mario::gostei bastante do ponto de vista de vcs, olhando aqui agora, percebi que poderia de acontecer das pessoas forçarem para que o jogo acabe e ninguém ganhe se soubesse que alguém já tava ganho, PORÉM, em archipelago é praticamente impossível saber quem tá ganhando até chegar o fim do jogo, Até se revelada as cartas de objetivos dos jogadores. Então acho que vou deixar a segunda regra como no manual, pra jogar mais e vê se é melhor ou não assim. valeu galerinha
Nas primeiras partidas pode até ser que funcione. Como falei, não cheguei a jogar o jogo (mas já li as regras), mas creio que com algumas partidas (digamos, umas 5), já seja possível que os jogadores façam uma
leitura dos adversários, tendo um palpite certeiro, ou no mínimo bem aproximado, de qual o objetivo de cada um dos outros jogadores na mesa.
Por exemplo, se um jogador está rushando Igrejas (não lembro se é esse o nome da construção), é provavel que ele tenha o objetivo de marcar pontos por igrejas. Com essa previsão, é possível ter uma noção minimamente aproximada de "quem provavelmente está ganhando", e se esse alguém não for eu, vou tentar fazer o jogo acabar com a derrota de todos.
Mas como falei, não sei como se reflete
in game. Só conheço o jogo pelas regras, e sei que a experiência às vezes pode ser bem diferente do que a simples leitura das regras me leva a acreditar.