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  3. Specter Ops
  4. Análise: Specter Ops

Análise: Specter Ops

Specter Ops
  • avatar
    Ricardo Gama18/12/15 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    18/12/15 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Dillon Flaherty
    Fonte: http://boardgamebuds.com/index.php/2015/11/25/review-specter-ops/

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/41121_m.jpg


    Introdução

    Specter Ops é um jogo de movimentação oculta que coloca os jogadores em dois lados muito diferentes. Um jogador vai tomar o papel do agente A.R.K. O objetivo do agente é reunir informações para sabotar um programa Raxxon Global através da ativação de 3 dos 4 objetivos no tabuleiro. Os outros jogadores serão todos caçadores que trabalham para Raxxon Global. Seu objetivo é proteger esses mesmos objetivos, e ao fazê-lo, eliminar o agente.

    Imediatamente, o palco está montado para a intriga, Specter Ops é um jogo de um contra muitos. Junto com isso vem a ideia básica de lados assimétricos, e até mesmo variando os poderes dos personagens. Uma das principais formas do jogo dar poder para o jogador agente único, é através do aspecto do movimento escondido. Isto significa que os caçadores só serão capazes de atirar ou machucar o jogador Agente quando seus personagens puderem realmente ver onde o agente está no tabuleiro.

    O jogo tem um conceito muito parecido com um jogo que a maioria de nós já jogou alguma vez quando criança: esconde, esconde. Note também que é totalmente aceitável jogar esconde, esconde enquanto adulto. Houve alguns outros jogos de tabuleiro que fizeram do movimento escondido um elemento importante, como Letters from Whitechapel, Fury of Dracula (third edition) e Scotland Yard. É um gênero que parece bastante popular, mas não tem um excesso de títulos - o que torna um novo muito emocionante para experimentar e ver se é realmente bom.

    Será que Specter Ops efetivamente tirará proveito do elemento de movimento oculto para criar uma grande experiência de jogo? Leia mais para descobrir o que pensamos!

    Jogo Intermediário

    Specter Ops é um jogo com uma dificuldade difícil de classificar. Por um lado, jogar como um Caçador é normalmente muito fácil de entender mecanicamente: ele tem todas as funções em um simples conjunto de regras e uma ou duas diferenças que os tornam interessantes.

    O Agente, por outro lado, deve conhecer absolutamente todas as regras do jogo, e também deve estar muito familiarizado com o equipamento que eles têm. Erros por parte do Agente podem quebrar o jogo, e muitas vezes os erros não são percebidos até ser tarde demais ou nunca percebidos. Isso pode dar a impressão de um jogo muito desequilibrado que é mais difícil de gostar.

    Nossa recomendação é que qualquer um ansioso para desempenhar o papel de Agente deva ler as regras que existem para download, e que assista a um ou dois vídeos sobre o jogo e leia análises antes de jogar. Dado um pouco de preparação, ele flui muito bem e exige referência a pequenas regras ao longo do caminho.

    Componentes

    Os componentes de Specter Ops ficam um pouco para trás quando comparados com outros jogos na mesma faixa de preço. Para começar com os pontos altos, não há melhor lugar para procurar do que o componente mais impressionante do jogo: o tabuleiro!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/741/922k9r.jpg


    O jogo oferece um tabuleiro que é simplesmente legal quando colocado na mesa. Tem brilho na medida certa e características importantes que fazem um bom  trabalho em convidar o jogador para o mundo que foi criado. É um pouco grande, portanto, espaço de mesa é necessário.

    O único pequeno problema aqui é que há coordenadas de grade ocasionais que são difíceis de ver em uma rápida olhada. Embora esta seja apenas uma questão menor, ela tem o potencial para se tornar um problema maior se o personagem Agente não pode dizer onde um caçador está, e acidentalmente se move ou faz uma jogada que acaba desastrosa já que não podem saber a localização do caçador.

