Daniel Portugal::
Comprar jogo pensando em Editora, nunca pensei. Sei que tem outras, mas me deparei com a Quined Games em Essen e pensei: "Nossa, que qualidade!"
Achei interessante esse lance de comprar jogo pensando no autor. Eu não fazia isso, mas recentemente, sobretudo depois de venerar jogos como Marco Polo, Tzolkin, Teoti, Tekhenu, Barrage, Newton, Lorenzo, Trismegistus etc... comecei a procurar pelos jogos de Daniele Tascini e Simone Luciani (sejam juntos ou separados) e já me deparei com jogos bem fracos, por exemplo Urbania e A Tale of Pirates, até o próprio Grand Austria não me convence muito. Parei com isso!
OI Daniel, é óbvio que eu não vou comprar jogo cegamente por ser de um cara (minto, já fiz o oposto de vc e comprei Merlin só pq era Feld, e foi o momento que eu parei de fazer isso tb). Mas vira um filtro para demonstrar interesse e pesquisar mais.
Por exemplo, o Cole Werhle (autor de Root) é um autor que faz jogos diferentes, originais e que quase sempre caem no meu gosto. Vou no mínimo ver gameplay de tudo que ele lança.
Sobre a editora, não são todas pq muitas lançam o que tem pra hoje, mas existem sim algumas editoras que seguem uma linha de curadoria. Eu citaria a Leder Games e a Capstone como exemplo. A Captstone se especializou como euros elegantes (poucas regras) e muita interação na hora de lançar jogo próprio (Os Cube Rails, eles terem comprado o direito de Bus da Splotter, etc) e euros médio pesados (Pipeline, Cooper Island, etc). O mesmo vale para distribução deles (são quem distribuem a Feuerland com Gaia e Terra Mystica por exemplo na America do norte). Eles fogem do Feld/Euro médio italiano que você citou que gosta por exemplo e não lançam, ou não tinham lançado nada genérico até agora.
A Leder é outra editora de jogos autorais baseado em interação e se possível, assimetria. E eu me amarro nisso por mais que o Vast não tenha caido tão bem comigo. Mas no mínimo vou e me interessar pelos jogos deles.
Awaken Realms é jogo de miniatura, seja de porrada no mapa ou de story telling. CMON tb de miniatura e muito jogo de gestão de recurso euro style e porradaria ameritrash stile etc.
Agora se vc pega uma Queen Games, uma Cranio da vida, os caras lançam oq querem lançar naquele momento. As vezes vai ser um estilo as vezes outro. Há menos consistencia.