Seeker::Comecei a perceber isso depois da minha ultima aquisição o Cry Havoc. Ele esta em 500 e tanto quase 600 se nao me engano no bgg. Dai joguei ele e lembrei do patchwork(nada contra, gosto dele) que eh top100. Na minha opiniao nao eh comparavel em todos os sentidos(cry havoc no geral pra mim eh mto mais jogo, se fizer um paralelo com video game por exemplo ninguem vai jogar tetris{sim na epoca era demais joguei mto tetris, ele tem seu valor} e sim algum jogo da nova geracao de video game, claro q eh incomparável bg com vg mas fazendo um paralelo... Claro q ha tb jogos antigos classicos melhores q novos, mas enfim...)
Por isso percebi q eh bem relativo esse ranking.
No comeco do hobby, eu pelo menos, fui apresentado a ticket to ride, catan, dixit, kingdomino, carcassone, etc e acabei passando todos... soh depois q fui atras dos classicos. Dai logo de cara eu me deparei com os rankings do ludopedia e bgg. Soh queria jogos no minimo top 20. Isso acaba influenciando mto, pq para o novato eh imprescindível ter um norte pq o hobby eh um mundo muito grande com muita coisa mesmo, e esses rankings acabam sendo o guia inevitavelmente. Nao sei se eh bom ou ruim, mas eh o começo, inevitável ou não... Hj em dia nao me baseio mto mais em ranking tb, estou evitando ao maximo na vdd, mas se ver um jogo posicao 1000 e outro posicao 300 vou ser tendencioso nao tera jeito
Normal isso mesmo. Como você falou, existe muita coisa atualmente, então quem começou no hobby fica muito perdido mesmo, e usar os rankings é uma ótima maneira de se escolher.
Mas a verdade é que é muito comum fazer compra "errada" quando se está começando (no sentido de ser um jogo que você não curte muito ou que você gosta no começo, mas deixa de curtir com o tempo). Isso faz parte da experiência de se conhecer o hobby, e eu acho muito bom. Temos a grande vantagem de conseguir vender ou trocar de forma relativamente fácil aqui pela ludopedia, o que ajuda nisso. Acredito que o principal, que acontece com o tempo depois dessa fase exploratória, é se conhecer como jogador. Saber que mecâncias você gosta ou não, seus designers favoritos, coisas assim. A partir daí, o ranking já não tem mais tanta relevância, porque você começa a ter facilidade em saber o que vai gostar ou não mesmo nunca tendo jogado.
De qualquer forma, boas partidas, independente da sua decisão final

qualquer jogo dessa lista vai te trazer muita diversão (embora meu voto totalmente enviesado ainda vá pra T&E hehe). E querendo montar mesa virtual pra conhecer qualquer um desses e precisando de jogador, só chamar!