    Dito isso, nossa análise é sobre o componente do jogo, que é também um dos melhores tabuleiros lançados em 2015. Não apenas pela aparência e qualidade do mesmo, mas para todos os aspectos de design e jogabilidade, que vamos discutir mais tarde.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/635/7zvzfz.jpg


    As cartas de personagens também são impressionantes, exibindo um design de arte consistente e fluente que combina perfeitamente com o tema do jogo. Esta é outra área onde Specter Ops imediatamente chama a atenção - vendo esses rapazes e moças, futuristas, ajuda a ambientar os jogadores, permitindo que eles se sintam animados para trazer o seu personagem especial para o tabuleiro.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/875/tq42lm.jpg


    As cartas de equipamento que o personagem Agente usa, vêm com algumas excelentes interpretações de como cada peça de equipamento ficariam durante a sua utilização. É uma pena que essas cartas são em grande parte ocultas ou até mesmo que só o agente possa ter algumas durante o jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/810/sfpnnr.jpg


    O pad de movimento que os agentes usam é igualmente incrível, e merece montes de elogios. Para um jogo como este, é imperativo que o jogador oculto tenha todas as informações necessárias facilmente acessíveis. Os pad’s para cada jogo fazem isso de forma clara e concisa, permitindo o monitoramento de tudo no jogo e tornando isso uma tarefa fácil para o Agente.

    A única coisa que algumas pessoas sentiram falta para este jogo foi uma tela de proteção para o pad do jogador, onde o Agente poderia definir a sua jogada secretamente, ou mesmo apenas algo que escondesse seus movimentos enquanto são escritos. Eu gostaria de sugerir a utilização da caixa do jogo para encobrir um pouco, apesar de que futuras expansões certamente poderiam incluir uma tela para bloquear um pouco as visões frontais e periféricas.

    Pessoalmente, eu gosto de mover minha mão em múltiplas direções e lugares no meu pad para tentar enganar os caçadores!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/684/5o6btm.jpg


    As miniaturas para os personagens têm uma grande estética, mas a qualidade do plástico que foi usado parece inferior. A maioria das miniaturas que temos utilizado entorta muito fácil e parece um pouco frágeis para se ter apenas 8 delas por um valor tão alto.

    Também é uma chatice (mas inerente à jogabilidade) que as miniaturas do Agente são vistas raramente no tabuleiro. É difícil reclamar sobre a falta de visibilidade quando se trata de um elemento de jogo crucial, no entanto.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/fwxy4o.jpg


    A parte restante dos componentes são formados por diferentes tokens e tabuleiros que representam objetivos, marcadores de último lugar visto para o Agente e carro. Todos estes são simples e funcionais.

    A quantidade limitada dos componentes físicos também faz Specter Ops incrivelmente fácil de guardar uma vez que cada partida termina.

    Instruções

    Eu sou um grande fã do livro de regras. Compacto de 8 páginas, contém um pouco de história, a lista de componentes e, em seguida, começa diretamente com um guia de setup de início rápido para um primeiro jogo. Esta é a maneira perfeita de começar os jogos, diretamente, apesar de não sobrecarregá-lo com todas as regras em primeiro lugar. Eles também incluem um link para uma explicação em vídeo, o que é excelente.

    Indo mais fundo nas regras, elas cobrem mais dos detalhes para coisas como o uso do veículo e como algumas das habilidades funcionam quando jogadas ao mesmo tempo. Estas transmitem muito bem os conceitos do jogo e são suficientes para solucionar 90% das questões de jogabilidade que aparecerão.

    Tanto quanto eu amo o livro de regras, ele tem um grande problema: ele simplesmente não cobre o suficiente das questões mais complexas que surgem quando utiliza-se determinados personagens. O maior problema aqui é o agente Blue Jay e o equipamento Holo Decoy.

    Esta peça única de equipamento quase garantirá que o jogo não funcione, isso se o jogador Agente não fez uma pesquisa online através de fóruns ou FAQs para ver exatamente como esta carta é utilizada. Finalizando, a jogabilidade básica de Specter Ops é muito simples e o livro de regras reflete isso, mas deveria ter sido dado mais atenção ao que ele descreve sobre certos equipamentos e como são utilizados, ou poderiam ter sido mais bem explicados nas cartas de equipamentos.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/889/j2lpr9.png


    Jogabilidade

    A jogabilidade em Specter Ops gira em torno de alguns mecanismos-chave: movimento oculto, poderes variáveis de jogador, dedução e combate orientado a dados. No jogo para cinco jogadores há também o traidor.

    Para começar, o movimento oculto é a mecânica mais interessante que o jogo utiliza. Depois de poucas execuções em diferentes rodadas de cada jogador, podemos absolutamente declarar que o jogo executa esta mecânica maravilhosamente.

    Os designers fizeram algumas escolhas muito inteligentes pela linha de visão funcionar apenas nas direções ortogonais. Isso torna fácil e rápido, para o Agente decidir se definitivamente pode ser visto. Algo aparentemente tão pequeno é crucial para um jogador Agente que tem pouco tempo para determinar se ele é visto, para então, entregar sua posição.

