DCCQM::Opa companheiro, tudo bem.
Eu já tinha lido a opinião de um outro colega que disse isto também, que o jogo de dois jogadores permite desfrutar de mais tempo para desenvolver sua corporação, e não acaba tão cedo. Na sua opinião, para quem vai iniciar no jogo, é fundamental ter a expansão prelúdio para dois jogadores?
Obrigado pela sua opinião. Uma abraço.
Pois então, as informações sobre a produção inicial são meio desencontradas e o manual não é claro o suficiente, mas de acordo com o autor do jogo a orientação é a seguinte:
Jogando sem a Era das Corporações: Remover todas as cartas da Era das Corporações do deck, elas tem um símbolo específico que fica fácil de separar. Todas as produções iniciais começam em 1, independente de escolher as corporações iniciantes ou não. Se tiver escolha de corporações e uma corporação pede para iniciar com a produção de determinado recurso em 1, esta produção inicia em 2 para este jogador.
Jogando com a Era das Corporações: Incluir as cartas da Era das Corporações, escolher as corporações (não se joga com as corporações iniciais) e todas as produções iniciam zeradas, exceto as que são aumentadas pela própria corporação.
Pode parecer pouco, mas remover esta produção inicial de 1 recurso faz muita diferença no jogo. Em 8 rodadas são 8 produções de energia, 8 produções de calor e 8 produções de plantas, o que aumenta a temperatura em 2 níveis e o oxigênio em um nível por jogador, além da produção extra de 6 Megacréditos (um da produção de MC, dois da produção de aço e três da produção de titânio) por turno.
Jogar a Era das Corporações com todas as produções iniciando em 1 foge um pouco da proposta do jogo. O mapa de Elysium tem um marco que pode ser reivindicado pelo primeiro jogador que tiver pelo menos um de produção em todos os 6 recursos, o que deixa bem claro que a Era das Corporações não deve ser jogada dessa maneira.
Embora eu não imagine jogar Terraforming Mars sem Prelúdio, não acho que seja fundamental para iniciar no jogo. Eu tento comprar expansões na medida que eu gosto dos jogos, e Terraforming Mars funciona muito bem com todas elas. Ainda não comprei Vênus Next nem Colônias, mas só pelas regras já diria que se adaptam perfeitamente ao jogo. Vênus Next faz até um pouco de falta ao jogar com Reviravolta (existe um bônus de governo que inclui cartas de Vênus). A recomendação é jogar algumas partidas e, gostando do jogo, ir adquirindo as expansões na medida que cabem no bolso.
Pelos anúncios da MeepleBR, essa nova tiragem não deve esgotar tão cedo. Não sei se podemos confiar 100% nisso, mas pelo menos dá um tempo a mais para pensar em quais expansões valem mais a pena comprar.