (6) adicionar uma margem de segurança por flutuação de preço, (7) ver o custo de processamento que muda a cada setup e por ai vai... Apesar do jogo não ser um multiplayer solitário, ao menos nas primeiras partidas é difícil alguém furar seu olho, então as informações estão completamente abertas e é só questão de você ter paciência de calcular a jogada ideal. Isso é chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato demais. Realmente me vi em situações que eu parei no meio, e só "chutei" a melhor decisão para não impactar tanto o downtime.
    • Não sei o que eu esperaria de um jogo sobre processamento de óleo, mas o fato da capa do jogo (que é excelente) estar replicada no board do jogo, me faz parecer que houve uma preguiça artística por parte do aclamado Ian Toole. É o foco do jogo? Não, mas esperava mais do TODO PODEROSO artista que de fato faz um bom trabalho (normalmente).
    • As regras do jogo falam para você manter o controle dos seus maiores pipelines por cor, inclusive a versão KS vem só com três marcadores para isso. Porém é possível ter mais de um pipeline para a mesma cor o que faz não ter peças o suficiente para contabilizar tudo. No BGG sugerem usar um dos marcadores de óleo, mas então os extras do KS meio que ficam sobrando. UX Bizarra. Ian Toole não estava inspirado mesmo.


    O Neutro

    • O jogo tem um setup que gera uma variabilidade grande entre partidas, mas é daquele tipo que não muda radicalmente o jogo. Preços de conversão entre os barris de óleo variam em toda partida, mas isso não vai mudar drasticamente seu feeling de jogo. O jogo acaba sendo "sempre o mesmo", não é como se um mecanismo específico do design fosse mais valorizado em determinado de setup, só a matemática que muda.
    • Tenho a impressão que o jogo poderia ter evitado completamente a dependência de idioma, ainda mais sendo feito pelo Ian Toole. O texto nas cartas não chega a ser um problema em si, mas imagino que possa afastar alguns jogadores.
    • Se você queria um Boardgame da Trilogia Matrix, você achou. O tema aqui é inexistente, você só vê número, se o jogo fosse verde, deveria vir com óculos escuro e sobretudo nos extras do KS. (Nota do @Djow_: boa anedota)


    Conclusão

    Pra mim, decisões são divertidas quando apresentam sempre uma dualidade (ganho aqui e perco ali). Jogos com uma interação maior (como Pax Pamir), acabam fazendo com que nunca exista uma escolha "certa". Pra mim Pipeline corre exatamente pelo lado oposto, onde existe uma escolha ideal na maioria das vezes. O ponto no entanto é que para chegar nesse valor, você precisa de uma planilha de Excel ou uma matemática manual excessivamente chata para chegar na conclusão certa. Power Grid também sofre disso em alguma escala, mas acho que a comparação seria Matemática Primária vs Cálculo III do curso de Contabilidade. Prefiro um Design que pule esses cálculos todos eu eu consiga ver direto as decisões que realmente importam. Bom, ele é um econômico afinal, e talvez isso não seja a minha praia.


    Assim como o desgastante On Mars, Pipeline é mais um "simulador de trabalho com as partes ruins inclusas". Eu realmente não consigo extrair muita diversão dele, apesar de reconhecer que mecanicamente é sólido. Quando jogo esses jogos, entendo cada vez mais o que o @marciusfabiani quer dizer quando sai xingando os "euros moderninhos" e clama por Dinossauros, Zumbis e Metralhadoras. Talvez se meus pipelines pudessem explodir, ou tivesse um módulo brasileiro sobre o Petrolão o jogo se tornasse mais atrativo. Mas da forma que ele é, ele é só um simulador de trabalho, que não é de todo ruim, mas não é pra mim.
    https://cdn-images-1.medium.com/max/800/0*oE5Z55Lg7rjJVZnL.png

    Selo Spiel des Djows™ para "melhor simulador de trabalho para jogadores, com QI de mais de 9000, que amam tubos de conexão e óleo refinado". Espero que o @RFreitas (quem acabou levando a minha cópia) seja mais inteligente que eu, o que não é difícil (risos), para poder apreciar esse aclamado título.