    Outra excelente decisão foi tomada na forma como os marcadores "vistos pela última vez" são utilizados entre as jogadas dos caçadores. A versão básica disso é que, se um agente cruza a linha de visão de um dos caçadores quando está se movendo, ele colocará um símbolo que mostra o último espaço em que todos ou qualquer um dos personagens caçadores o viu. Isso é brilhante na medida em que não só dá aos caçadores mais informações para continuar, mas em muitos casos, também permite que um agente inteligente possa jogar jogos de inteligência com seus perseguidores. Para melhor ilustrar um exemplo disso, vamos verificar o tabuleiro na imagem abaixo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/255/nvjitj.jpg


    No exemplo acima, o agente Cobra foi flagrado pelo caçador Puppet. Cobra estava no espaço M18, quando os caçadores terminaram seu turno.

    Na vez do agente Cobra jogar, ele tem algumas opções. Ele poderia ir para a M17, trabalhando sua movimentação mais para baixo, mas que iria colocá-lo na visão do caçador Besta. Cobra também tem uma chance de se movimentar tanto para o L19 ou N18. A vantagem disto é que o último token visto será colocado exatamente onde ele está na foto, e os caçadores terão que tomar uma decisão sobre se desejam prosseguir ao longo do caminho N18 ou verificar se ele está colocado na L19. Eles também poderiam optar por dividir as suas forças, o que seria benéfico para o agente Cobra, desde que ele, em seguida, colocasse alguma grande distância entre ele e pelo menos um dos Caçadores.

    Uma vez que os caçadores terminarem as suas jogadas individuais, no entanto, o jogador agente tem de revelar se ele pode ou não ser visto. Se ele pode ser visto, em seguida, os caçadores podem tentar acertar o agente – causando bastante dano (4 danos por padrão) e se matarem o agente ganham o jogo. O combate é muito simples, com o caçador rolando um dado e verificando o valor contra a distância de espaços em que o jogador agente está. No exemplo da foto acima, o caçador Puppet seria capaz de atirar no agente cobra com um valor de 3 ou mais.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/617/d4kg0t.jpg


    Agora, como se não tivéssemos falado a qualidade física do mapa acima, temos coisas ainda maiores a dizer sobre ele. O layout do mapa neste jogo é incrível. Os diferentes edifícios e quarteirões, as estradas e pistas criam um campo de jogo muito interessante que consegue criar uma tensão no jogo. Todos os melhores conjuntos de regras e mecânicas não significariam nada em um jogo de movimento oculto se não houvesse uma grande área para brincar com eles, e Specter Ops coloca o ótimo layout acima de tudo.

    Tudo é muito bem pensado e aplicado, desde a colocação dos objetivos que o agente tem de completar que são randômicos a cada jogo, e ao mesmo tempo, a possibilidade de estar em uma vizinhança que apresenta muitas oportunidades para o agente no início e, em seguida, começa a apertar o cerco sobre ele no final, quando os caçadores sabem que o agente tem de obter um dos dois últimos objetivos disponíveis.

    Há toneladas de pequenos espaços para se esconder completamente. Estes são alguns de seus únicos aliados como um agente, no esforço para frustrar os caçadores que só você pode retardar ou fugir.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/532/382typ.jpg


    Os poderes variáveis dos personagens são outra grande adição ao jogo, o que dá a cada jogador uma sensação de exclusividade, e a real sensação de que eles estão emprestando algo especial para a equipe, isso ao jogar com os caçadores.

    Isso é algo que consideramos muito importante, como um jogo de 1 versus muitos, tipicamente existe um monte de brinquedos divertidos para o "1" brincar enquanto os caçadores têm a maioria do seu lado, o que de outro modo não poderia tornar o jogo interessante. Cada caçador traz uma ameaça única para o jogo que vai sempre forçar o agente a alterar a maneira como ele tenta realizar seus objetivos.

    O agente, de igual modo, obtém poderes únicos, dependendo do personagem escolhido e, em seguida, tem que pegar 3 ou 5 cartas de equipamento, dependendo da quantidade de pessoas jogando. Estas cartas são a força vital do que fazem os agentes incrivelmente difíceis de rastrear e, em seguida, ficarem por cima. Temos todos os tipos de itens, bat-objetos, como bombas de fumaça, campos furtivos, e granadas de luz.