    Dizem que a beleza está nos óleos de quem vê, e talvez meus óleos não sejam refinados o bastante para apreciar esse aclamado jogo. Nota 5. Até jogaria, talvez me divertiria, mas em geral teria preguiça e preferia alguma outra coisa no lugar. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)
    Nota: Foram 2 partidas em 2 jogadores.




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    Comentários:

  • toledoesilva
    506 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva25/05/21 09:24
    toledoesilva » 25/05/21 09:24

    Não podia concordar mais. Uma das maiores decepções que tive nos últimos tempos.

    E mesmo sendo um fã de carteirinha de econômicos, esse ai consegue ser extremamente chato.

    Lembro que estavamos jogando na casa de um amigo (pré-pandemia obviamente), e quando a esposa do anfitrião chegou e nos viu ali... todos cabisbaixos, quietos, com uma feição nada agradável... ela soltou: "vocês estão bem? nunca vi vocês jogando assim, aconteceu algo?".

    Após isso e nossa constatação que definitivamente não é nada prazeiroso, foi pra venda também.

    Bela análise! Abraço.

    8
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro25/05/21 10:07
    butilheiro » 25/05/21 10:07

    Vou me ater a comentar as críticas feitas ao deuso Ian O'Toole, porque de resto eu concordo com tudo.

    1. O ilustrador do jogo é pago por arte. Os editores/publicadores é quem decidem onde cada arte vai e qual a função dela.
    2. Se a arte da capa é a mesma da arte no tabuleiro, isso indica mais uma economia da editora do que "preguiça" do ilustrador.
    3. Assim também vale para a "dependência de idioma". Caso a editora quisesse, pagaria o ilustrador/designer para desenvolver os ícones e criar um jogo independente de idioma. Pode ter sido também uma questão de verba.
    4. Mais uma vez, quem decide quantos componentes de cada tipo, onde eles vão entrar e o que vão fazer, são o autor do jogo, o desenvolvedor e os editores. Aqui, o Ian é a pessoa com menos responsabilidade. Se faltou um cubo pra marcar X ou Y, quem menos tem culpa é o Ian.

    Temos que parar de jogar certas culpas nas pessoas erradas. Se o jogo é quebrado, a culpa é muito mais do desenvolvedor do que do autor do jogo. Se o jogo tem problemas de UX, a culpa é do designer gráfico e do editor. Se o jogo é feio, a culpa é do ilustrador (já vi gente culpando o Feld pelos jogos dele serem feios). Por fim, se o jogo tem problemas variados, que passam pelo UX, componentes faltando, falta de cuidado estético, a culpa maior de todas é da editora e da falta do que deveria ser o trabalho dela: edição.

    Em tempo: eu fiquei num hype muito grande pelo jogo quando soube dele e aguardei ansioso pelo KS. Na época, cheguei a dar o pledge de 1 dólar pra esperar ver o que ia fazer depois, mas foi na mesma época do City of the Big Shoulders. Acabei preferindo pegar o segundo, pelo que vislumbrei do jogo. Tive a oportunidade de jogar o Pipeline mais tarde, de um amigo que acabou pegando no KS, e senti exatamente a sua descrição do jogo. Tive preguiça de pensar na tal otimização e só deixei o jogo rolar. No fim das contas, o jogo é punitivo demais pro meu gosto com quem está iniciando e a sensação de perder com 600, 700 pontos de diferença pra quem já conhece o jogo é extremamente desagradável e te faz se senfir muito lixo. Desencanei do jogo.

    9
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L25/05/21 10:37
    isR34L » 25/05/21 10:37

    toledoesilva::Bela análise! Abraço.

    Muito boa a história da patroa ver a galera sofrendo e comentar. :D Valeu toledo, parece que entramos pelo cano juntos então. ahuahuahua
    butilheiro::Temos que parar de jogar certas culpas nas pessoas erradas. Se o jogo é quebrado, a culpa é muito mais do desenvolvedor do que do autor do jogo. Se o jogo tem problemas de UX, a culpa é do designer gráfico e do editor. Se o jogo é feio, a culpa é do ilustrador (já vi gente culpando o Feld pelos jogos dele serem feios). Por fim, se o jogo tem problemas variados, que passam pelo UX, componentes faltando, falta de cuidado estético, a culpa maior de todas é da editora e da falta do que deveria ser o trabalho dela: edição.