    Ainda mais legal é que alguns destes equipamentos nem sequer revelam que já foram usados, somente para permitir que os caçadores imaginem que você tenha feito algo. Este é um recurso incrivelmente inteligente e apresenta muitas oportunidades para mexer com os caçadores e tentar deixá-los pensar que você está fazendo uma coisa enquanto está fingindo o tempo todo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/045/ig58k8.jpg


    O balanço parece funcionar muito bem para a maior parte do jogo, embora tenhamos notado que o jogo 2/3 jogadores pode ser bastante desbalanceado. Uma jogada de sorte muito cedo, de maneira inteligente pelos caçadores pode fazer dano suficiente para que o agente não consiga escapar mais tarde, ou apenas acabe morrendo cedo. Da mesma forma, em 2/3 jogadores, houve jogos em que vimos um agente fazer boas jogadas e se ficar despercebido até que um ou dois objetivos tenham sido encontrados - tornará quase impossível para dois caçadores terem uma vitória.

    Não dá para dizer que isso acontece muitas vezes, mas é potencializado com uma quantidade de menos jogadores.

    4 jogadores, por outro lado, é perfeito. O agente recebe 5 cartas e 6 de saúde como base. Essas 5 cartas o fazem percorrer um longo caminho, quando bem jogadas. Este tipo de jogo normalmente se resume às ultimas rodadas e, ocasionalmente, uma rolagem de dados. Isso pode desanimar alguns jogadores, mas nós amamos o drama daquela última chance de rolagem.

    5 jogadores apresenta uma espécie quase totalmente diferente de jogo, incluindo uma mecânica de traidor. Um dos caçadores é selecionado pelo agente como um agente secreto. Isso cria todos os tipos de situações fascinantes em que o agente pode legalmente mentir se o agente secreto caçador o viu, ou sobre atirar no agente. É só quando os caçadores percebem através de uma prova sólida que um deles está mentindo que o caçador traidor é transformado em outro agente que pode correr solto pelo tabuleiro.

    Equilibrado na versão de 5 jogadores ele parece vacilar um pouco em comparação com o jogo de 4 jogadores, apenas devido à forma como muito caos e confusão o traidor pode causar. Nós não tivemos tantas chances para tentar jogar este modo, por isso não posso dizer definitivamente, mas, pessoalmente, eu ainda recomendo 4 jogadores como o ideal.

    No entanto, eu dou aos designers uma tonelada de crédito ao adicionar as regras de 5 jogadores com o elemento traidor. É um conceito muito legal para ser adicionado a um jogo deste tipo, e realmente acho que ele acrescenta potencial diversão como um todo.

    Rejogabilidade

    Specter Ops é altamente rejogável. O mapa é incrivelmente bem desenhado, embora eu teria gostado mais se houvesse uma entrada para o agente no início do jogo. Mesmo com uma entrada, há alguns grandes movimentos de abertura e apresenta aos caçadores imediatamente um dilema em qualquer número de jogadores.

    A variação das regras baseadas em quantidades de jogadores também ajuda muito com valor de rejogabilidade, como em 2/3/4/5 jogadores, onde todos se sentem jogando diferentes jogos.

    Além disso, os poderes variáveis dos jogadores são enormes para criar diferentes tipos de jogos. Cada agente oferece um desafio único contra os quais os caçadores terão que lidar e, em seguida, as cartas de equipamento que o agente tem disponíveis proporcionam uma experiência descontroladamente imprevisível.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/277/2olcio.jpg


    Conclusão

    Tenso.

    Eu acho difícil me lembrar de jogos em minha coleção que captam o sentido puro e visceral de tensão que fornece Specter Ops tão regularmente. Tudo sobre o jogo destina-se a reforçar esse sentimento, e na maioria dos jogos que jogamos - ele faz isso de forma muito eficaz.

    Como um agente, você está por sua conta, sentindo-se completamente isolado desde o primeiro movimento. Você sabe que seus amigos estão caçando você, e você pode ouvi-los discutir apenas o que eles pretendem fazer. Você vai se esconder em um canto e apenas prender a respiração - esperando que eles passem por você à direita e não parem ao seu lado, ou até mesmo bem em cima de onde você está sentado.

    Você sabe que tem um limite de tempo, de modo que, mesmo se você conseguir manter os caçadores fora de sua trilha, você tem que completar 3 objetivos e escapar, e cada rodada que você esperar é uma a menos que você tem para conseguir. Você se perguntará se pode tentar um grande movimento de 4 de execução, sabendo que o caçador Puppet pode utilizar um detector de movimento no carro do caçador em cada turno.

    Porém, você tem o seu equipamento, e nas curvas, quando você usá-lo, se sentirá como Batman – fazer os caçadores sentirem-se tolos e redirecioná-los, atordoando-os ou simplesmente derrubando-os para deixá-los na poeira. Você se sentirá incrivelmente poderoso, movendo-se na escuridão e deixando que eles tentem adivinhar onde está durante minutos ou horas, mesmo com uma breve visão de você.