    Concordo Buti, realmente foi ignorância da minha parte, a única reflexão é que pra mim o Ian era a dobradinha Arte/UX na verdade, achei que partiria dele por exemplo tirar o texto das cartas ou até fazer outra solução ali para o marcador do tamanho das pipelines. Claro que no final das contas, quem assina o trabalho tem que levar chicotada mesmo (a editora).
    Quanto ao jogo em si, até não me sinto tão mal em tomar uma COÇA de um veterano, mas ver que você também sentiu o "vou desistir aqui de computar tudo pra seguir em frente", é especialmente interessante. Pra mim foi o sentimento dominante nas duas partidas, e um sentimento bem ruim. 

    5
  • Jairo Tx
    142 mensagens MD
    avatar
    Jairo Tx25/05/21 10:49
    Jairo Tx » 25/05/21 10:49

    Eu estava bem interessado em jogar já faz 1 ano, mas não consigo passar da pág 3 do manual (não me pergunte pq), depois dessa análise e dos comentários acima posso dizer que se alguém já sofreu por mim eu não preciso desmerecer o trabalho dessas pessoas. :D

    Parabéns pela análise!
    Vcs são ótimos!

    5
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro25/05/21 10:53
    butilheiro » 25/05/21 10:53

    isR34L

    O Ian é ilustrador e designer sim, mas isso não quer dizer que todos os jogos ele seja contratado pra ambos. E mesmo que seja, a gente não sabe o quanto ele tem o direito de mudar X ou Y. Vou dizer por experiência própria de trabalhar nas duas pontas da coisa (sou designer gráfico e hoje estou lidando com o lado do game designer com os meus jogos). Quando o designer quer dar dicas e ideias de como melhorar certas coisas, o "dono" do projeto pode ou não aceitar essas ideias. Ao mesmo tempo, muitas vezes o autor já chega com ideias prontas e só quer a mão de obra mesmo do ilustrador, que mal opina.

    No exemplo que eu tinha dado antes, dos jogos do Feld, o cara é conhecido por nem tema sequer colocar na coisa e geralmente a editor se preocupa com todos os detalhes, o Feld só entrega a mecânica na mão dos caras e tchau. Tanto que no Bonfire, por exemplo, quem deu tema, criou todo o universo e ainda ilustrou, foi o Dennis Lohausen, junto com o pessoal da editora. Nesse caso sim a culpa de qualquer problema ali seria do Lohausen por ele ter pego o projeto como um todo, sendo o próprio editor.

    Mas não dá pra gente afirmar que em todo projeto isso aconteça, muito pelo contrário. Isso é mais exceção do que regra.

    3
  • educez
    1134 mensagens MD
    avatar
    educez25/05/21 11:21
    educez » 25/05/21 11:21

    Não joguei esse jogo, mas só de ler seu relato já deu preguiça rs. Não curto jogo assim muito matemático. 
    Mais um excelente texto...

    2
  • joetantobr
    148 mensagens MD
    avatar
    joetantobr25/05/21 11:28
    joetantobr » 25/05/21 11:28

    Jogo da escola Vital Lacerda de jogos desnecessariamente complexos.
    Joguei umas 4-5 vezes e até gostei, mas não sei se jogaria novamente.

    1
  • Raneron
    823 mensagens MD
    avatar
    Raneron25/05/21 11:50
    Raneron » 25/05/21 11:50

    Um jogo com a proposta dele. Extremamente punitivo, desafiador e que não tem a pretensão de divertir ninguém. 
    Essa é a ideia de Pipeline. Um jogão! Cada partida é um desafio pra você se frustrar cada vez menos, tentando dominar sua estratégia, até que consiga "controlá-lo. Hoje, com 30 partidas, jogo ainda como se estivesse atravessando uma corda bamba, com toda atenção pra não errar e ver seu dinheiro indo por água abaixo.
    Preguiça e gargalhadas não combinam com Pipeline. É outra proposta. 
    Um dos melhores econômicos do mercado.

    4
  • tpcordeiro
    1763 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro25/05/21 12:53
    tpcordeiro » 25/05/21 12:53

    Não se concordo ou discordo, até pq não joguei esse jogo especificamente, mas o texto foi uma delícia de se ler!

    3
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