    Quando eles se aproximam... você ficará estressado. Deliciosamente, totalmente, e felizmente salientamos isso - e você vai adorar.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/214/z2e6nz.jpg


    Como um caçador, você tem seus outros amigos com você. Você tem backup, e cada um deles junto com você pode trazer para a mesa algumas ferramentas de matar agentes desagradáveis. Você pode falar de estratégia e tentar adicionar estresse ao agente deixando-o saber que você está perto de encontrá-lo.

    Você começa a jogar como perseguidor de agentes, e quando você perceber, você sentirá a pressa da caça. Você trabalhará com os seus outros caçadores para prendê-lo em uma área, ou tentar expulsá-lo. Usando ferramentas como o rastreamento por cheiro do caçador Besta, você verá se está perto, ou o sensor de movimento remoto do carro do Caçador Puppet, apenas para diminuir a área onde o agente está.

    Se essas ferramentas não pegarem o agente, no entanto, o clima muda. Você começará a tentar adivinhar. Será que você foi muito longe na área, deixando o mapa atrás de você escancarado para o agente, para ele passar facilmente por você? Ele estava apenas sentado, escondido e não se movendo por 3 turnos enquanto você correu em círculos procurando por ele?

    Na versão de 5 jogadores, você vai mesmo começar a questionar e adivinhar se os outros caçadores que afirmam ser seus companheiros de equipe, realmente o são. Um deles é um traidor, e todos sabem disso. Em quem você pode confiar? Ou se você é o traidor será capaz de manter a farsa para proteger seu parceiro agente, que você tem que fingir caçar?

    Quando esse agente passar despercebido por várias rodadas... você ficará estressado. Frustrado, sem esperança, e salientamos - você vai adorar.

    O ponto culminante de toda essa tensão é que quando um caçador vir o agente, em seguida, o jogo fica louco. Caçadores se aproximando, agentes fazendo movimentos desesperados para escapar. Estes são momentos emocionantes, os quais você se lembrará depois que o jogo estiver terminado, e ficará ansioso para jogar outra partida.

    Quando ele é jogado como se é esperado, Specter Ops é excelente. A única coisa que pode realmente ficar no caminho disso é a paralisia por parte do agente ou os caçadores (especialmente os caçadores!). Recomendamos definir um tempo rápido para as jogadas - 30/45 segundos, no máximo - para criar a experiência ideal. Não no primeiro jogo ou dois, mas uma vez que todos saibam as regras, a partida deve seguir rapidamente.

    O veredito

    Excelente!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/843/vr3gf4.jpg


    Resumo

    Specter Ops é uma tentativa moderna sobre o gênero de movimento oculto de jogos de tabuleiro. Ele fornece partidas consistentemente emocionantes de esconde esconde que estão cheias de tensão e decisões difíceis.

    O que nós amamos

    - O tabuleiro é incrível, tanto na estética quanto no que diz respeito à concepção e à consciência espacial.
    - A mistura de medo e poder ao jogar com o agente, correndo e se escondendo dos caçadores.
    - As habilidades dos caçadores fazem com que cada jogador sinta-se uma parte única da equipe.

    O que nós não amamos tanto

    - Algumas cartas de equipamento e habilidades necessitam de explicações mais claras com exemplos.
    - Ocasional desbalanceamento no jogo 2/3 jogadores.
    - Miniaturas devem ser um pouco mais fortes, menos molengas.

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • fersim
    680 mensagens MD
    avatar
    fersim18/12/15 07:14
    fersim » 18/12/15 07:14

    Caramba! Esse tabuleiro é lindo!

    Curti mesmo, parece um Interpol com batalha. Foi uma grande sacada, esse entrou pra lista dos que to de olho :).

    3
  • mandibula
    66 mensagens MD
    avatar
    mandibula18/12/15 10:48
    mandibula » 18/12/15 10:48

    Esse só jogando pra saber mesmo. Não curti muito, mas quem sabe o que acontece na hora. 
    Se um dia encontrar uma mesa com ele gostaria de tentar. :D

    1
  • starfox
    61 mensagens MD
    avatar
    starfox18/12/15 13:00
    starfox » 18/12/15 13:00

    Análise detalhada e apaixonada. Gostei da temática, mas fiquei com receio do preço, e$$e vilão! 

    Vai pra lista de "quero muito"!

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Specter Ops - Análise: Specter Ops
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